O alvo de um maratonista é finalizar a corrida em primeiro lugar. Ele se esforça vigorosamente para cumprir cada etapa da prova até que ultrapasse a marca final. O mesmo acontece no setor de RH de uma empresa. São vários projetos que precisam ser concluídos com rapidez e eficiência. Para ajudar nisso, surgiram as metodologias ágeis.
Neste artigo, abordaremos o conceito, os benefícios e como aplicá-las no RH da organização. Ficará surpreso ao ver como elas melhoram significativamente os processos internos. Acompanhe!
O “berço” das metodologias ágeis foi a área da tecnologia. Como sabemos, esse setor é muito dinâmico e precisa a todo instante aprimorar e lançar novas aplicações virtuais. Sendo assim, o termo em inglês “agile software development” nomeou o conjunto de métodos que aperfeiçoam a atuação dos times de colaboradores.
Se antes do surgimento das metodologias ágeis os projetos ficavam travados entre os seus ciclos, agora, as entregas são dinâmicas e constantes. Uma vez que, as empresas conseguem lidar com os imprevistos, pois as etapas de um projeto são flexíveis. Dessa forma, o serviço será entregue em partes até que atinja a sua finalização.
Entre os principais tipos de metodologias ágeis podemos citar:
O mundo corporativo vive na fase da inteligência artificial e do business inteligente. Esse mundo digital oferece muitas vantagens, mas exige que as empresas tenham uma cultura ágil. Em especial, o setor de RH precisa adaptar-se as mudanças e apresentar processos inovadores.
Vejamos como as metodologias ágeis podem ajudar nas demandas do RH:
Os processos seletivos necessitam ser bem organizados e eficientes. No entanto, sem uma definição clara das etapas, torna-se difícil contratar profissionais qualificados. Um sistema baseado, por exemplo, no método kanban, auxilia na ordenação das diversas fases do recrutamento e seleção.
Também é possível definir prazos com base na média da capacidade produtiva da equipe. Já existem ferramentas virtuais voltadas para essa área tão importante do RH. Além de automatizarem as etapas, ajudam na definição dos requisitos e analisam a compatibilidade do candidato com uma vaga.
O antigo RH tinha como ponto central o foco individual, ou seja, as metas, o desempenho e as necessidades de cada colaborador. Com as metodologias ágeis, ampliou-se a atenção para as equipes e o desempenho delas por projeto. Usando, por exemplo, o método scrum, os times criam, executam e revisam suas tarefas e metas, atualizando constantemente as suas demandas.
O motivo disso é que o scrum tem como inspiração as formações compactas dos jogadores do rúgby perante os adversários. Esse esforço em conjunto, agiliza o andamento dos projetos, além facilitar a identificação de obstáculos, a geração de insights, a avaliação da liderança e a mensuração do progresso da equipe.
Podemos dizer que o treinamento é a “menina dos olhos” do RH. Porém, as aulas tradicionais consomem um tempo valioso dos colaboradores, acabam não gerando o engajamento e tem pouca aplicação na prática. Por outro lado, os métodos ágeis focam no aprimoramento das habilidades, tornando o treinamento mais direcionado e prático.
Um exemplo é o coaching para gestores que é feito em sessões breves, conhecidas também como sprints de aprendizado. Esse modelo é flexível. Sendo assim, os líderes podem escolher o melhor horário para estudar. Após as aulas, eles recebem feedbacks e aplicam no trabalho o aperfeiçoamento das suas competências.
Não há dúvidas de que o feedback multidirecional eleva o rendimento das equipes. Com o embasamento das metodologias ágeis, essa prática ficou mais dinâmica e constante. Antes, as empresas monitoravam os colaboradores e gestores durante um bom tempo para montar um feedback. Por isso, essas conversas eram agendadas periodicamente.
Contudo, as necessidades dos profissionais mudam muito rápido e as orientações precisam seguir esse ritmo. Para isso, o uso de tecnologias desenvolvidas com os métodos ágeis fomenta a cultura do feedback imediato de líder para subordinado e vice-versa.
Diante disso, todos podem ficar à vontade para expressarem a sua opinião sobre os mais diversos assuntos do negócio. Enquanto isso, a aplicação virtual coleta essas sugestões diretas ou indiretas dando ao RH as informações que precisa para dar feedbacks aos colaboradores.
Jeff Sutherland (co-criador do método scrum), escreveu em seu livro “Scrum – a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo”, onde explica que o sucesso desse método ágil é por que foi criado com base em como as pessoas trabalham e não como dizem que trabalham. Diante disso, nota-se os seguintes benefícios, tanto nessa como nas outras metodologias ágeis.
A criação de processos menos complexos é atingida com a simplificação, desburocratização das rotinas de trabalho e a criação de um fluxo racional de tarefas. Em todas as demandas do RH é preciso ter bem claras as fases de: planejar, desenvolver, finalizar, testar e lançar. O foco de cada uma delas será a entrega rápida e constante de valor.
A metodologia conhecida como lean, ou em português “enxuto”, é bem utilizada por startups e promove a agilidade das tarefas. O motivo é o enxugamento dos processos pelo conceito minimum viable product (MVP). Com isso, consegue-se atingir em menos tempo três pilares importantes: redução de tempo, customização dos serviços e efetivação das demandas.
Como o projeto é “fatiado” em fases e cada membro da equipe tem sua função bem definida, os resultados do trabalho atingem altos patamares. Dessa forma, todos entendem que o fechamento de cada sprint depende tanto do esforço conjunto como do individual.
Por exemplo, as colunas do método kanban são bem visíveis e simples. As principais são: a fazer, fazendo e feito. Quando a equipe tem um prazo para avançar as fases, o ritmo se intensifica e o desejo de finalizar o projeto também.
O já citado autor Jeff Sutherland, comentou que a forma como o mundo funcionava antes do surgimento das metodologias ágeis estava quebrada. Exagero ou não, uma coisa é certa: esses métodos transformaram o ambiente corporativo. E continuará a trazer aprimoramentos para os projetos de muitas empresas.
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