Afinal, qual é a diferença entre treinamento e desenvolvimento?

Você já se perguntou qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento? Essas duas modalidades de educação corporativa são fundamentais para as empresas. Com elas, é possível melhorar o desempenho da equipe e promover a realização de um trabalho de mais qualidade e efetividade.

Porém, é muito importante saber diferenciar com precisão esses conceitos, pois eles se referem a modalidades distintas de aperfeiçoamento profissional. O foco, a estratégia e os objetivos são divergentes, mas ambas as medidas se complementam na melhoria da performance do empreendimento.

Quer aprender qual é a diferença entre treinamento e desenvolvimento? Confira nosso post e saiba mais sobre o tema!

O que é treinamento?

O treinamento é uma capacitação de profissionais direcionada para a aprendizagem de habilidades específicas. Ele é uma forma de educação corporativa bem pontual e focada.

Normalmente, a necessidade de um treino surge depois de uma análise da empresa que notifica que alguma atividade não vai bem. Com esse diagnóstico, a corporação pode realizar uma capacitação para tentar melhorar algum processo que está em déficit.

Ou seja, o treinamento é uma resposta a uma demanda de aprimoramento de habilidades. A medida é bastante pontual e também busca corrigir problemas de forma imediata. No entanto, esses cursos também podem ocorrer para a inserção de novas ferramentas, inovações e tecnologias.

Os treinamentos são realizados coletivamente, a partir de cursos presenciais ou a distância, aulas, palestras, visitas técnicas, ensino de conteúdo em serviço e congressos. É importante notar que o treino apresenta um conteúdo demarcado, fixo e padronizado.

Você pode ter um treinamento para a aprendizagem do uso de um novo software, para o manejo de uma máquina nova ou para aprimorar os relatórios da empresa que não estavam ficando com boa qualidade, por exemplo. Quando um colaborador acaba de ser contratado, é comum que ele passe por um treino para aprender a manejar algum recurso do seu trabalho.

O que é desenvolvimento?

O desenvolvimento é um conjunto de procedimentos voltados para o aprimoramento da performance no trabalho a longo prazo. A proposta não é focar em uma habilidade específica, como no treinamento, mas sim incentivar o amadurecimento pessoal e profissional.

Geralmente, o processo é realizado junto aos gestores e conduzido individualmente. Além disso, ele surge de um olhar para o futuro. A intenção é que o trabalhador cresça e se aprimore para que ele possa gerar mais resultados.

Ou seja, você antecipa tendências, demandas, necessidades, oportunidades e potenciais, além de direcionar a formação do colaborador a partir de um olhar para o futuro. Dessa maneira, o desenvolvimento pode ser realizado por meio do coaching, do mentoring ou do próprio trabalho, com a vivência de experiências.

O desenvolvimento é mais generalista, já que a prática dos gestores demanda mais flexibilidade e conhecimentos amplos. Por isso, essa modalidade de aperfeiçoamento profissional busca fortalecer as bases de saberes desses líderes para que eles possam realizar suas atividades de forma mais efetiva. A maneira de desenvolver o processo é menos estruturada do que no treinamento.

Qual é a diferença entre treinamento e desenvolvimento?

Os dois processos têm em comum o fato de serem voltados para a educação profissional. Porém, há várias diferenças entre eles.

O treinamento foca em habilidades técnicas e é bem pontual, podendo ser realizado em alguns dias ou até mesmo em algumas horas. Além disso, atende principalmente a equipe de colaboradores. Como vimos, normalmente, ele ocorre após um diagnóstico de que algo não vai bem na organização ou quando se busca a inserção de algum recurso novo. A condução das atividades é, no geral, realizada em grupo.

Já o desenvolvimento tem como objetivo maior o amadurecimento pessoal e profissional. Como podemos perceber, é um processo que pode levar anos, sendo um aprimoramento contínuo voltado para os gestores e lideranças. Ele ocorre a partir de um olhar para o futuro, que antecipa tendências e oportunidades e, normalmente, é conduzido de forma individual.

Quais as vantagens do treinamento para a organização?

O treinamento permite que a organização possa resolver questões que foram diagnosticadas no negócio de forma mais imediata e focalizada. O processo é voltado para a remediação de algum tipo de dificuldade que o empreendimento está enfrentando.

Sem essa modalidade de preparação de profissionais, a questão continuaria defasada, o que prejudicaria o desempenho da corporação no mercado. O impacto na produtividade e na qualidade dos serviços é muito forte, o que faz com que a capacitação seja uma ferramenta extremamente necessária.

