A Inteligência Artificial (ou AI, em inglês) chegou para tornar as estratégias e processos de Recursos Humanos menos intuitiva e mais tangível, já que a AI trabalha com dados, que podem ser usados para embasar as decisões do setor e também para criar algoritmos para promoção.
O futuro é agora e os algoritmos estão presentes em diversos aspectos do nosso dia a dia, sendo usados pelas empresas como fator competitivo para atrair, manter e promover os melhores talentos.
Isso é possível por meio de programas e softwares, que têm a capacidade de analisar informações, reconhecer padrões, aprender e tomar decisões. Tudo isso colabora para que algoritmos sejam criados, e a tomada de decisão seja muito mais assertiva.
Neste post trazemos para você como os algoritmos para promoção estão sendo usados para promover os colaboradores nas empresas, e como a tecnologia faz parte de todo esse processo. Acompanhe!
Resumidamente, algoritmos para promoção são dados que permitem analisar se uma pessoa está pronta ou não para ser promovida.
De onde vêm esses dados? De uma série de informações e “rastros” que as pessoas deixam na internet e que também podem ser identificados por meio de testes e entrevistas.
Ao usar redes sociais e navegar pelas mais diversas páginas, todos nós deixamos rastros da nossa personalidade, evidenciamos preferências e comportamentos, os quais podem ser usados por organizações dos mais variados segmentos durante processos de seleção e também promoção.
Esses dados tornam possível a criação de entrevistas personalizadas, testes e rotinas capazes de avaliar melhor as competências de cada profissional.
Todos esses recursos contribuem para que os processos seletivos e também as promoções sejam, de agora em diante, muito mais personalizados, focados nos objetivos da empresa e na capacidade de desenvolvimento individual de cada profissional.
Os algoritmos criaram a possibilidade de avaliar individualmente cada pessoa e são capazes de identificar até mesmo a evolução delas ao longo dos anos.
Elliott Jaques, doutor pela Harvard, pesquisou e catalogou uma grande base de dados de algoritmos por mais de 50 anos. Seu estudo rompeu com diversos paradigmas e criou um algoritmo para compreender a capacidade de trabalho de um indivíduo, o que torna possível, inclusive, prever sua atuação futura a partir de análises com aproximadamente 95% de assertividade.
O estudo do canadense é capaz de responder a duas questões que os testes não conseguem: em que a pessoa é capaz de trabalhar e para quando, o que torna possível dimensionar o potencial de cada profissional dentro da organização.
A utilização da AI no setor de RH já é uma tendência utilizada nas maiores e melhores empresas do mundo e possui diversas aplicabilidades dentro das organizações. Existem softwares que otimizam os processos seletivos e de tomada de decisão da empresa em relação aos funcionários.
Muito usada no processo de recrutamento e seleção, a AI tem ganhado espaço pela confiança nos dados e hoje já é usada para identificar melhorias relacionadas aos processos de treinamento e desenvolvimento, mensuração, resultados e também na promoção de novos colaboradores.
Como isso acontece? Com o uso de softwares destinados à análise de perfil de profissionais. Essas ferramentas realizam análises de dados e Big Data, e assim é possível identificar os perfis mais alinhados com o cargo com resultados objetivos e precisos.
Os softwares de análise de perfil comportamental também conseguem fazer o cruzamento de um grande volume de dados da organização para identificar questões e pontos de atenção que podem influenciar o clima organizacional.
Os profissionais da atualidade já começaram a ser submetidos aos algoritmos, e isso significa que algum dia eles serão utilizados para definir seus perfis e também serão usados para qualificá-los em vagas de emprego quando ainda nem estiverem pensando em adentrar no mercado de trabalho.
Com o uso da AI, o setor de recursos Humanos ganha cada vez mais relevância dentro das empresas, pois as decisões passam a ser mais objetivas com as análises dos dados.
A gestão baseada em dados elevou o RH de um setor considerado custoso para a empresa, para uma área estratégica e fundamental para o alcance dos objetivos organizacionais.
Antigamente, sem informações concretas para embasar as suas decisões, era muito mais difícil garantir o sucesso das estratégias traçadas. Tudo era visto como um “um tiro no escuro”.
Com os dados proporcionados pela AI, é possível apontar padrões e modelos que são tendências, assim como fazer projeções para facilitar as decisões, mesmo quando tomadas com grande antecedência.
A tecnologia é capaz de transformar informações subjetivas em dados matemáticos, sendo esse o grande divisor do RH estratégico e inovador nos dias de hoje. Podemos listar vários benefícios do uso da tecnologia no RH que vão além de algoritmos para promoção. Entre eles:
Estar atento às tendências que envolvem a tecnologia no RH é colaborar para a modernização do setor, para que a área se torne cada vez mais estratégica e menos operacional.
Logo, com as ferramentas tecnológicas disponíveis e todos os recursos referentes à AI, torna-se mais fácil as intervenções da equipe de Recursos Humanos, o que contribui para que elas se mantenham mais focadas em atividades estratégicas, aumentado a eficácia das ações, o que garante resultados valiosos para a rotina de trabalho dos profissionais, culminando em uma maior efetividade e produtividade da empresa como um todo.
Como vimos ao longo deste post, as inovações tecnológicas, principalmente com a ajuda dos algoritmos para promoção, vêm para facilitar as ações da equipe de RH, sendo esta uma realidade que não tem mais volta. Portanto, é preciso estar preparado e atualizado sobre todas as novidades que envolvem a AI no RH, e alinhar a equipe à nova realidade do mercado para que a tecnologia possa ser utilizada a favor a empresa.
Se você gostou deste post sobre algoritmos para promoção, entre em contato conosco para saber como podemos ajudá-lo!