No atual mundo corporativo, muitas empresas disputam por visibilidade. Para conseguir isso, elas investem em tecnologias para elevar o seu desempenho e atrair bons lucros. Porém, existe um aspecto que não pode ser ignorado para que a empresa apareça positivamente no universo empresarial: o employer branding.
Talvez você já tenha ouvido ou lido sobre esse conceito, mas conseguiu entender o que ele significa e quais são os benefícios dele para a sua empresa? Para esclarecer melhor esse assunto, produzimos este artigo. Acompanhe!
Dito de maneira simples, o employer branding é uma estratégia que tem como finalidade construir e manter uma imagem positiva da instituição no mundo empresarial.
No entanto, o intuito desse método é atingir os colaboradores do negócio, não os clientes finais ou a concorrência. Evidentemente, se a empresa é amada por seus funcionários, esses prestarão um excelente serviço, e o efeito disso será sentido tanto no público-alvo quanto nas organizações.
Esse processo envolve todos os setores da empresa, de modo que para ser bem-sucedido, precisa ser direcionado por um RH estratégico. Com o tempo, os resultados dessa prática aparecerão, pois esse é um projeto de longo prazo. Para ter sucesso nele, a instituição precisa definir e entender os seus valores internos, pois esses servirão de base para a estruturação do employer branding.
Todo ano a GTPW (Great Place to Work) premia as organizações mais cobiçadas pelos profissionais do meio empresarial. Essas instituições que se preocupam com a sua reputação perante os seus colaboradores agregam valor e credibilidade ao seu negócio. Além desses benefícios, existem outros que a empresa adquire com a melhora de sua marca empregadora. Vejamos alguns deles:
Algumas empresas gastam tempo e dinheiro na construção de um processo de recrutamento e seleção eficiente e bem estruturado. Isso é ótimo! Entretanto, esse esforço pode ser desperdiçado se os bons profissionais não demonstrarem interesse em trabalhar na instituição.
Às vezes, essa apatia é vista pelos gestores pelo ângulo da remuneração. Eles pensam que perdem talentos porque a empresa não paga um salário tão atrativo quanto o da concorrência.
Embora o honorário seja importante, ele não tem mais o peso que tinha no passado no momento em que um profissional escolhe uma empresa para trabalhar. Atualmente, a organização precisa oferecer vantagens que a façam ter uma reputação positiva. Esses benefícios podem ser: horário de trabalho flexível, um bom plano de carreira ou a política da meritocracia. São essas ações que farão a instituição se destacar entre as outras e despertar a atenção dos talentos profissionais.
Manter um colaborador no time interno pode ser tão desafiador quanto atraí-lo. Contudo, empresas que implantam o processo de employer branding se preocupam com a retenção de talentos, e por isso, começam a cuidar de seus funcionários assim que são contratados.
Elas fazem isso por integrá-los à cultura interna da empresa. Por meio de um programa de treinamento, também conhecido como onboarding, os novos colaboradores são ensinados sobre os valores, a missão e o planejamento estratégico do negócio.
Além disso, esses profissionais passam a entender a área de atuação da empresa e qual é o papel deles dentro da instituição. Mas que impacto essa prática tem na retenção de talentos? Um dos benefícios é que o funcionário passa a sentir mais confiança na instituição.
Além disso, ele entende que caminho percorrerá em sua carreira interna, diminui a ansiedade dos primeiros dias de trabalho e tem uma boa impressão da organização. Dessa forma, ele torna-se um evangelizador da empresa, contribuindo para o employer branding da marca.
Sabe aquelas empresas que possuem uma marca tão forte que quando pensamos em um tipo de produto vem logo o dela na mente? Geralmente, essas organizações possuem um employer branding bem estruturado.
É por isso que não só os consumidores como também o seu time interno são encantados pela organização e tudo o que ela produz. Para conseguir esse engajamento, algumas instituições possuem um culture code. Mas o que é isso?
É simplesmente um documento que contém a história, as características, as crenças e os valores da empresa. Esse registro é disponibilizado on-line ou distribuído para os colaboradores recém-contratados.
Dessa forma, a instituição dissemina a sua imagem entre os profissionais. Por sua vez, os funcionários demonstram naturalmente o culture code nas suas interações com amigos nas redes sociais ou em conversas informais do dia a dia.
Quanto mais a empresa é citada positivamente, mais força a sua marca terá. Como resultado, ela conseguirá contratar talentos por referência ou por indicação, que são uma ótima maneira de encontrar bons profissionais.
Outro efeito positivo que o employer branding tem sobre a organização é a melhora do clima interno. Isso acontece de duas formas: pela atitude positiva que os colaboradores têm em função das práticas voltadas para a sua satisfação no trabalho e por meio dos profissionais que adentram na companhia.
Uma vez que eles foram atraídos pela reputação da empresa, esses já provaram que se identificam com a identidade do negócio. Esse comportamento homogêneo é essencial para o progresso da instituição.
Para fomentar ainda mais o clima de satisfação, as organizações promovem uma comunicação aberta com a sua equipe interna. Essa prática pode ser feita por meio de reuniões, feedbacks e a rede social corporativa.
Quando a instituição escuta a voz de seus colaboradores, ela não só ganha a admiração deles como também aumenta o desempenho do seu negócio. Além disso, os colaboradores sentem-se úteis e valorizados na instituição.
Algumas empresas até premiam os funcionários que sugerem ideias inovadoras. Essas atitudes também tem um efeito externo, pois atraem os profissionais criativos que gostam de expressar a sua visão de negócios.
Sendo assim, a reputação da empresa tem muito a ver com o tipo de profissionais que comporão a equipe interna. Como vimos, quanto melhor for o conceito da organização, maior será o seu desempenho no mundo corporativo, pois terá talentos contribuindo para isso.
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