Nenhum time se forma com perfeição, e é natural que algumas habilidades precisem ser desenvolvidas ou aprimoradas. Assim, o treinamento tem um papel fundamental para corrigir problemas e melhorar a performance do negócio.

Além disso, equipes que realizam capacitações se tornam mais engajadas e motivadas, pois percebem que a organização acredita em seu potencial. Isso faz com que os profissionais sejam mais dedicados e trabalhem melhor. Esse tipo de formação também evita que o grupo fique estagnado, pois promove uma constante reciclagem de conhecimentos.

Quais as vantagens do desenvolvimento para a empresa?

O desenvolvimento permite que o colaborador possa aproveitar ao máximo as suas potencialidades no trabalho por meio de exercícios, diálogos, reflexões e aprendizagem de conteúdos relevantes para a carreira.

O trabalhador que passa por essa oportunidade se vê em um processo de transformação positiva, em que ele pode se aprimorar constantemente, superando seus limites e vencendo desafios.

A medida proporciona mais motivação, uma visão ampla do negócio e posturas mais maduras. Além disso, o colaborador se torna uma liderança mais forte, capaz de guiar o time por meio do exemplo, tornando-se uma figura que inspira confiança na equipe.

Treinamento e desenvolvimento são dois processos fundamentais para a empresa, pois propiciam a melhoria na qualidade do trabalho e mais motivação e engajamento. Eles são dois caminhos completamente diferentes, mas que se completam.

Quais as vantagens de unir treinamento e desenvolvimento nas empresas?

São várias as vantagens de unir o treinamento e o desenvolvimento nos processos de aprendizagem nas empresas. Com essa estratégia, você consegue que os colaboradores acompanhem as mudanças do setor e do negócio, desenvolvam habilidades avançadas e aumentem o nível de satisfação no trabalho.

Com os investimentos em treinamento e desenvolvimento, é possível suprir lacunas de aprendizagem, o que coloca a empresa à frente do mercado, entre outros benefícios.

Nesse cenário, ainda podemos destacar os fatores abaixo como vantagens de investir em treinamento e desenvolvimento nas organizações. Acompanhe!

Desenvolver competências para posições futuras

Desenvolver os colaboradores para posições futuras, principalmente para novas lideranças, garante a sustentabilidade do negócio.

Isso porque essa estratégia supre possíveis perdas de capital humano em cargos mais elevados de forma rápida. Para tanto, esse desenvolvimento deve começar assim que o colaborador inicia as suas atividades na empresa.

Logo, é dever dos profissionais de T&D dar início a uma cultura de aprendizado constante nas organizações e criar equipes capazes de evoluir ao longo do tempo.

Fortalecer competências comportamentais

Para formar uma equipe de alto desempenho, é fundamental somar esforços no desenvolvimento de competências comportamentais que possam elevar os índices de colaboração dos funcionários dentro das organizações.

Como consequência, temos tomadas de decisão mais acertadas, uma melhor negociação em amplos aspectos dentro da organização, uma comunicação mais alinhada e uma equipe muito mais preparada para os desafios cotidianos.

Quais os tipos de treinamento e desenvolvimento?

Ao longo deste texto, você já deve ter percebido a grande importância do treinamento e do desenvolvimento para o sucesso das empresas e como eles trabalham de forma conjunta.

Veja a seguir, quais as principais modalidades desses processos e como eles podem ser implementados.

Desenvolvimento de competências

O desenvolvimento de competências técnicas pode acontecer nas empresas por meio da gamificação, workshops, palestras e oferecimento de cursos, por exemplo. Ele é essencial para que as funções na organização sejam desempenhadas corretamente.

Por outro lado, o desenvolvimento de competências sociais também é importante, pois só com a união desses dois fatores, o crescimento do negócio será eficiente.

Para tanto, esses processos podem ocorrer de forma presencial ou por meio de plataformas digitais. Abaixo, confira quais são as principais capacitações que envolvem essas habilidades.

Habilidades técnicas

No mundo dos negócios, a única certeza que temos é a mudança. Por isso, existe a importância de sempre investir em novas habilidades e na atualização das competências técnicas.

Essas habilidades incluem diversas funções inerentes ao negócio, a exemplo das análises de informações, programação de dados, gerenciamento de processos diversos, entre outros.

