RH e tecnologia: criando novas experiências nas empresas

As novas tecnologias estão transformando o modo de se fazer gestão no mundo todo, e não é diferente na área de Recursos Humanos. Hoje, RH e tecnologia devem andar juntos para uma maior integração e flexibilidade das atividades envolvidas, o que possibilitará aos colaboradores mais participação e capacidade para criar suas próprias experiências de trabalho.

Segundo Sandra Gioffi, líder da área de T&OP – Talent & Organization Performance da Accenture, existe uma alteração definitiva no conceito de Recursos Humanos após a inserção da tecnologia no RH, que transforma a realidade do setor. Dentre as mudanças que estão acontecendo, a descentralização da gestão de talentos é uma das principais.

Sandra defende que a gestão de talentos deverá ser incorporada na estrutura e no cotidiano dos negócios, o que mudará definitivamente o conceito de RH que conhecemos nos dias de hoje.

Quer saber como RH e tecnologia têm transformado a gestão de RH? Então acompanhe!

Descentralização da gestão de talentos

O estudo da Accenture revelou ainda que os novos talentos têm condições de gerenciar mais sua carreira, e isso engloba a possibilidade de uso de games em muitos recursos do processo de gestão de RH (busca por novos profissionais, recrutamento, gerenciamento de performance e treinamento).

Ainda de acordo com a pesquisa, a tecnologia aliada ao ambiente digital tende a fazer modificações radicais no setor de Recursos Humanos nos próximos 10 anos, o que vai redefinir o futuro dessa atividade. Sandra argumenta que o RH terá seus processos específicos diluídos, o que exigirá do setor atuar de forma mais integrada com outros departamentos, principalmente com o setor de Tecnologia da Informação.

Tecnologia orientará RH para resultados

Com a inclusão da tecnologia em seus processos, o setor de Recursos Humanos passará a ter outras prioridades, que não apenas atingir metas pontuais e sem sentido, como número de contratações.

O setor relacionará suas atividades com a produtividade, o desempenho, e os resultados da organização de maneira ampla. Ou seja, precisa provar que seu trabalho traz resultados para a empresa, o que torna o RH muito mais estratégico.

Hoje, a verdade é que as empresas precisam que as atividades desenvolvidas pelo RH possam influenciar de maneira clara e positiva nos resultados do negócio. Cada ação e cada projeto precisam ter viabilidade técnica, econômica e humana, além de caminhar para performances que sejam comprováveis no futuro, e nesse sentido, a tecnologia é uma forte aliada.

Assim, tudo o que é tendência ou é dever legal em termos de pessoas precisa, de uma forma ou outra, ser cumprido. Uma gestão inovadora em RH, voltada para resultados e talentos, exige muito mais do que isso.

Veja abaixo como a transformação do RH pode criar experiências nas empresas!

Formação de equipes

Quando for a hora de constituir e montar equipes, é importante ter em mente que não existe gestão inovadora sem variedade e diversificação.

A busca por resultados depende de um ambiente sempre aberto a novas experiências e ideias, mas também depende de uma liderança consistente.

É possível formar equipes de alto desempenho por meio de ferramentas analíticas, como o people analytics. Além do ganho com velocidade nos processos de recrutamento e seleção, é possível formar equipes especializadas, de acordo com o perfil traçado pela empresa.

Experiências e testes

Para ter uma equipe motivada a atingir as metas e objetivos organizacionais, é preciso trabalhar para sensibilizar as lideranças e mesmo a direção das empresas para criar ambientes que tornem possíveis a experimentação. Experiências e inovações são ótimos motivadores! O desafio é saber conduzi-los.

Esse modelo de gestão é chamado de design thinking, em que a experiência do colaborador é moldada.

Mobilização e ideias

É importante mobilizar as equipes para que elas saibam que suas ideias e pequenas sugestões podem, de fato, criar mudanças e gerar mais produtividade e ganhos, não apenas para a organização, mas também para seus colegas e elas mesmas.

Liderança e comando no RH

Para alcançar resultados nessa nova era tecnológica, a comunicação e a tolerância são fatores importantíssimos e cada vez mais valorizados pelas organizações. O RH está à frente dessas questões, já que a formação e a manutenção das equipes se tornou uma prioridade para o setor de Recursos Humanos da atualidade.

liderança que sabe sensibilizar a equipe com palavras e atitudes, torna possível a formação de equipes de RH mais coesas e competentes, fato necessário para a multiplicação desse conhecimento, visto que, hoje, é de responsabilidade do RH a formação de novos gerentes e diretores.

Para alcançar o sucesso é preciso desenvolver a liderança dentro da própria organização, tendo por base os recursos humanos que nela se encontram.

Prepare-se para acompanhar as disrupturas de RH

É provável que ferramentas tecnológicas voltadas para o aprendizado e gerenciamento de desempenho, além do bem-estar dos colaboradores, tornem-se uma única ferramenta tecnológica, já que todas elas estão voltadas para oferecer apoio ao RH.

Esse suporte é importante para que o RH possa oferecer aos colaboradores oportunidades a respeito da melhoria da produtividade individual, ao mesmo tempo que traz novas métricas para análise da personalidade dos colaboradores (por exemplo, o people analytics).

Além disso, é importante manter o foco e não se deslumbrar com a quantidade de ferramentas disponíveis: mantenha-se atualizado, contudo verifique o que melhor atende à realidade do seu setor.

É preciso estar preparado para as mudanças

Em mercados cada vez mais competitivos, o setor de Recursos Humanos precisa assumir uma postura de protagonista. Começar é necessário, e não importa em que estágio de desenvolvimento o setor de RH possa estar. O futuro chegou e o momento é agora! É preciso se adaptar e tornar as tecnologias uma aliada do RH e do desenvolvimento de pessoas dentro da empresa.

Alinhar a cultura organizacional às mudanças que precisam acontecer é o desafio a ser vencido para que as mudanças sejam compreendidas e vencidas por todos que fazem parte da empresa.

As mudanças ocorrem e continuarão acontecendo a todo instante. Finalmente, as organizações se deram conta dos aspectos positivos que as mudanças tecnológicas podem trazer em termos de produtividade e resultados, e isso gerou uma janela de oportunidades que o RH precisa aproveitar!

Se você gostou deste artigo sobre RH e tecnologia, assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!

Deixe seu comentário!