Onboarding é um dos termo de RH mais utilizados e se refere ao processo de introdução de um profissional recém-contratado em uma organização. Também conhecido como socialização organizacional, o onboarding é uma parte importante para ajudar os colaboradores a compreenderem seus novos cargos e funções de trabalho.
É o processo que os ajuda a se integrar com o resto da empresa. São muitas as atividades que fazem parte do processo de integração, desde a oferta de emprego até o treinamento da equipe. O onboarding pode durar de algumas semanas a um ano, mas a integração mais eficaz geralmente dura, pelo menos, alguns meses. O ideal é que os talentos se sintam confiantes e competentes quando o processo for concluído.
Como o onboarding consiste em vários processos individuais, ele não tem uma definição oficial e as opiniões ainda variam sobre quais processos se enquadram no melhor conceito de integração. Por isso, separamos algumas ações que podem ajudá-lo a desenvolver um bom onboarding na sua organização:
Uma coisa com a qual os profissionais de RH geralmente concordam é que a integração começa no momento em que um candidato aceita uma oferta de emprego e termina quando um novo funcionário está totalmente integrado e com o desempenho esperado.
Quer uma organização forneça ou não todos os elementos de onboarding na lista, é um investimento inteligente fornecer a todos os novos talentos uma introdução completa, eficiente e consistente à sua nova organização.
A qualidade do onboarding experimentada por novos colaboradores impacta dramaticamente no engajamento, no desempenho e na longevidade, entre outros fatores. Os melhores processos de integração precisar ter, pelo menos:
Começar um novo trabalho pode ser opressor, e o onboarding é mais eficaz quando se estende ao longo do tempo. Isso permite que os profissionais retenham melhor as informações, dando-lhes tempo para processar tudo e fazer perguntas quando necessário.