Com o objetivo de assegurar a interação dos colaboradores com os valores da empresa, ao mesmo tempo, em que constroem seu próprio senso de bem-estar, o employee engagement é uma forte tendência a ser trabalhada nas empresas pelos profissionais de RH. Isso porque, ele atua para aumentar a satisfação no trabalho, construindo sentimentos de empoderamento, primordiais nos dias de hoje para o sucesso dos negócios.
Neste post, você vai conhecer o que é e qual a importância do employee engagement nas empresas. Acompanhe!
O termo pode ser entendido como a soma de esforços da organização para conquistar o engajamento dos colaboradores no ambiente de trabalho, o que resulta nas condições ideais para que todos possam contribuir com a sua melhor performance diariamente.
Para tanto, o engajamento de funcionários é baseado na confiança, comprometimento entre empresa e empregado, por meio de uma comunicação aberta e eficiente.
Assim, é uma abordagem que potencializa as oportunidades de sucesso do negócio, contribuindo para o desempenho empresarial e individual, produtividade e bem-estar de todos.
O employee experience é uma abordagem mais ampla com foco na jornada do colaborador na empresa, desde o momento que ele inicia as suas atividades até o seu desligamento.
Para chegar à máxima capacidade de entrega do funcionário, o employee experience faz o caminho dentro da organização para oferecer as condições necessárias para atingir o máximo potencial das pessoas, sendo o employee engagement o objetivo final.
Nesse contexto, podemos afirmar que o objetivo do employee engagement é levar mais motivação, bem-estar e satisfação para todos os funcionários.
O envolvimento dos colaboradores com a empresa é a melhor maneira de combater questões externas que possam comprometer o rendimento do empregado, como problemas pessoais.
Quando a empresa volta o olhar para as necessidades das pessoas que fazem parte da organização, ela oferece o impulso necessário para motivar e compreender os valores e objetivos da companhia.
É certo que funcionários satisfeitos com a organização para a qual trabalham produzem mais e melhor, porque se sentem comprometidos com os objetivos e metas do negócio, levando a um alto rendimento.
Além disso, pessoas engajadas têm atitudes proativas e sentem orgulho e lealdade para com a empresa. Entregam além do esperado e assumem responsabilidades que vão além do seu escopo de trabalho, tomando para si um comportamento de liderança natural.
Essas atitudes e comportamentos positivos são reflexo do engajamento e contribuem com os resultados da organização, a exemplo do aumento da produtividade, diminuição da rotatividade de pessoal, inovação, níveis de conflito baixos, o que contribui para um bom clima organizacional, redução dos índices de doença e até taxas de acidentes.
Logo, uma organização que vivencia o employee engagement conquista funcionários com comportamentos positivos e resultados além do esperado.
São vários os prejuízos causados pela falta de engajamento dos colaboradores, a destacar:
A falta de engajamento está entre os principais motivos do turnover nas empresas. Isso porque, pessoas que não estão conectadas com o seu trabalho se veem sem motivos para permanecerem em suas funções.
Essa situação acarreta custos desnecessários, já que um processo seletivo leva tempo, requer investimentos e energia dos responsáveis pelo recrutamento e seleção. Além disso, o tempo de adaptação do novo colaborador também representa gastos que poderiam ser evitados.
A falta de engajamento leva ao pouco comprometimento com as entregas. Logo, se as empresas não têm uma estratégia para engajar seus empregados, o resultado não será como o esperado e a organização tende a amargar prejuízos.
O produto da falta de engajamento dos colaboradores resulta em resultados ruins, que serão refletidos nas entregas aos clientes, o que pode comprometer todo o negócio e a sustentabilidade da organização a médio e longo prazo.
O employee engagement pode ser aplicado nas empresas para impactar o nível de envolvimento das pessoas, a fim de trazer mais resultados para a organização.
Além disso, o engajamento dos empregados pode ser mensurado e também correlacionado com o desempenho deles na empresa. Logo, não importa a estratégia que você vai usar para engajar as pessoas, o importante é você prestar atenção à sua eficácia ao longo do caminho e fazer ajustes quando necessário.
Tenha em mente que o engajamento dos empregados é uma abordagem de longo prazo. Portanto, abordagens imediatistas não trarão os resultados esperados.
Veja a seguir como implantar o employee engagement na sua empresa!
Com uma comunicação constante e envolvente, suas ações e incentivos têm mais chances de ter o impacto desejado nas pessoas.
Agradecimentos e reconhecimentos são sempre bem-vindos e ajudam a construir relações de parceria. Lembre-se de corrigir em particular e elogiar em público para aumentar a eficiência das ações de employee engagement.
Pense cuidadosamente sobre o pacote de benefícios de sua equipe, considere fornecer a seus funcionários soluções e vantagens com as quais eles realmente se empolguem.
Para conquistar o engajamento dos colaboradores, você precisa ficar atento ao ambiente da empresa. Conciliar e evitar conflitos são importantes atitudes para manter um clima organizacional saudável.
As relações humanas no ambiente de trabalho são cada vez mais valorizadas pelos profissionais. A empatia, principalmente por parte das lideranças, é um fator que pode contribuir de forma ímpar com os resultados oferecidos pelos funcionários.
Portanto, se você quiser inspirar sua equipe e maximizar os resultados do negócio durante um período sustentável, é essencial pensar em soluções estruturadas em médio e longo prazo.
Lembre-se de que os funcionários desejam trabalhar para empresas que os valorizem, ofereçam um trabalho que os inspire, faça com que eles se sintam valiosos e melhorem sua sensação de bem-estar. Ao conseguir isso, você terá conquistado o employee engagement para a sua organização.
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