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Funcionários felizes são, em média, 31% mais produtivos, de acordo com pesquisa da Universidade da Califórnia. Por isso, as empresas mais inteligentes já perceberam que a satisfação dos colaboradores é fundamental para garantir o crescimento das organizações.
Na contramão, empresas que ignoram essa realidade tendem a amargar prejuízos com o alto índice de rotatividade, absenteísmo (ausência do trabalho) e presenteísmo (quando a pessoa vai trabalhar, mas não produz).
Ao longo deste artigo, você vai descobrir como promover a satisfação dos colaboradores. Acompanhe!
Para conquistar a satisfação dos colaboradores, uma série de ações pode ser tomada no dia a dia da organização. Em primeiro lugar, é preciso garantir um clima organizacional positivo e também o comprometimento das lideranças com as ações envolvendo a satisfação dos funcionários. Ainda, a boa alocação também é uma grande responsável por satisfazer os colaboradores. Conseguir colocar a pessoa certa no cargo e função certos faz com que o talento se sinta ainda mais motivado a fazer seu trabalho da melhor forma. Feito isso, é importante seguir os passos abaixo!
As pessoas gostam de ser reconhecidas pelos seus esforços. Para aumentar a satisfação no trabalho, é importante incentivar ações de reconhecimento, como homenagear os colaboradores pelos anos de prestação de serviços à empresa, fazer reconhecimentos públicos por uma tarefa bem feita ou pelo comprometimento diferenciado nas atividades do dia a dia.
A vivência dos valores da empresa também pode ser uma forma de reconhecer o funcionário, e, para isso, a empresa pode recompensar com placas de homenagens ou mesmo com algo mais simbólico, como um broche. Apesar disso, é essencial saber que o reconhecimento é individual, ou seja, é indispensável descobrir o que satisfaz e motiva cada colaborador em especial, afinal, pessoas são indivíduos e sentem as emoções de formas diferentes e únicas. Hoje, já existem tecnologias que auxiliam nesse processo de identificação das motivações pessoais e tornam a mensuração mais fácil e rápida.
Além disso, os reconhecimentos financeiros para o atingimento de metas também são importantes para elevar a satisfação dos funcionários.
Os profissionais precisam ter em mente qual o caminho trilhar para alcançar os cargos almejados dentro das organizações. Por isso, o plano de carreira é tão importante, pois ele serve como um “norte” do que o profissional precisa fazer para chegar ao estágio desejado. Contudo, é preciso garantir que o plano de carreira realmente funcione, pois, do contrário, pode gerar expectativas que não serão consolidadas, gerando impactos negativos na motivação e, consequentemente, na satisfação dos funcionários.
Uma comunicação aberta e alinhada com os objetivos organizacionais é fundamental para elevar a satisfação dos funcionários. Para isso, é preciso apostar em reuniões face a face, manter atualizados os veículos de comunicação oficiais da empresa, como redes sociais corporativas, murais, jornais e outros veículos. Por causa disso, é preciso garantir o comprometimento dos gestores com uma comunicação horizontal, ou seja, os líderes precisam falar com todos os níveis hierárquicos. Essa comunicação mais próxima gera engajamento, comprometimento e muito mais satisfação no trabalho.
Não é à toa que as empresas estão investindo continuamente na felicidade no trabalho. Veja a seguir os principais benefícios!
Uma equipe mais satisfeita foca em suas atividades na empresa e dificilmente cede a uma proposta de trabalho externa – e raramente procura por ela. Além disso, as taxas de absenteísmo são reduzidas, assim como o presenteísmo. Isto significa manter por mais tempo os melhores e mais ativos talentos, o que confere às empresas importantes diferenciais competitivos.
Pessoas felizes em suas funções são mais comprometidas com a entrega de resultados, o que confere mais engajamento com os objetivos organizacionais.
Como resultado do engajamento das equipes, temos um aumento da produtividade e também da qualidade das entregas, já que as pessoas se sentem responsáveis por tudo o que fazem e entregam dentro da companhia.
Quando as pessoas estão satisfeitas com o que fazem e com a empresa que trabalham, elas elevam a sua autoestima, pois se sentem felizes. Isso colabora para a construção de um clima organizacional positivo e também para a formação de uma marca empregadora.
Como vimos ao longo desta leitura, a satisfação dos colaboradores é primordial para os resultados da organização, garantindo mais produtividade e redução de custos com a reposição de pessoal, entre outros benefícios.
Atualmente, existem ferramentas capazes de mensurar os níveis de satisfação e motivação dos colaboradores de forma assertiva e digna aos dados e à realidade. Através do People Analytics, a empresa adquire a capacidade de entender melhor o que move o trabalhador e fazer com que ele se sinta valorizado, além de entender ainda mais sobre as interações e conexões entre as pessoas da organização. Conheça nossos softwares que facilitam a gestão de pessoas!