Como a pandemia mudou a relação do RH com a tecnologia?

Muitas empresas, neste mês, estão completando um ano em teletrabalho ou modelo híbrido. Nessa nova realidade trazida pela pandemia, é inegável o papel crucial que a tecnologia desempenhou durante a interrupção do contato humano causado pela necessidade de distanciamento social.

Uma pesquisa com 144 profissionais da área de RH descobriu que, no último ano, as tecnologias de Recursos Humanos, como softwares de benefícios para colaboradores e plataformas de comunicação, foram usadas para permitir a rápida mudança para o trabalho remoto.

Além desse caráter quase que de sobrevivência, as ferramentas também puderam ajudar as equipes de RH a processarem grande parcela das tarefas extras que a pandemia criou, desde contratações a, principalmente, desligamentos. Ainda assim, as skills necessárias dos profissionais de RH podem não acompanhar a necessidade e facilidade das tecnologias disponíveis.

“Ao buscar a solução certa, as organizações devem olhar além de suas necessidades atuais para ver como a tecnologia também pode ajudá-las no futuro.”

A tecnologia de RH certa pode ajudá-lo a manter sua equipe bem, envolvida e produtiva durante esse cenário. As empresas viveram um ano diferente de qualquer outro. Dessa forma, o coronavírus acelerou enormemente as taxas de adoção digital e, como resultado, o mercado de HR Tech cresceu de forma explosiva.

Porém, à medida que avançamos no enfrentamento sem prazo certo de retorno às atividades presenciais, não há uma solução única para todos. Os profissionais de RH devem continuar a se adaptar e adotar as ferramentas mais recentes para permitir ainda mais o aprendizado online e o desenvolvimento de carreira, contratação e integração, envolvimento e feedback da equipe e muitas outras funções importantes que cabem ao Recursos Humanos.

Por isso, separamos duas dicas para aproveitar ainda mais a tecnologia de RH:

PENSE ALÉM DA CALL

Graças a ferramentas como Slack, Trello, Teams e Zoom, é possível, agora, trabalhar de qualquer lugar, a qualquer momento e em qualquer fuso horário. Mas as reuniões por vídeo podem ser extremamente difíceis para o cérebro, aumentando a fadiga e diminuindo sua produtividade – um fenômeno que muitos chamam de “fadiga do Zoom”.

Com o remoto e o híbrido vindo para ficar, é importante garantir que você mantenha seu pessoal engajado em longo prazo, explorando uma gama mais ampla de ferramentas de comunicação. Isso significa se afastar de sua dependência de chamadas de vídeo. Tenha sempre em mente que pessoas diferentes trabalham de maneiras diferentes.

Você pode querer explorar ferramentas como o Facebook Workplace, Focusmate e PukkaTeam, por exemplo, que são essencialmente espaços virtuais de coworking e ajudam a aumentar a colaboração, além de permitirem sessões de brainstorming mais descontraídas.

BEM-ESTAR ONLINE

Ao longo desta pandemia, o bem-estar dos funcionários desenvolveu um significado totalmente novo. As implicações do vírus para a saúde na força de trabalho são diversas e bastante preocupantes.

Os colaboradores estão enfrentando níveis sem precedentes de estresse, com algumas estatísticas revelando que até 30% das equipes sofrem de esgotamento e 40% alegando que isso foi resultado direto da Covid-19.

Algumas plataformas para terapia e saúde mental, como Eurekka e Zenklub, podem ser de grande valia nesse momento. Apoie os seus liderados a procurarem esse suporte psicológico e, se possível, disponibilize ajuda de custo para isso.

Quando se trata de saúde física, também existem muitas opções de tecnologia de RH disponíveis. Desde lives gratuitas no Instagram feitas por profissionais da área até aplicativos com foco no exercício, existem inúmeras tecnologias que os RHs podem se aproveitar para evitar o desgaste físico, além do mental, neste período de pandemia.

Apesar desses macetes, o distanciamento físico e o trabalho remoto, efetivamente, eliminaram uma grande parte do aprendizado social. Para enfrentar esse desafio, há muitas opções de tecnologia de RH de sucesso rápido. Não tenha medo de explorar e colocar o foco total no bem-estar do seu time. Afinal, as pessoas são o coração e a engrenagem da sua empresa! Não é possível prever onde estaremos nos próximos 12 meses, mas uma coisa é inegável: a tecnologia de RH continuará tendo esse papel fundamental na manutenção do mundo do trabalho agora e nos próximos anos.

Gostou e quer estar sempre por dentro de todas as novidades sobre tecnologia, inovação e gestão de pessoas? Siga o nosso Instagram clicando aqui!

Deixe seu comentário!