O que é headcount? Na gestão por dados, ele é um dos mais importantes indicadores de performance para o setor de Recursos Humanos. Trata-se do número de colaboradores que trabalham em uma empresa e pode dizer muito sobre a eficiência do negócio.
Neste guia, mostraremos o quão importante é o headcount, como ele é calculado, por que ele é utilizado no RH estratégico e o que se pode fazer para usá-lo a favor do empreendimento. Curioso? Então vamos lá!
Não é difícil entender o que é headcount. A “contagem de cabeças”, em tradução literal, é o acompanhamento constante de quantos funcionários integram a equipe da empresa. O indicador não discrimina outros dados importantes sobre os colaboradores. Em alguns instantes, vamos entender por quê.
Durante o headcount, não é preciso determinar em que horário cada membro da equipe trabalha ou se esse trabalho é feito em tempo integral ou meio período. Basta saber quantas pessoas prestam serviço diretamente ao negócio.
O headcount é simples assim porque precisa ser claro na hora de responder perguntas sobre o orçamento da empresa e sobre a performance dos colaboradores. Dele, podemos inferir uma série de informações e obter dados que são muito importantes para a saúde da organização no longo prazo.
O headcount informará o departamento de RH sobre todas as decisões, da restruturação de departamentos à contratação de novos profissionais. Quando feito da maneira certa, ele mostrará quais pontos do negócio são ineficientes e o que precisa ser feito para contornar os principais desafios da gestão.
Um bom headcount pode, por exemplo, informar o processo de recrutamento de novos profissionais, deixando evidentes as características que devem ser observadas durante o processo de seleção e o tipo de expertise que os candidatos devem apresentar para terem uma chance de integrar a equipe.
A partir do headcount, é possível determinar uma série de outros indicadores importantes, como as taxas de diversidade dentro do empreendimento e o nível de integração entre os departamentos. O número é fundamental para se fazer uma gestão de talentos de primeira linha dentro do negócio.
Embora o headcount seja, como já mencionamos, a contagem literal do número de colaboradores da empresa, ele pode tornar-se mais completo e complexo se usado em conjunto com outros dados relevantes, como avaliações de desempenho e análise das funções críticas dentro do empreendimento.
O headcount é um dos indicadores de RH mais importantes porque ele ajuda o departamento a guiar a empresa em direção a seus objetivos de negócio. Para que ele traga benefícios para o negócio, porém, é necessário utilizá-lo de maneira inteligente.
Confira algumas formas de nivelar o headcount para que ele funcione como um diferencial competitivo na sua organização.
Para que o headcount seja um indicador eficiente para a tomada de decisões no departamento de RH, é necessário estar em contato direto com a gestão. É ela que apontará quais são os objetivos de crescimento do negócio e que cursos de ação poderão ser tomados a partir do indicador.
Para começar o processo de contagem, é preciso entender como é organizada a empresa, quem responde a quem e quais são os cargos que compõem os departamentos existentes. Fale com os líderes de cada setor e garanta o envolvimento deles nessa etapa.
A partir dos objetivos observados no planejamento e em resposta ao organograma criado, projete cenários com o número ideal de gestores e a hierarquia de cada área do negócio. Eles vão ajudá-lo não só a entender o headcount atual, mas a usar o indicador para planejar o futuro de cada departamento.
Para que o headcount possa informar decisões, como a necessidade de recrutar novos membros para a equipe ou criar cargos na empresa, é preciso revisar a descrição de todos os jobs. Ao fazer isso, compare as tarefas que são executadas pelos funcionários com a demanda da empresa e verifique se há sobrecarga de trabalho.
Assim, você conseguirá estimar se o headcount atual é o ideal para que a organização obtenha os resultados almejados.
Não perca de vista os objetivos da organização. Durante o headcount, é comum notar, por exemplo, cargos e tarefas em duplicidade que prejudicam a eficiência das equipes. É preciso averiguar como eles impactam na geração de resultados e traçar caminhos para solucionar os problemas identificados.
Um RH inteligente deve usar o headcount como uma maneira de entender melhor o negócio, e não há maneira mais eficiente de se fazer isso do que avaliando o desempenho dos colaboradores. Compare o quão produtivo são os funcionários nas tarefas que executam e converse com eles para entender os motivos do desempenho apresentado.
Por último, não se esqueça de comparar a quantidade de trabalhadores na empresa com o número de demandas de trabalho. Se as tarefas não estão sendo realizadas a tempo, as equipes não apresentam as competências necessárias para execução de suas cargas de trabalho ou não há funcionários o bastante para atender às necessidades do negócio, o headcount o ajudará a determinar qual é o próximo passo para contornar isso.
O headcount informa positivamente o departamento de Recursos Humanos para que ele tenha mais facilidade em tomar decisões importantes. Utilizando esse indicador, por exemplo, é simples determinar se a quantidade de colaboradores por cargo é suficiente, se é necessário criar uma nova hierarquia dentro da empresa e se é preciso dispensar contratações para fazer o negócio mais enxuto, eficiente e lucrativo.
Por isso, fique atento ao headcount no seu próximo relatório e não se esqueça de que esse número deve ser atualizado sempre que houver mudanças na equipe.
Agora que você já sabe o que é headcount, que tal continuar aprendendo como construir um RH estratégico na sua empresa? Descubra agora mesmo como utilizar metas para garantir mais foco no departamento de Recursos Humanos!