3 dicas para se desenvolver como gestor
As habilidades de liderança podem desempenhar um grande papel no desenvolvimento da carreira de uma pessoa. Competências técnicas e um diploma universitário podem levá-lo apenas até certo ponto.
Para ser um líder eficaz, se desenvolver como gestor e ajudar a impulsionar sua carreira, você também precisará de habilidades pessoais, como a capacidade de ser um bom ouvinte e comunicador.
Como se desenvolver como gestor?
Existem várias habilidades básicas de liderança que são consideradas características importantes para ajudá-lo a se tornar um gestor mais eficaz. Seja tomando iniciativa, desenvolvendo habilidades de pensamento crítico ou aprendendo como motivar e capacitar aqueles ao seu redor, você deve estar constantemente se desafiando para aprimorar suas capacidades de liderança.
Ao mostrar que você tem o que é preciso para ser um líder, você pode acelerar sua carreira. Se você está procurando um novo emprego ou promoção, é mais provável que chegue aonde deseja se tiver um histórico estável de sucesso em cargos de liderança em sua vida profissional e pessoal.
Há muitos tipos diferentes de líderes, mas muito poucas pessoas são líderes natos e naturais. A maioria de nós precisa aprender, desenvolver e melhorar como ser um bom gestor. O desenvolvimento da liderança envolve a identificação e o domínio das principais habilidades e características necessárias para saber fazer uma gestão de equipe com sucesso.
Tenha iniciativa
A maioria dos gestores só atribui tarefas aos talentos que eles sabem que podem fazer. É por isso que é importante se voluntariar para assumir mais responsabilidades e, ao mesmo tempo, ir além em sua posição atual. Concentre-se em competências de aprendizagem que estão fora de sua área de conhecimento principal.
Não seja complacente. Saia da sua zona de conforto e desafie-se a melhorar. Lembre-se de que quanto mais você trabalha, mais aprende.
Aprender mais e assumir mais responsabilidades acabará por ajudá-lo a assumir um papel de liderança no local de trabalho. Além disso, outros o aceitarão mais facilmente como líder quando esse dia chegar, porque você terá estabelecido um histórico de tomar a iniciativa. Seja um aluno do aprendizado e use esse conhecimento recém-adquirido para fazer melhorias.
Pensamento crítico
Para ser contratado para um cargo de destaque, você precisa ser um pensador crítico. Bons líderes podem prever problemas potenciais antes que eles aconteçam. Eles também podem desenvolver maneiras de prevenir a ocorrência deles.
Os bons gestores também estão cientes das oportunidades e as aproveitam para beneficiar a empresa e os colaboradores. Em outras palavras, seja proativo. Não espere que as coisas aconteçam; em vez disso, antecipe-as e ajude a equipe a estar pronta caso algo dê errado.
Se você é um líder e um colaborador traz um problema à sua atenção, ajude-o a determinar a causa e a adotar medidas preventivas para garantir que isso não afete negativamente os outros, a empresa e os clientes.
Escuta ativa
As habilidades de comunicação são essenciais para ser um gestor eficaz, seja apresentando-se à equipe, criando e escrevendo uma estratégia de negócios ou se comunicando com colaboradores e clientes.
Uma das habilidades de comunicação mais importantes para um líder é ouvir. Sem habilidades de escuta, você não é capaz de obter feedback de outras pessoas e ter uma ideia do que os membros do time gostam nos projetos em que trabalham.
Muitas vezes, os gerentes e líderes devem contratar pessoas especializadas em determinadas tarefas ou especialidades. Ouvir sua equipe de especialistas ajudará você a entender o que pode e o que não pode ser feito. Permita que eles tenham uma discussão particular com você, se necessário, para expressar quaisquer preocupações para que você possa seguir em frente com todos na mesma página.
O feedback é a chave. Para ouvir com eficácia, você precisa manter contato visual, evitar distrações e responder de maneira adequada. Lembre-se de que a comunicação não é apenas verbal. Esteja atento à linguagem corporal e aos gestos para determinar o que as pessoas realmente estão dizendo.
Boas habilidades de liderança são essenciais para o desenvolvimento de carreira. Se você deseja melhorar suas habilidades e ser um bom gestor, pense em quais ações você pode tomar para ser mais influente. Se você já é um, pense em como pode influenciar e motivar outras pessoas.