Team Building: o que é e 5 ideias para aplicar na sua organização

As atividades de Team Building têm se tornado grandes aliadas das empresas quando o assunto é engajar e motivar colaboradores. Esse é um recurso usado para tirar as pessoas do ambiente estressante do escritório, lavando-as para locais abertos com o objetivo de desenvolver ações em grupos.

Com isso, é possível incentivar que os funcionários saiam da sua zona de conforto. Eles também passam a usufruir de novas experiências com a equipe, de forma positiva.

Caso você ainda não esteja utilizando as estratégias de Team Building na sua empresa, neste post vamos mostrar o que é e apresentar 5 ideias para aplicar na sua organização. Acompanhe!

Funcionamento do Team Building

Podemos entender o termo como sendo um tipo de treinamento. No entanto, em vez de a iniciativa se basear no conhecimento técnico dos colaboradores, ela vai ter como foco o aprofundamento das relações interpessoais no trabalho.

Isso porque essa metodologia entende que o trabalho em equipe traz muitas vantagens e gera mais valor para a cultura organizacional. Afinal, o Team Building é um incentivo à prática de dinâmicas e atividades fora do ambiente corporativo. De modo geral, essas atividades acontecem ao ar livre.

São exemplos de atividades envolvendo o Team Building a escalada em montanhas, o arvorismo ou esportes que demandem uma dose de adrenalina e desafios, com o propósito de engajar e divertir os participantes.

Implantado o treinamento

Como já adiantamos, as atividades acontecem ao ar livre, em ambientes espaçosos e abertos. A intenção é permitir o desenvolvimento máximo do nível de motivação e resolução de várias questões corporativas, a destacar:

  • baixo índice de iniciativa;
  • falta de produtividade;
  • falta de espírito inovador;
  • intermediação de conflitos.

Resumidamente, por meio das atividades a organização consegue reforçar o relacionamento entre as equipes e redes de parceiros. O objetivo final é aumentar a produtividade das empresas, gerando mais lucros.

Para implantar o treinamento o setor de Recursos Humanos deve fazer o levantamento das necessidades de desenvolvimento da equipe. Com esses dados em mãos, é preciso pensar em uma verba para subsidiar as ações. Além disso, a contratação de uma empresa terceirizada para coordenar os trabalhos também pode ser considerada.

Uma pesquisa das atividades que podem ser desenvolvidas e a comunicação com todas as lideranças também são aspectos importantes para se chegar ao melhor formato. Feito isso, é hora de comunicar a equipe e reservar a data para o treinamento.

Vantagens de implantar o Team Building nas empresas

São várias as vantagens de se implantar o Team Building nas empresas. Acompanhe!

Aumento do engajamento

A interação dos jogos permite que as pessoas compartilhem experiências ou sigam em busca de um mesmo objetivo. Isso torna possível que o engajamento entre os colaboradores aconteça de uma forma mais natural e eficiente. Com isso, as pessoas passam a interagir mais por meio da criação de afinidades e da troca de experiências.

Autoconhecimento

As atividades de Team Building ainda proporcionam grandes oportunidades para o desenvolvimento do autoconhecimento, fator indispensável para o progresso individual.

Tendo mais conhecimento acerca dos seus pontos fortes e de melhoria, o indivíduo tem condições de focar nas esferas da vida que tem maior potencial e também trabalhar as que precisam de mais atenção.

Melhora de habilidades

As atividades de Team Building são ótimas ferramentas para desenvolver e adquirir diferentes habilidades, como oralidade, liderança, velocidades e atenção aos detalhes. Todos esses atributos contribuirão para a evolução pessoal dos colaboradores e também da organização

5 ideias de Team Building para implementar

Separamos 5 ideias para você colocar em prática na sua empresa. Acompanhe!

1. Team Building Gastronômico

Dividir as equipes e colocá-los para cozinhar permite o desenvolvimento da criatividade, fortalece o relacionamento interpessoal e o sentimento de colaboração. Essa atividade ainda fortalece o trabalho em equipe, aumenta a motivação e pode ser adaptada a qualquer tipo de evento.

Você pode usar cozinhas de aluguel para fazer as provas e ainda usar o ambiente do salão para que todos possam degustar os pratos preparados.

2. Prova de orientação

Provas de orientação em campo aberto também suscitam o espírito de trabalho em equipe e ajuda mútua. Podem ser disponibilizadas bússolas para os participantes e eles podem ser ensinados como usar o instrumento. O desafio pode ser encontrar um “tesouro” ou salvar alguém em perigo.

Podem ser formadas várias equipes. Os trajetos podem apresentar vários níveis de dificuldade, a depender do nível de conhecimento e condição física dos integrantes das equipes.

3. Acampamento

Já pensou em proporcionar um dia de acampamento para os seus colaboradores? Aqui você vai precisar contar com o apoio logístico e de estrutura, tais como tendas, cozinha e banheiro.

O objetivo dessa experiência é fazer com que os colaboradores aprendam a gerir recursos escassos e a lidar com a necessidade de transpor dificuldades. Isso também requer trabalho em equipe, o que permite desenvolver competências individuais, adaptar-se ao ambiente e vencer medos.

4. Escape room

Essa é uma atividade de raciocínio lógico, que costuma ser bastante divertida, e conta com uma série de desafios e jogos. É possível que todos participem, já que a atividade pode agregar muito valor ao resultado dos times.

Funciona assim: a ideia é que as equipes saiam da sala com pistas que precisam ser desvendadas pelos participantes. Podem ser usados temas de histórias de salvamento ou terror. Conquista a vitória o grupo que conseguir sair da sala mais rápido após desvendar os enigmas e tomar decisões estratégicas.

5. Paintball

O paintball é um jogo ideal para suscitar o trabalho em equipe, já que requer planejamento e uma estratégia bem direcionada para chegar ao objetivo do jogo. Os times são divididos e todos têm de completar uma série de tarefas a fim de vencer o jogo. Para isso são usadas pistolas de ar comprimido que atiram bolas de tinta colorida nos opositores.

Para uma maior efetividade do Team Building é fundamental planejar os treinamentos baseados em jogos e sempre buscar evidenciar os resultados por meio de relatórios com indicadores mensuráveis. Isso ajuda a respaldar o investimento e revela aos demais gestores que a iniciativa realmente traz resultados vantajosos para a organização.

Assim, mais do que simples ações motivacionais, o Team Building é um aliado para suscitar o trabalho em equipe e também serve para trabalhar habilidades individuais e em grupo, que podem ser usadas a favor do desenvolvimento da organização.

Se você gostou deste post sobre Team Building: o que é e 5 ideias para aplicar na sua organização, baixe nosso e-book sobre projetos de educação corporativa.

Deixe seu comentário!