O que a sua empresa faz para motivar os funcionários? Algumas companhias acreditam que, para estimular um colaborador a dar o melhor de si, basta um incentivo financeiro.
Porém, segundo um artigo da revista Época Negócios, existe uma maneira mais eficiente e barata para engajar os trabalhadores: elogiá-los.
Simples, não acha? E além dessa sugestão, existem outras técnicas para aumentar a motivação dos colaboradores de sua companhia sem precisar, para isso, gastar uma fortuna.
Neste artigo, separamos 7 delas para você!
Um ambiente de união e amizade é animador. É muito importante que exista esse clima dentro da organização para que os colaboradores se sintam felizes durante o expediente.
Se, por acaso, o gestor perceber que há falta de cumplicidade entre os membros da equipe, é fundamental que ele comece a fortalecer os vínculos afetivos dentro da empresa. Como fazer isso? Criando atividades em grupo.
Para tanto, não é preciso desembolsar muito dinheiro realizando um grande evento. Pelo contrário, um encontro simples e animado pode ter um efeito surpreendente entre os colaboradores.
Por exemplo, algumas instituições promovem, uma vez por semana, um happy hour com toda a equipe. Existem outras que reúnem os trabalhadores para comemorar uma meta que é atingida. Dessa forma, os funcionários sentem-se mais estimulados em seus serviços.
A falta de reconhecimento da empresa pode desanimar um profissional. Por outro lado, quando uma instituição valoriza o esforço do colaborador em realizar as suas tarefas, o nível de motivação dele fica alto e, consequentemente, a organização ganha muito com essa atitude.
Por isso, é importante que os gestores estejam atentos e observem o modo como cada funcionário cumpre as suas demandas de trabalho. Por exemplo, se notar que um membro da equipe é muito organizado em seu serviço, o gestor deve elogiá-lo por essa excelente qualidade.
Além disso, algumas empresas costumam enviar um e-mail de agradecimento ao funcionário pelos bons serviços prestados, ressaltando a importância das qualidades dele para a companhia.
Já outras organizações elegem o colaborador do mês e divulgam para toda e companhia as competências pessoais desse funcionário. É ou não é uma maneira econômica e eficaz de motivar um profissional?
A cultura corporativa é o conjunto de crenças e princípios que regem todas as áreas de uma empresa e, por isso, afeta todos os colaboradores. Pode-se dizer que a cultura interna é a identidade de uma instituição.
Se a alta administração tem por objetivo estimular os funcionários a darem tudo de si, é necessário que se construa uma cultura organizacional embasada nesse alvo.
Por exemplo, a empresa Linkedin tem um conceito interno muito motivador, e o colaborador percebe isso desde o momento em que é admitido.
Ao chegarem à instituição para o primeiro dia de trabalho, os novos membros se deparam com um “kit de boas-vindas”, que inclui itens personalizados de acordo com particularidades de cada recém-contratado. Além disso, a mesa do profissional é toda decorada com cartões que felicitam a sua chegada.
Com ações como essas, o trabalhador inicia a sua carreira na empresa percebendo que há um bom clima interno, e as ações receptivas criam, dentro do profissional, uma marca profunda da cultura, que motivará os colaboradores a se adequarem ao ambiente e a serem mais produtivos.
Uma das técnicas para aumentar a motivação dos colaboradores e que não custará um investimento financeiro extra é ouvir a opinião deles. Por exemplo, ao elaborar um projeto para a empresa, é importante que o gestor reúna-se com todos da equipe e peça sugestões.
Enquanto os colaboradores falam, o líder deve escutar atentamente e anotar as ideias mais interessantes. Após, o gestor usará os conselhos apresentados para estruturar o projeto. E no decorrer do desenvolvimento, o chefe continuará aberto a sugestões.
Fazendo assim, a empresa diz para os seus profissionais que eles são muito importantes para o sucesso do negócio. Com isso, os colaboradores se sentem mais felizes, motivados e úteis, porque percebem que estão contribuindo para o bem-estar da organização.
Muitas companhias subestimam o valor dos feedbacks como uma forma de estimular os seus funcionários e, por isso, perdem grandes talentos. É de imenso valor que os gestores digam para os membros de sua equipe o que esperam deles e como estão se saindo nas tarefas designadas.
Essa prática não gera custos financeiros para a instituição, mas a falta dela, sim. Falando sobre isso, Eugênio Mussak — médico, consultor e autor do livro “Com a gente é diferente — inspirações para quem precisa fazer gestão de pessoas”, revelou que dar uma opinião é sinal de respeito e afeto por um profissional.
E, segundo ele, é uma evidência de inteligência interpessoal. Em vista disso, ofereça generosamente conselhos e orientações para os seus colaboradores e implante esse hábito motivador em sua empresa.
Quer mais uma das técnicas para aumentar a motivação que gera bons resultados? Deposite confiança nos profissionais de sua companhia. Para isso, é preciso delegar responsabilidades e conceder liberdade para que os funcionários realizem as suas atividades.
Embora seja necessário que o gestor acompanhe o andamento dos serviços da equipe, ficar monitorando cada ação de um trabalhador é uma prova da desconfiança no trabalho. Por consequência disso, o profissional pode se sentir desanimado.
Sendo assim, fomente a independência de seus funcionários, deixe-os imprimir a sua personalidade nos serviços que prestam, delegue tarefas que são de competência deles. Se fizer isso, a empresa terá trabalhadores seguros e felizes.
O desafio de mergulhar em “águas diferentes” pode ser o estopim para a motivação dos colaboradores. Em vista disso, algumas instituições fazem um rodízio de funções entre os seus profissionais.
Dessa forma, os trabalhadores não ficam estagnados e enfadados em uma única função e aprendem novas experiências que enriquecem o currículo e os ajudam a desenvolver novas habilidades.
Além disso, por meio do incentivo da alta administração, os colaboradores podem fazer cursos gratuitos de aperfeiçoamento profissional ou participar de eventos empresariais voltados para sua área de atuação.
Sendo assim, é fundamental que as companhias continuem estimulando e motivando os seus trabalhadores. Como foi abordado neste artigo, práticas simples e baratas podem ser bem mais eficientes do que se imagina.
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