Em resposta às incertezas geradas pelo Covid-19, muitas empresas pediram que seus funcionários trabalhassem remotamente – principalmente, como forma de cuidado aos colaboradores. Embora seja sempre preferível estabelecer políticas claras de trabalho remoto e treinamento com antecedência, em tempos de crise ou outras circunstâncias de rápida mudança, esse nível de preparação pode não ser muito viável e é importante você conseguir preparar o seu time para uma gestão online.
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Felizmente, existem etapas específicas que os gerentes podem executar sem grande esforço para melhorar o engajamento e a produtividade dos funcionários remotos, mesmo quando há pouco tempo para se preparar, como é o caso do cenário atual. E, por mais que o trabalho remoto seja ser repleto de desafios, também existem coisas relativamente rápidas que os líderes podem fazer para facilitar essa transição.
Muitos gestores remotos que têm gestões bem-sucedidas estabelecem uma ligação diária com seus colaboradores como um dos fatores de um gerenciamento de sucesso. Faça um planejamento prévio de quando essas reuniões irão acontecer e encaixe nas agendas do seu time. O mais importante é que as chamadas sejam regulares e previsíveis, mesmo quando não haja pauta definida. Transforme esse momento em um canal de comunicação para que a sua equipe se sinta confiante de que pode recorrer a você quando e como precisar.
Apenas o uso de e-mail é insuficiente. Os colaboradores remotos se beneficiam de ter uma tecnologia “mais rica”, como videoconferência, que fornece aos participantes muitas das informações visuais que eles teriam se estivessem cara a cara. As videoconferências têm muitas vantagens, especialmente para grupos menores: as dicas “ao vivo” permitem um maior conhecimento mútuo sobre os colegas de trabalho e também ajudam a reduzir a sensação de isolamento entre as equipes. O vídeo também é particularmente útil para conversas complexas ou sensíveis, pois parece mais pessoal do que a comunicação escrita ou apenas com áudio.
O trabalho remoto se torna mais eficiente e satisfatório quando os gestores estabelecem expectativas para a frequência, os meios e o tempo ideal de comunicação com suas equipes. Por exemplo, “usamos videoconferência para reuniões diárias de check-in, mas preferimos mensagens instantâneas quando algo é urgente”. Além disso, se você puder, informe seus funcionários sobre a melhor maneira e horário para contatá-lo durante a jornada de trabalho. Fique de olho na comunicação entre os membros da equipe para garantir que eles estejam compartilhando informações conforme necessário.
A maneira mais fácil de estabelecer alguma interação social básica é deixar um tempo no início das chamadas de equipe apenas para itens que não sejam de trabalho. Outras opções incluem festas virtuais de pizza (na qual as pizzas são entregue a todos os membros da equipe no momento de uma videoconferência, por exemplo). Embora esses tipos de eventos possam parecer artificiais ou forçados, gestores experientes de gestões remotas (e os próprios colaboradores) relatam que eles ajudam a reduzir sentimentos de isolamento, promovendo a sensação de pertencimento.
Especialmente no contexto de uma mudança abrupta para o trabalho remoto, como a que estamos vivendo, é importante que os líderes reconheçam o estresse, ouçam as ansiedades e preocupações dos funcionários e tenham empatia com suas lutas. Se um funcionário recém-remoto está claramente encontrando dificuldades para se adaptar à modalidade, mas não está comunicando isso, pergunte a ele como está.
Mesmo uma pergunta geral como “como o home office tem funcionado para você até agora?” pode obter informações importantes que você talvez não ouça – e que também podem lhe ajudar a gerenciar a sua equipe de forma mais leve e assertiva. Depois de fazer a pergunta, não deixe de ouvir atentamente a resposta e repita-a brevemente para o colaborador, para garantir que você entendeu corretamente.
Permita que o estresse ou as preocupações dele (e não as suas) sejam o foco desta conversa e tente criar empatia pelas dores dessa fase que pegou todos de surpresa.
Você não precisa ficar imaginando como os seus colaboradores estão se sentindo com essas mudanças se puder mapear seus comportamentos e entender como cada um vai reagir diante das situações do dia a dia. Além de facilitar (e muito) o seu gerenciamento de equipe, você irá conseguir, também, mensurar e enxergar melhor quais as habilidades interpessoais (soft skills) cada integrante do seu time tem como pontos fortes e quais limitações podem se tornar verdadeiras dificuldades, tanto para eles quanto para você.
As ferramentas focadas em gestões por comportamento são uma “mão na roda” para conseguir desenvolver ainda mais a sua liderança e as competências dos seus liderados!