Esse processo de aprendizado pode ser incluído até mesmo no programa de treinamento de integração dos colaboradores, ou mesmo ser conferido ao trabalhador que precise aprimorar esse tipo de competência. Sempre existe algo novo a aprender.

Habilidades sociais

Saber agir é tão importante quanto ter o domínio das habilidades técnicas. Portanto, as competências sociais e socioemocionais são tão relevantes para o amadurecimento de qualquer profissional.

As habilidades sociais tornam possível uma convivência mais harmoniosa no ambiente de trabalho, o que confere as chances de construir um clima organizacional positivo dentro da organização.

Tais fatores favorecem a redução do turnover, o aumento da produtividade e o crescimento do negócio.

Fazem parte do desenvolvimento de habilidades pessoais:

  • adaptabilidade;
  • inteligência emocional;
  • gerenciamento de tempo;
  • habilidades de comunicação;
  • trabalho em equipe;
  • habilidades de apresentação;
  • habilidades para resolver problemas;
  • resolução de conflitos;
  • habilidades de liderança;
  • ética.

Treinamento de produtos e serviços

Usado para orientar os colaboradores sobre os produtos e serviços da empresa, esse tipo de treinamento pode ser feito logo no processo de integração dos funcionários ou em atualizações que precisem ser comunicadas. Também pode ser oferecido para qualquer funcionário que tenha a necessidade de reciclar seus conhecimentos.

Treinamento para liderança

Toda e qualquer transformação dentro das empresas precisa do envolvimento das lideranças. Elas são partes fundamentais para o sucesso e o desempenho da equipe, assim como para gerenciar as atividades no dia a dia da organização. Por esse motivo, é tão importante estar atento ao desenvolvimento delas.

A abordagem do treinamento de liderança é diferente daquela aplicada para os demais colaboradores, pois habilidades como gestão e intermediação de conflitos devem ser debatidas.

Desenvolvimento por coaching

Uma opção que está bastante em voga na atualidade é o desenvolvimento por meio dos processos de coaching. Esse é um processo mais completo, que reúne em um mesmo treinamento o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.

A metodologia coaching é eficiente porque existem habilidades que vão além de questões diretamente relacionadas a competências profissionais.

Todas as pessoas têm questões comportamentais que podem ser melhoradas, o que contribui de forma efetiva para o desempenho do trabalho como um todo.

O que considerar na hora de fazer um treinamento e um processo de desenvolvimento dentro da empresa?

É dever do RH definir qual será o modelo mais eficiente para ser aplicado às estratégias de treinamento e desenvolvimento dentro das organizações. Veja a seguir, as etapas para colocar as ações em prática.

Planejamento

No planejamento, as necessidades de treinamento e desenvolvimento serão analisadas. É preciso responder as seguintes questões:

  • Quais são as carências e necessidades dos funcionários?
  • Para qual setor será direcionada a capacitação?
  • Como um treinamento vai ajudá-los?
  • Quais as atividades desenvolvidas por esse time?
  • Quais os perfis comportamentais e demográficos?

Levantamento sobre as necessidades da empresa

É preciso identificar os gaps empresariais. Para isso, revise a avaliação de desempenho da organização, verifique as pesquisas de clima e, principalmente, pesquise sobre os resultados das avaliações de satisfação dos clientes.

A partir do levantamento desses dados, é possível ter uma visão geral da organização e, com isso, propor treinamentos mais eficientes e de acordo com a necessidade da empresa e seu público interno.

Definição de metas

O treinamento e o desenvolvimento devem ter uma meta, mesmo que de longo prazo. Por exemplo, no caso de treinamentos voltados para o desenvolvimento, aumentar a eficiência da comunicação interpessoal dos colaboradores em 24 meses pode ser uma meta plausível.

Definição de tema

Relacionar os dados já coletados e definir quais temas deverão ser abordados são ações que também devem fazer parte do desenvolvimento da estratégia de capacitação.

Duração do treinamento e abordagem prática

O RH deve fazer o levantamento dos recursos e dos investimentos para a realização dos trabalhos, sempre buscando otimizar a verba e oferecer os melhores resultados.

Como vimos ao longo deste post, muito mais importante do que entender qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento, é saber identificar as necessidades dos funcionários de uma organização e colocar em prática as ferramentas de educação. Isso porque essa atitude pode contribuir para a formação de profissionais capazes de colaborar com o desenvolvimento do negócio.

Se você gostou deste post sobre qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento, confira também o que o alto índice de turnover diz sobre a sua empresa.

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