Será que o poder está nas mãos dos colaboradores? No mercado de trabalho de hoje em dia, sim – e os líderes devem saber exatamente como lidar com isso. Conquistar o engajamento e a lealdade do funcionário pode ser um desafio difícil, mas também pode ser a chave para o sucesso do negócio e o segredo para reduzir a rotatividade na empresa!
Se você não teve tempo para pensar profundamente sobre a cultura da sua empresa ou se está apenas começando a construí-la, descobrir por que um ótimo funcionário decide pedir demissão pode ser um mistério. Mas saiba que a retenção de talentos continua sendo uma das maiores dores dos RHs.
Substituir/demitir funcionários custa muito dinheiro. Em outras palavras, quando um funcionário sai, você não apenas perdeu talento ou tempo. Você perdeu um valor alto para sua empresa – ainda mais em tempos de crise e pandemia.
Quando as taxas de recrutamento, treinamento e perda de produtividade são consideradas, uma alta taxa de rotatividade pode ter implicações financeiras incapacitantes para o seu negócio. Sendo esse o caso, por que não reter seus funcionários, dinheiro e tempo garantindo sua felicidade?
Para obter melhores resultados, implemente uma estratégia para combater o desgaste de funcionários e melhorar a retenção de colaboradores. As pessoas são os maiores geradores de receita de todas as empresas em termos de inovação, vendas, relações com o cliente e muitos outros fatores importantes. O custo da rotatividade está diretamente relacionado à capacidade da empresa de redistribuir o trabalho e contratar substitutos para os funcionários perdidos, geralmente com custos maiores.
Todas as empresas gastam dinheiro para atrair as pessoas certas. O que muitas não fazem é investir em estratégias de retenção de funcionários, como contratar ferramentas cientificamente comprovadas que ajudam a melhorar em até 75% a efetividade nos processos de contratação, desenvolvimento e retenção de talentos.
Os gerentes que não são mantidos em um alto padrão podem afetar negativamente seus liderados e resultar em alta rotatividade – mesmo para seus melhores colaboradores.
Quase 40% dos funcionários que pedem demissão alegam que largaram o emprego por causa de um mau gerente. Além disso, 56% acham que os gerentes são promovidos prematuramente e 60% acham que os gerentes precisam de treinamento gerencial.
Muitas vezes, os gerentes são elevados às suas posições devido à necessidade dos empregadores de preencherem uma vaga quando a pessoa que eles têm em mente não está pronta. Em alguns casos, esses gerentes não têm habilidades de gestão e não foram treinados o suficiente para gerenciar sua equipe de forma eficaz. Isso pode causar inquietação nos times, forçando os colaboradores a procurarem empresas mais bem administradas.
Uma maneira de começar a construir a confiança de seus talentos e, ao mesmo tempo, aumentar suas habilidades de gerenciamento é por meio de reuniões 1:1. Isso permite que você discuta questões diretamente com cada integrante da sua equipe e gerencie os problemas um por um, sem ser oprimido pelos desafios que surgem em seu caminho.
Além disso, saber com o que cada talento está lidando e ajudá-los a resolver essas questões essenciais o ajudará a reduzir as taxas de rotatividade de funcionários.
Seres humanos buscam validação de forma diferentes – e isso é uma realidade tanto na vida pessoal quanto profissional. Funcionários que precisam de reconhecimento sobre seu trabalho são mais propensos a mostrar lealdade quando validados. Os talentos cujos líderes os reconhecem consistentemente pelo bom trabalho têm cinco vezes mais probabilidade de permanecer na empresa.
Uma pesquisa descobriu que 24% dos funcionários que sentiram não ter recebido o reconhecimento de seu supervisor direto nas últimas duas semanas foram entrevistados recentemente para outro cargo, em comparação com apenas 13% que receberam o reconhecimento.
Se você deseja ótimos resultados e um bom engajamento de time, faça com que os funcionários se sintam valorizados. Os colaboradores em uma nova posição muitas vezes se esforçam para provar seu valor enquanto recém-chegados. No entanto, se seus esforços forem recebidos com críticas negativas ou se não forem totalmente reconhecidos, esses talentos tendem a ficar infelizes e desmotivados.
Além disso, estudos mostram que 79% das pessoas que pediram demissão citam a “falta de apreço” como o motivo da saída. Quando os funcionários gastam tempo e talento consideráveis no trabalho e a gestão não os valida ou recompensa suas contribuições, não é de se admirar que eles procurem emprego em outro lugar.
Ninguém quer ficar em um ambiente de trabalho onde não se sinta seguro ou seja pressionado a fazer coisas que não quer. Ao construir e manter uma cultura corporativa colaborativa, você pode tratar os colaboradores como profissionais e provar que confia neles para fazer as tarefas para as quais os contratou.
As organizações que fornecem culturas inadequadas para seus funcionários podem esperar uma rotatividade maior. Os talentos da Geração Y têm menos probabilidade de deixar suas organizações se mantiverem a confiança e a transparência com seus gestores. A experiência do dia a dia de seus colaboradores é um fator importante na determinação das escolhas de carreira.
O trabalho remoto agora é uma realidade que a maioria de nós já experimentou de uma forma ou de outra. De acordo com estudos recentes, muitos ainda gostariam de continuar trabalhando remotamente no futuro.
Os benefícios do trabalho remoto são os fatores que estão determinando que mais pessoas adotem esse estilo de vida no futuro. E você só conhece esse tipo de liberdade em relação ao seu horário quando tenta trabalhar em casa.
Do ponto de vista da gestão, é possível analisar que as empresas que permitem que sua equipe trabalhe em casa apresentam uma taxa de rotatividade de funcionários 25% menor, uma vez que se preocupam com o bem-estar e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional de seus funcionários.
Aceite o trabalho remoto e, além de ser mais provável que seus colaboradores permaneçam, será mais fácil contratar novos funcionários quando houver vagas disponíveis.
Quer você seja um executivo de nível C, profissional da área de RH ou gerente, comprometa-se em criar uma experiência melhor para os funcionários.
Ao fazer tudo o que pode para criar um local de trabalho feliz, você pode convencer sua equipe a permanecer por um longo tempo. Em troca, seu negócio se torna mais lucrativo, mais eficaz e mais desejável de se trabalhar!