Tecnologias de assessment: entenda o que são e como tornam a gestão de pessoas mais eficiente

grupo de pessoas trabalhando com tecnologias de assessment

A combinação de dados para uma gestão comportamental mais estratégica já é uma realidade para muitas empresas. Cada vez mais as organizações vêm percebendo a importância de mensurar não apenas as competências técnicas para as contratações e promoções: neste novo cenário, as soft skills são tão ou mais importantes que as hard skills.

Uma pesquisa da Harvard Business School revelou que as empresas que investiram em uma cultura de gestão de performance, voltada ao engajamento, retenção e rentabilidade, cresceram 756%, em um período de 11 anos. Já as organizações que não investiram, cresceram apenas 1% durante o mesmo período.

Diante disso, as tecnologias de assessment comportamental surgem como fortes aliadas, oferecendo aos profissionais de RH e gestores informações profundas e baseadas em dados cientificamente validados. E quando combinadas com o olhar de um profissional especialista em comportamento, os resultados são ainda mais assertivos e personalizados. 

Neste artigo, você entenderá como as tecnologias de assessment podem ajudar a aprimorar os processos internos da sua empresa e em quais outras estratégias esse recurso pode ser útil para aumentar a eficiência da sua gestão de pessoas.

O que são tecnologias de assessment? 

De forma simples e bem generalista, o termo assessment significa avaliação. Porém, ao ser utilizado nos ambientes organizacionais e, mais precisamente, na gestão de pessoas, essa expressão ganha ainda mais importância e intensidade.

Nós explicamos: as tecnologias de assessment são utilizadas para mapeamento de perfil comportamental e de competências. Empregadas, principalmente, em processos de recrutamento e seleção, desenvolvimento e retenção de talentos, essas avaliações são capazes de facilitar a tomada de decisão dos RHs e gestores, além de gerar tempo e economia para as empresas.

Qual a importância das tecnologias de assessment para as empresas?

Gerenciar equipes não é uma tarefa fácil. Logo, colocar alguém para ocupar essa função pode ser um grande desafio para as organizações. Caso o profissional indicado não tenha o perfil para liderar aquele time, os impactos para os liderados e, consequentemente, para os resultados da empresa podem ser catastróficos.

Assim, conhecer as competências comportamentais dos candidatos, assim como suas motivações, potencialidades e pontos a serem aprimorados, é crucial para o sucesso dos processos de gestão de talentos. Veja como as tecnologias de assessment podem contribuir com os RHs e gestores:

1. Decisões pautadas em dados 

As tecnologias de assessment são cientificamente validadas, por isso, conseguem gerar dados objetivos sobre tendências de comportamento,  habilidades socioemocionais e potencial de liderança. A partir dessas informações, é possível tomar decisões mais assertivas e estratégicas, deixando de lado a subjetividade.  

2. Autoconhecimento dos candidatos

O autoconhecimento é uma habilidade fundamental para que os colaboradores percebam suas fortalezas e entendam quais aspectos comportamentais ainda precisam ser aprimorados. Através dele também é possível buscar o aprimoramento constante. E uma das ações que possibilitam desenvolver o autoconhecimento é, justamente, conhecer o próprio perfil comportamental. 

3. Valorização e desenvolvimento dos profissionais do time

Em todo processo seletivo sempre haverá o candidato aprovado e os demais profissionais que acabaram não tendo um perfil tão aderente à vaga. Quando a seleção envolve colaboradores que já fazem parte do time, como nos casos de promoção ou sucessão, as tecnologias de assessment permitem que PDIs e PDLs sejam criados para aprimorar e desenvolver as habilidades necessárias naqueles profissionais não selecionados para o cargo.

Como implementar a gestão comportamental no seu RH?

O hub de soluções da Grou conta com avaliações comportamentais que tornam os processos macro de gestão de pessoas muito mais ágeis, estratégicos e eficientes. Conheça 3 tecnologias de assessment que vão alavancar a performance do seu time e os resultados da sua empresa:

PDA Assessment: plataforma de avaliação de perfil e gestão comportamental completa, ágil e assertiva para os processos de recrutamento e seleção, desenvolvimento e retenção de talentos. Gera centenas de dados em relatórios e gráficos que identificam tendências de comportamento, competências e habilidades.

Dilemas de Gestão: tecnologia de assessment rápida e assertiva para avaliação de competências-chave das lideranças. Através de um relatório completo e de fácil interpretação, gera informações para identificar potenciais novos líderes, avaliar profissionais que já ocupam cargos de liderança, desenvolver as 4 competências-chave em gestores e mapear fortalezas e pontos de aprimoramento nas lideranças

Questionário de Resiliência: avaliação objetiva para mapeamento dos 8 componentes de resiliência dos profissionais, que fornece um relatório completo com informações para autoconhecimento, gestão de talentos e lideranças, programas de desenvolvimento e recrutamento e seleção. 

Curtiu o conteúdo? Para continuar por dentro de todas as novidades que compartilhamos, siga a Grou nas redes sociais: Instagram | LinkedIn

Deixe seu comentário!