Feedback 360º: a estratégia para impulsionar a sua gestão de talentos

Utilizado por grandes empresas que estão atentas ao desenvolvimento de seus profissionais e buscam as melhores performances para os seus times, o feedback 360 é uma estratégia que permite a construção de uma avaliação completa e profunda das potencialidades dos colaboradores da organização e quais pontos ainda precisam aprimorar para alcançar o sucesso.

Neste artigo, entenda como um feedback 360º pode ajudar a impulsionar a gestão de talentos da sua empresa, mantendo os profissionais mais engajados e desenvolvendo equipes de alto rendimento!

O que é um feedback 360º e por que fazer essa avaliação?

Antes de entender como essa estratégia pode ajudar a sua empresa, precisamos explicar o que é um feedback 360º. Essa é uma ferramenta de gestão de pessoas, muito utilizada para realizar a avaliação de funcionários, levando em consideração a visão de pares, lideranças, colaboradores e a auto-avaliação.

Ao promover uma avaliação como essa, a empresa tem acesso a informações valiosas que podem contribuir para:

  • Medir o desempenho dos profissionais
  • Avaliar as competências
  • Projetar programas de aprendizado e desenvolvimento
  • Servir de base para implementar planos de desenvolvimento, carreira e sucessão


A cultura do feedback já faz parte da estrutura de grandes organizações que buscam o aprimoramento dos seus resultados: 90% das empresas da lista da FORTUNE 500 utilizam avaliações 360 em seus processos de desenvolvimento e gerenciamento de talentos.

É preciso lembrar ainda que pesquisas revelam que a ausência do feedback pode trazer consequências para as organizações, como a desmotivação e a criação de barreiras na comunicação. Por isso, é essencial que as empresas que querem impulsionar o desenvolvimento de seus profissionais incluam em sua gestão avaliações 360º.


Feedback 360º PDA: uma nova forma de desenvolver os talentos da sua empresa

Agora que você já sabe o que é um feedback 360º, talvez esteja se perguntando como reunir todos os comentários, avaliações e análises em um único lugar para conseguir mensurar as competências do profissional, certo?

Bem, felizmente, a tecnologia tem contribuído muito para a transformação da gestão nas empresas, oferecendo ferramentas que facilitem e otimizem o trabalho dos RHs, permitindo o acesso a dados de forma rápida e eficaz.

E também existem recursos para a realização de avaliações, como o Feedback 360º PDA.  O Feedback 360º PDA é ferramenta intuitiva, dinâmica e adaptável a diferentes tipos de competências, capaz de ajudar na construção de uma visão completa sobre o profissional

Ela permite a realização de avaliações quantitativas e qualitativas de competências entendidas como habilidades, comportamentos e atitudes, que são essenciais para determinada função ou cargo.

Participam dessa avaliação, o profissional avaliado e um grupo de avaliadores (colaboradores, superiores e pares) especialmente selecionados para oferecer a sua visão e comentários sobre o desenvolvimento das competências pré-definidas.

CONHEÇA 7 DIFERENCIAIS DO FEEDBACK 360º PDA

MÉDIA DAS AVALIAÇÕES RECEBIDAS

O relatório do feedback fornece a média dos resultados das avaliações recebidas, incluindo todas as categorias de avaliadores (colaborador, pares, líder). A média proporciona uma visão geral de como os avaliadores percebem o desempenho de cada uma das competências observadas. 

ANÁLISE DETALHADA POR COMPETÊNCIA

No Feedback 360º, você tem acesso a uma análise detalhada, competência por competência, das diferentes avaliações recebidas e a auto-avaliação.

Além de oferecer uma visão comparativa entre a própria percepção e a percepção dos avaliadores, o relatório traz ainda a distinção entre os grupos de avaliadores, o que permite fazer as análises adequadas sobre os resultados e implementação de ações, caso seja necessário.

ANÁLISE DOS GAPS RÁPIDA E OBJETIVA

Além de indicar quais as competências são necessárias para alcançar um bom desempenho, também é possível quantificar os gaps do profissional avaliado, ou seja, os pontos a serem aprimorados para que ele alcance o sucesso.

Através de um gráfico de fácil leitura, você tem acesso aos valores indicados como necessários para uma melhor performance em determinada função em comparação com as pontuações feitas pelos avaliadores que participaram do feedback.

Dessa forma, é possível identificar, de forma rápida e objetiva, o status de cada competência em relação ao que era esperado. Através de sinais coloridos – azul, verde e vermelho – a coluna “GAP” A cor indicada na coluna “gap” sinaliza se a auto-avaliação é igual, menor ou maior que o valor esperado.

MEU PERFIL NATURAL EM RELAÇÃO ÀS AVALIAÇÕES RECEBIDAS

O Feedback 360º possibilita combinar a avaliação de desempenho à análise de perfil comportamental PDA, permitindo, dessa forma, que o profissional avaliado, conheça seu perfil de forma profunda, com uma visão completa e qualificada sobre suas potencialidades e pontos a serem aprimorados.

Dessa forma, é possível compreender se, de fato, as competências que o profissional tem naturalmente estão sendo desempenhadas e qual o nível de esforço que elas requerem.

As competências são distribuídas por quadrante de acordo com a compatibilidade com o perfil comportamental do profissional avaliado e as observações de seus avaliadores.

AUTO-AVALIAÇÃO: POTENCIALIDADES E PONTOS DE DESENVOLVIMENTO DO PROFISSIONAL

O Feedback 360º permite que o profissional avaliado faça uma auto-avaliação comparativa em relação às habilidades determinadas pela empresa. Assim, através de uma representação gráfica, é possível visualizar como o profissional percebe seu desenvolvimento em cada uma das competências.

Quanto maior o percentual, mais fortes são essas habilidades no colaborador avaliado. Já aqueles com médias menores, indicam as oportunidades de melhoria ou aspectos de desenvolvimento.

DADOS QUALITATIVOS

A partir dos comentários e observações dos avaliadores – pares, colabores, lideranças – são obtidos os dados qualitativos que compõe o Feedback 360° PDA.

Assim, os avaliadores têm liberdade para compartilhar suas visões e percepções em relação ao profissional avaliado, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento.

Os comentários construtivos compartilhados pelos avaliadores servem para enriquecer as pontuações numéricas, fornecendo um feedback específico sobre cada comportamento.

TUDO ISSO COM UM ÚNICO CRÉDITO PDA

A realização do Feedback 360º PDA tem o investimento de apenas 1 CRÉDITO PDA por profissional avaliado! Dessa forma, você, que já utiliza o PDA na sua empresa, pode utilizar os créditos ativos para começar, hoje mesmo, a avaliação e o desenvolvimento dos seus talentos!


Conheça os potenciais do Feedback 360º PDA para a sua empresa

Quer entender, na prática, como funciona a plataforma do Feedback 360º PDA e descobrir como a cultura de feedback pode transformar a empresa e impulsionar a sua gestão de talentos?

Então, confira o nosso WEBINAR sobre FEEDBACK 360º! Neste webinar, a nossa Gerente de Contas da Grou, Luciana Cunha, revela como o Feedback 360º PDA pode ajudar a sua empresa.

Para acompanhar, é só clicar aqui

Se você quiser conversar com um dos nossos especialistas e entender um pouco mais como o Feedback 360º se encaixa na gestão da sua empresa, é só clicar aqui

Deixe seu comentário!