Análise de perfil comportamental: o que é e como funciona?

A análise de perfil comportamental é um dos pontos-chave dessa estratégia de retenção de talentos. Afinal, implementar uma gestão comportamental em sua empresa requer não só profissionais que saibam como identificar talentos como, principalmente, recursos e ferramentas que façam uma avaliação assertiva das tendências de comportamento dos colaboradores.

Nesse conteúdo, a Grou separou um material valioso para quem quer entender melhor a análise de perfil comportamental e saber como valorizar os profissionais da sua organização e compreender, com base em dados e confirmação científica.

Acompanhe!

 

Análise de perfil comportamental: fruto da metodologia DISC

Existem diversas ferramentas que se utilizam do modelo DISC para construir a análise de perfil comportamental. O PDA Assessment, por exemplo, é a solução que mais aprofunda os resultados de seus relatórios através da utilização da teoria simples criada por William Marston. 

Na metodologia DISC, as pessoas são divididas em quatro estilos comportamentais principais e identificados como orientados a pessoas ou orientados a tarefas. 

  • D: dominância
  • I: influência
  • S: estabilidade
  • C: conformidade

Para saber mais sobre os pilares e a metodologia DISC, a Grou tem um conteúdo completo sobre DISC e mais.

 

Tipos de perfis comportamentais

É comum encontrarmos definições de perfil como comunicador, executor, planejador, analista, entre outros. Mas nós, seres humanos, somos indivíduos muito mais complexos do que nossa linguagem é capaz de definir, ainda mais em uma palavra. 

Por isso, a análise de perfil comportamental normalmente é feita a partir da resposta de um indivíduo em 4 eixos, que, cruzados, permitem uma definição mais ampla e completa de uma pessoa. 

Como você verá mais adiante, alguns softwares adicionam ainda um 5º eixo (o autocontrole), aumentando a assertividade e profundidade da análise.

Essa metodologia foi desenvolvida por William Marston na década de vinte. Não essa que estamos vivendo agora, aquela outra, do século passado! Psicólogo formado em Harvard, ele defendia a complexidade humana, nos definindo como seres com características únicas e individuais que podem ser alteradas de acordo com o ambiente que estamos inseridos. 

Foi a partir do seu estudo que surgiram a maioria dos softwares de análise de perfil comportamental, como o PDA Assessment

Como aplicar a análise de perfil comportamental

Apesar da complexidade por trás dos softwares de análise comportamental, sua aplicação é bem simples (e econômica). Trata-se de um formulário que pode ser respondido online e que leva em média entre 10 e 15 minutos para ser finalizado.

Existem diversas ferramentas de RH no mercado. Como falamos anteriormente, as análises destes softwares são feitas a partir de 4 ou 5 eixos. Acontece que a maioria dos softwares utilizam apenas as  4 que vimos aqui no artigo: dominância, influência, estabilidade e conformidade. 

O PDA é a única ferramenta a agregar o eixo do autocontrole, que funciona como um guarda-chuva para todos os outros, já que analisa a inteligência emocional e consegue relacioná-la à forma que isso se manifesta no comportamento. 

Com isso, seus resultados são muito mais profundos, permitindo a análise de níveis e um número muito maior de combinações, no lugar de apenas rotular a pessoa com um perfil pré-estabelecido.

Além disso, o software possibilita uma série de relatórios e cruzamentos. Tais como:

  • Análise completa do perfil comportamental
  • Cruzamento Perfil Comportamental X Cargo
  • Cruzamento Perfil Comportamental X Vários Cargos
  • Cargo x Vários perfis (ranking)
  • Perfil Comportamental X Competências
  • Competência X vários perfis (ranking)
  • Líder x Liderado
  • Análise de times

Se você acredita que a sua empresa tem a oportunidade de alavancar os resultados e focar ainda mais em uma gestão assertiva, evitando desperdícios de talentos e retendo aqueles profissionais que podem levar o seu negócio ao sucesso, confira as nossas ferramentas para gestão comportamental e não deixe de nos seguir nas redes sociais!

Deixe seu comentário!