A interpretação do teste PDA (Personal Development Analysis) é uma das ferramentas mais eficazes para decifrar o perfil comportamental de um profissional. Ao entender como analisar os resultados da avaliação PDA, empresas podem otimizar a gestão de talentos, desde a seleção e o desenvolvimento até o engajamento diário.
Neste guia completo, vamos detalhar como fazer a interpretação do teste PDA de maneira clara e objetiva, além de conhecer os 5 eixos comportamentais e os indicadores-chave para leitura.
O Teste PDA é um instrumento de análise de perfil comportamental com validação científica. Ele se baseia na metodologia original do DISC, utilizando 5 eixos principais, para descrever tanto o comportamento natural de uma pessoa quanto sua capacidade de se adaptar ao ambiente profissional.
Mas você sabe qual a diferença entre DISC e PDA? Clique no botão abaixo e conheça agora de forma rápida e simplificada!
Para uma análise de perfil completa através do PDA, é fundamental compreender cada um dos seus eixos. São eles:
Além dos eixos, a análise do teste PDA é enriquecida por outros indicadores importantes:
A chave para uma boa interpretação do teste PDA é analisar os eixos de forma integrada, e não isolada. O segredo está em cruzar as informações e considerar o contexto da função do colaborador. Por exemplo:
Essa análise combinada é o que torna a interpretação do PDA uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de carreira, alocação de projetos e formação de lideranças.
Vamos analisar um exemplo de resultado do teste PDA para um colaborador:
Eixo |
Nível |
Risco (R) |
Alto |
Extroversão (E) |
Alta |
Paciência (P) |
Baixa |
Norma (N) |
Alta |
Autocontrole (A) |
Situacional |
Este é um perfil profissional motivado por desafios (Risco Alto) e que prospera em ambientes dinâmicos e interativos (Extroversão Alta). Sua Paciência Baixa sugere uma preferência por ações rápidas e resultados imediatos, o que o torna ideal para funções de vendas ou gestão de projetos de ciclo curto.
Sua Norma Alta demonstra flexibilidade para se alinhar às expectativas da equipe, enquanto o Autocontrole Situacional indica uma boa gestão emocional, embora possa precisar de suporte em cenários de estresse extremo.
A interpretação de um perfil comportamental a partir do teste PDA trás inúmeros benefícios, como:
Quer conhecer o seu perfil comportamental? Então clique no botão abaixo e faça agora uma demonstração gratuita!
Para aprofundar o seu conhecimento sobre os 5 eixos do PDA, recomendo assistir uma série de vídeos rápidos gravados por uma de nossas trainers e especialistas em gestão comportamental, que explica cada eixo de maneira clara e dinâmica.
Aqui o primeiro vídeo da série para você conferir:
Quer fazer o seu teste PDA de forma gratuita e saber mais sobre o seu perfil comportamental? Então clique no botão abaixo e preencha agora!
A Grou é especialista em análise comportamental e fornece às empresas as melhores tecnologias para avaliar, mapear e desenvolver talentos.
O PDA Assessment é uma plataforma completa de análise preditiva de perfil e gestão comportamental, que tem como objetivo fornecer os dados para people analytics de soft skills.
Com o licenciamento exclusivo da Grou no Brasil, o PDA permite avaliar características como tendências de comportamento, motivações, interesses e estilos de trabalho, fornecendo dados essenciais para o aperfeiçoamento de habilidades de liderança e trabalho em equipe.
Nossas ferramentas são ideais para apoiar o RH e as lideranças no mapeamento e desenvolvimento das soft skills dos profissionais.
Torne-se um especialista no assunto com a nossa ajuda! Entre em contato e dê o primeiro passo para despertar todo o potencial do seu time de colaboradores!