A análise de perfil comportamental e sua evolução

A análise de perfil comportamental tem evoluído muito ao longo dos anos - ao mesmo tempo em que a metodologia DISC e o Personal Development Analysis (PDA) são ferramentas importantes para a gestão de pessoas.

Mas quando o assunto é desenvolvimento humano, a análise de perfil comportamental é o carro chefe. Além de liderar a filtragem, quando as outras metodologias são incorporadas, é possível avaliar e mensurar pontos fortes e de melhoria de um indivíduo. 

A partir disso, podemos identificar perfis e traçar estratégias para eles dentro das organizações. Do DISC ao PDA, a análise de perfil comportamental tem evoluído a cada dia, favorecendo empresas para que elas consigam mapear e encontrar os perfis comportamentais mais alinhados com as suas necessidades.

Neste post você vai aprender mais sobre a metodologia DISC e Personal Development Analysis. Acompanhe!

O que é análise de perfil comportamental?

Em resumo, a análise de perfil comportamental é um conjunto de testes que decodificam a postura de um profissional diante determinado acontecimento. Em outras palavras, é avaliado a reação do colaborador em uma situação específica que pode acontecer no ambiente de trabalho.

Levando em consideração que cada pessoa reage de forma diferente às situações, porque a reação tem a ver com a sua personalidade, conhecer como os colaboradores da sua empresa irão enfrentar as circunstâncias inquiridas no ambiente de trabalho é fundamental para o sucesso da empresa.

Por exemplo: determinada função requer que o profissional funcione sob pressão, no entanto seu perfil reage mal a ambiente como esses, nesse cenário dificilmente esse profissional conseguirá entregar seu potencial máximo. 

Neste exemplo, a personalidade é o fator de influência sobre como o profissional vai reagir a determinado ambiente ou circunstância. Porém não somente ela impacta nisso, suas experiências profissionais, conhecimentos (hard skills e soft skills) também influenciam. Portanto é a soma de diversos elementos que se intercalam.

E para isso, existem metodologias que auxiliam a fazer uma análise de perfil comportamental 100% assertiva e funcional.

Unidos na análise de perfil comportamental: o que Metodologia DISC e a PDA têm em comum?

Enquanto o DISC, no formato atual, oferece poucas possibilidades de análise de comportamento, o PDA permite combinar diversos eixos, dando origem a milhares de comportamentos possíveis.

Os eixos em comum entre o DISC e o PDA são:

  • eixo do risco;
  • eixo da extroversão;
  • eixo de paciência;
  • eixo de normas.

Todos eles analisam pontos fortes e a serem desenvolvidos. As ferramentas também consideram a forma de capacitar/desenvolver esses indivíduos. Isso agrega grande valor a todos os processos de treinamento e desenvolvimento dentro das organizações.

A união desses dois métodos faz com que a análise de perfil comportamental seja ainda mais persuasiva e correta. Pois, obviamente, quanto mais informações você tem sobre o indivíduo, maiores são as chances de efetuar contratações mais eficientes, reduzindo o turnover e propiciando uma performance melhor dos colaboradores, o que torna possível elevar os resultados de uma organização.

Em outras palavras, quanto maior for o seu nível de conhecimento sobre o indivíduo, maior será o índice de assertividade. 

Desse modo, o PDA confere mais assertividade ao setor de RH quando o assunto é comportamento. Em uma comparação simplista, é como se o DISC fosse uma radiografia e o PDA uma tomografia computadorizada.

Como essas metodologias são usadas nos processos de recrutamento e seleção?

As metodologias são usadas para aumentar os acertos no processo seletivo, escolhendo o candidato ideal para ocupar uma vaga. Elas também conferem um enorme potencial de desenvolvimento às equipes dentro das organizações.

Logo, adotá-las é uma forma estratégica de apoiar o setor de RH e os gestores na seleção do profissional mais aderente ao cargo. Com a ajuda de ferramentas, é possível aplicar os questionários, que avaliam diversas características do comportamento humano com base nos eixos.

Portanto, utilizar a metodologia PDA traz muito mais confiabilidade para a análise de perfil comportamental, e consequentemente, para as contratações.. 

Isso porque o comportamento humano e a sua capacidade de resiliência se sobressaem às competências técnicas.

Uso da tecnologia na análise de perfil comportamental

Ferramentas online facilitam a gestão dos Recursos Humanos, reduzindo riscos de equívocos e elevando a assertividade das contratações.

Com a ferramenta de análise de perfil comportamental da Grou Gestão de Pessoas, você consegue analisar as necessidades comportamentais para exercer uma função e gerar compatibilidades detalhadas aplicadas a cada perfil analisado.

Por meio de uma análise mais profunda, o PDA descreve as características comportamentais da pessoa avaliada, indo além da configuração de perfis “bons ou maus”.

Como mostramos ao longo deste artigo, o Personal Development Analysis resgata a metodologia DISC originalmente desenvolvida e possibilita uma análise mais ampla e aprofundada dos diversos perfis de profissionais que compõem uma organização. 

Essa análise pode ajudar na formação da diversidade dos talentos, contribuindo para manter as empresas mais produtivas e sustentáveis.

Se você gostou deste post sobre metodologia DISC e Personal Development Analysis, confira a nossa plataforma para análise de perfil comportamental.

Deixe seu comentário!