Qual a diferença entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas?

O termo “Recursos Humanos” deriva de uma crença que associa o “homem” a outros fatores de produção, como máquinas e dinheiro. Quando essa crença se estende às teorias econômicas, todos são considerados “racionais”. Como você pode ver, essas suposições sobre a natureza humana são errôneas. Da mesma forma, quando essa maneira de ver as pessoas é usada na concepção de sistemas de gestão de pessoas, espera-se que elas sigam rumos de tarefas rotineiras e repetitivas que são, na verdade, um conjunto de demandas projetadas exclusivamente da perspectiva da engenharia e da linha de montagem – historicamente falando.

Quando perceberam isso, disseram que as pessoas não são apenas um “recurso”. Elas têm emoções (isso deu início à pesquisa sobre Inteligência Emocional), elas gostam do trabalho tanto quanto descansar e se divertir (escola de gestão humanística), elas se sentem motivadas quando o trabalho oferece oportunidade de realização, buscam significado e autonomia. 

Sabe-se que as pessoas são fonte das capacidades dinâmicas da organização e grandes responsáveis pelos seus sucessos. Prova disso é que, quando estão envolvidas e comprometidas com suas tarefas, quando têm autonomia, flexibilidade e quando são reconhecidas por quem são, seus níveis de motivação atingem o pico. 

É por isso que ouvimos “gestão de pessoas” em tempos mais recentes, porque forças como a globalização, a liberalização e o avanço tecnológico estão tornando o ritmo de mudança mais rápido e acabando com a ideia de que pessoas são apenas Recursos Humanos.

Isso não significa, no entanto, que todos hoje em dia desejam a mesma coisa. Existem, hoje, aqueles que querem apenas cumprir algumas horas fixas e serem pagas, e não devem ser culpabilizados por isso. 

O que está mudando é a proporção de pessoas que querem que o trabalho seja diferente de apenas um horário a cumprir e tarefas repetitivas, e isso está sendo cada vez mais reconhecido.

“Gestão de Pessoas” parece ser um rótulo mais apropriado para esse reconhecimento do que “Gestão de Recursos Humanos” ou o próprio “RH”.

E você? Concorda com a ideia de que Gestão de Pessoas e Recursos Humanos não são a mesma coisa? 

Quer ficar por dentro de mais assuntos como esse e de todas as novidades da Grou?

Siga o nosso perfil no Instagram

 

Deixe seu comentário!