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Escrito por Carolina Fuhrmeister | 06/01/2020 16:42:14

Especialistas de marketing não se cansam de frisar: os clientes internos de uma empresa são a chave para o sucesso contínuo. Mas por que ele tem esse papel tão importante e pode ser um grande parceiro para toda a vida útil do seu negócio? É isso que vamos investigar neste artigo.

Mostraremos para você o papel do cliente interno, por que é benéfico aumentar a taxa de retenção deles e como um sistema de gestão pode ajudar nessa tarefa. Pronto para aprender? Então vamos lá!

O que são clientes internos?

O termo cliente interno é um pouco ambíguo, então vamos começar esse artigo com sua definição. Chamamos de clientes internos o capital humano de uma empresa, seus funcionários, colaboradores e equipe.

Ao contrário do que possa parecer, eles também são “consumidores” e apresentam necessidades e expectativas em relação à empresa que, quando não atendidas, podem resultar em problemas de performance e outras dores de cabeça para a gestão. Por isso, é necessário mantê-los satisfeitos para conquistar sua lealdade.

Essa lealdade é importante porque, como acontece quando um cliente escolhe a sua marca como favorita, ela se reflete em muitos dos resultados obtidos pela organização. Quando o cliente interno está satisfeito, a empresa produz mais, vende mais, inova mais e obtém retornos melhores.

Por isso, é muito importante preocupar-se com a qualidade da relação que a sua marca estabelece também com quem está dentro do prédio, trabalhando para construí-la diariamente.

Por que aumentar a retenção de clientes internos?

Investir no cliente interno é uma grande vantagem para as empresas que optam em fazê-lo. Veja, a seguir, alguns dos benefícios que você pode esperar dessa troca.

Menos absenteísmo

Quando o cliente interno se sente valorizado, ele está menos propenso ao absenteísmo. A redução dessa taxa, na maioria dos casos, significa um aumento na produtividade e na eficiência do negócio. Benefícios, flexibilidade e um local de trabalho em que o colaborador se sente motivado são as principais estratégias utilizadas para reduzir o absenteísmo.

Maior produtividade

Como mencionamos, menores taxas de absenteísmo quase sempre significam mais produtividade. Investir no cliente interno, entender suas necessidades e ir de encontro a elas, porém, mesmo que sem reduzir significativamente o absenteísmo, é o suficiente para impactar a produtividade da sua organização. Funcionários mais satisfeitos são mais produtivos e assertivos e todo negócio pode se beneficiar de melhorias nesse sentido.

Maior taxa de retenção

O investimento no cliente interno também traz um diferencial e tanto para os resultados do seu departamento de RH: um aumento nas taxas de retenção e a redução do turnover. Empresas que retêm mais os seus clientes internos são mais bem-sucedidas porque têm a oportunidade de investir nele, oferecendo treinamento e capacitação para que cumpra suas tarefas e funções no negócio de maneira cada vez melhor.

É muito difícil fazer isso quando se está em constante processo de recrutamento e preocupar-se com o cliente interno vai permitir que o seu departamento de Recursos Humanos tenha tempo para fazer uma gestão de pessoas cada vez melhor.

Por que um sistema de gestão ajuda a reter clientes internos?

Curioso para entender como o funcionamento de um sistema de gestão contribui para a retenção de clientes internos nas empresas? Confira alguns dos motivos pelos quais esse tipo de software vai ajudá-lo a obter melhores resultados na sua organização.

Entenda melhor o cliente

Todo profissional de marketing sabe que entender o cliente é uma etapa fundamental para conseguir persuadi-lo a adquirir um produto ou serviço. Mas poucas empresas dedicam o mesmo tempo aos seus clientes internos. Porque o relacionamento com essas pessoas é anterior ou porque o contato com elas é maior, muitas organizações simplesmente assumem que conhecem bem seus clientes internos e sabem como melhor atendê-los.

Isso nem sempre é o caso e um sistema de gestão pode ajudá-lo a contornar o problema. Com os dados coletados pelo software, você terá mais facilidade de entender o cliente interno, descobrir suas preferências, históricos de compra e preferências para ajustar a comunicação, a aquisição e a retenção do cliente interno.

Identifique suas necessidades

O processo de entender melhor os clientes internos de uma empresa não termina quando você tem informações básicas sobre eles, como onde moram, que produtos que consomem e que redes sociais utilizam. Ele deve ir um passo além para a identificação das necessidades do colaborador. É essa identificação que vai ajudá-lo, por exemplo, a discernir que tipos de treinamento são mais indicados para a sua equipe e a entender como oferecê-los.

Ela também orientará na tomada de decisão em casos, como promoções e aumentos, além da escolha de uma ampla gama de benefícios que facilite o trabalho da sua empresa na retenção do cliente interno.

Um software de gestão de pessoas permitirá que tudo isso seja feito de um único lugar e que informações acionáveis possam ser distinguidas entre tantos indicadores.

Otimize o relacionamento entre empresa e cliente

Por último, softwares de gestão são também uma maneira de se aproximar dos clientes internos. Com todas as informações de contato deles em mãos, você pode planejar melhor as interações entre empresa e colaborador — como lembrar-se de datas importantes, enviar comunicação personalizada para o seu pessoal, dentre várias outras coisas que podem ajudar com que o cliente interno seja um advogado de marca e busque divulgar seus valores dentro e fora da empresa.

A disciplina que se preocupa com a nutrição e a gestão do cliente interno é o endomarketing. Ela trabalha na relação entre empresas e funcionários para que seja a melhor possível e traga o máximo de resultados para ambas as partes.

Aplicar um software de gestão de pessoas na sua empresa para qualificar o trabalho feito em endomarketing é uma maneira de cortar custos e melhorar os resultados obtidos nessa área.

Gostou de conhecer melhor como um programa pode melhorar o relacionamento com os clientes internos de uma empresa? Fale agora mesmo com um de nossos consultores e descubra como podemos ajudar na implementação de um software de gestão de pessoas na sua empresa!