Análise de perfil: como a tecnologia ajuda a montar um time campeão?

A análise de perfil é uma importante ferramenta para avaliar as características de cada indivíduo. Pode ser usada em várias circunstâncias, seja nos processos de recrutamento de um time de futebol — para avaliar quem é mais resiliente, quem lida melhor com situações de estresse e pressão em campo — ou para processos seletivos empresariais.

Adotá-la garante profissionais engajados com o sucesso do time, porque as pessoas, tanto nas empresas quanto dentro de um campo de futebol, são o grande diferencial competitivo de qualquer equipe.

Neste post, vamos mostrar como a junção da tecnologia à análise de perfil comportamental pode ajudar você a montar um time campeão. Acompanhe!

Mas afinal, qual a importância da análise de perfil comportamental?

Em uma equipe de futebol, cada jogador tem uma posição, um diferencial e um talento com a bola, e todo esse potencial deve ser explorado para atingir o objetivo do jogo: marcar gols.

Nas empresas, cada profissional tem sua função, assim como cada cargo exige habilidades técnicas e comportamentais distintas. Isso porque, da mesma forma como ocorre no futebol, todas as áreas devem estar devidamente estruturadas, engajadas e treinadas!

Nesse cenário, é possível contar também com a teoria DISC, ferramenta que ajuda profissionais de recrutamento e de seleção e técnicos de futebol a compreenderem como os quatro tipos de perfis individuais — dominância, influência, estabilidade e conformidade — podem contribuir com o desenvolvimento da equipe e, consequentemente, para o sucesso do time.

No ambiente empresarial, quando o recrutador utiliza a análise de perfil comportamental para o processo seletivo, ele tem a possibilidade de captar o profissional mais alinhado às atribuições do cargo em aberto, eliminando a chance de contratar pessoas em desacordo com as exigências da função.

Quais são os principais benefícios da contratação de tecnologia para análise de perfil?

O recrutamento e a seleção de profissionais são processos que interferem diretamente nos resultados obtidos pela equipe. Assim, um processo seletivo bem-estruturado, integrado com as tecnologias e as técnicas de recrutamento e de seleção apropriadas, trará mais efetividade no desempenho dos times e da própria organização.

O uso de tecnologia para gestão de pessoas entra nesse processo com a utilização de softwares adequados, que tornam possível a busca, de forma automática, por candidatos com as habilidades mais compatíveis ao cargo e que tenham comportamentos que estejam alinhados com o perfil da vaga.

Dessa forma, é possível agilizar as etapas de recrutamento e de seleção, e isso também permite que os profissionais responsáveis por essa captação de talentos se dediquem a outras funções ainda mais estratégicas, pois terão mais tempo para alinhá-las.

Veja a seguir quais são os benefícios que a análise de perfil aliada à tecnologia pode trazer para a sua empresa!

Diminuição do turnover

Para vencer um campeonato é preciso ter um time entrosado! Isso só é possível se os jogadores treinarem juntos tempo suficiente para garantir a excelência necessária para driblar e chegar ao gol dos adversários.

Com uma análise de perfil devidamente realizada, a rotatividade de pessoal diminuirá, já que os processos seletivos avaliam o conjunto de características comportamentais de cada candidato de forma criteriosa. Isso também inclui avaliar o nível de resiliência desses profissionais frente aos desafios propostos pela organização.

A estratégia de análise de perfil deve considerar diversos aspectos, posto que cada profissional traz consigo experiências diferentes e objetivos próprios.

Assim, para assegurar uma política de retenção que realmente funcione, é preciso analisar o perfil dos profissionais para, então, definir ações em prol da fidelização e do engajamento dessas pessoas, seja em campo ou nas empresas.

Aumento de qualidade e de prazo dos processos seletivos

Quando a equipe fica desfalcada, isso gera uma sobrecarga no restante do grupo, especialmente se esse desfalque permanece por um período maior do que o planejado.

As análises de perfil, quando feitas com ajuda da tecnologia, eliminam questões como horas extras, acúmulo de demandas, impactos negativos nos índices de motivação, e, principalmente, situações que possam comprometer a qualidade do trabalho entregue — isso porque os softwares são capazes de analisar os perfis de forma muito mais rápida e com maior isenção.

Com os processos organizados e dentro do prazo, evitam-se também questões que afetam o clima organizacional, como o estresse, tanto na área esportiva quanto na empresarial.

Promoções bem-sucedidas

Ao realizar as análises usando tecnologia, é possível garantir mais sucesso nos processos seletivos internos, assegurando aderência do candidato à vaga, engajamento geral da equipe, satisfação do profissional, controle das etapas e, ainda, resultados mais positivos.

Aumento da produtividade individual e coletiva

Um jogador, ainda que de excelência, não vence um campeonato sozinho, por isso a produtividade em grupo é tão importante! Alocar pessoas certas em cargos aderentes ao seu perfil colabora para a obtenção de melhores resultados!

Isso gera um ciclo virtuoso que aumenta a produtividade, o que, com certeza, contribui para a elevação do empenho e do espírito colaborativo dentro da equipe.

Clima organizacional positivo

Finalmente, a análise de perfil é uma importante aliada na manutenção positiva do ambiente institucional. No momento em que os profissionais conhecem o perfil comportamental dos seus colegas, passam a entender quais são as principais fortalezas e possíveis limitações de cada um, evitando falsas expectativas de entrega.

Cria-se, então, um ambiente assertivo de coparticipação e respeito, favorecendo a entrega de resultados.

Como a tecnologia pode ajudar na análise de perfil?

Como vimos até aqui, a análise de perfil comportamental engloba uma série de aspectos e que, para essa análise ser confiável, ela depende da adoção de soluções tecnológicas capazes de fornecer diagnósticos seguros e imparciais de cada profissional.

O uso da tecnologia facilita as decisões sobre novas oportunidades de seleções internas para cargos de liderança, por exemplo. Os softwares usados tornam mais ágeis os processos e profissionalizam as avaliações, e isso ajuda a eliminar a subjetividade dos recrutamentos e das seleções.

A tecnologia, incorporada a esse tipo de análise, é uma importante ferramenta de auxílio à administração das práticas de gestão de pessoas, seja no esporte ou nas empresas. Essa ferramenta alimentará o centro decisor com dados que contribuem para questões como remuneração, benefícios, desligamentos, necessidades de treinamento, entre outros.

Se você gostou deste post sobre análise de perfil e o uso da tecnologia na montagem de um time campeão, saiba mais sobre como apresentar uma tecnologia de RH para o seu gestor, fazendo o download do nosso e-book!

 

Deixe seu comentário!