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Gestão de Pessoas: como o controle de ponto pode ser um diferencial

Escrito por Grou | 17/11/2021 11:59:35

Gerir pessoas é um dos processos mais importantes e necessários dentro de uma empresa. Para isso, uma gestão de pessoas eficiente deve aliar funcionários engajados e com competência técnica aos resultados positivos do negócio.

O setor de Recursos Humanos precisa atuar junto ao restante das áreas para promover um ambiente seguro, alinhado às expectativas das pessoas e com propósito para que se estabeleça uma cultura organizacional saudável.

Para ajudar na construção e prática dessa rotina, o Tangerino – controle de ponto digital explica neste artigo o conceito de gestão de pessoas e suas vantagens para a empresa.

Além disso, são abordados os desafios da gestão remota de pessoas e a importância do controle de ponto nesse contexto. Confira!

 

Conheça o conceito de gestão de pessoas e sua importância para a empresa

Pode ser definido como gestão de pessoas o conjunto de estratégias, metodologias, práticas e hábitos que uma empresa estabelece para proporcionar o desenvolvimento das pessoas, aliando o bem-estar do colaborador aos resultados que o negócio alcança.

Cada vez mais, as empresas têm reforçado o entendimento de que o capital humano é o bem mais precioso que ela possui, e uma equipe engajada, motivada e que se desenvolve junto ao negócio pode se tornar o grande diferencial perante os concorrentes.

As ações de gestão de pessoas são lideradas pelo setor de RH, em parceria com as demais áreas da empresa, e toda a estratégia deve estar alinhada aos objetivos do negócio.

A gestão de pessoas começa desde o momento do processo seletivo, quando a empresa deve divulgar a vaga de forma detalhada, a fim de atrair e contratar a pessoa certa para a função certa, por meio de estratégias como o teste de perfil comportamental.

Em seguida, começam as ações que envolvem o desenvolvimento, capacitação interna e engajamento dos funcionários, com o objetivo de fazer com que ele enxergue o valor de trabalhar na empresa.

Nesse contexto, o conceito de employee experience deve ser trabalhado a todo momento, já que trata-se de um conjunto de sentimentos e sensações que podem ser despertados no colaborador, por meio de ações de endomarketing e comunicação, benefícios e investimentos diversos no bem-estar do empregado.

Investir e trabalhar a gestão de pessoas é fundamental para que a empresa consiga reter talentos e oferecer o que há de melhor ao mercado e, especialmente, a seus clientes.

Assim, a gestão de pessoas deve reunir a satisfação do colaborador em estar ali, além de sua capacidade de ser produtivo e gerar resultados positivos para o negócio.

Dentre os benefícios de uma gestão de pessoas eficiente, podem ser citados:

  • promoção do engajamento das pessoas e a consequente satisfação dos funcionários;
  • criação e reforço dos sensos de propósito e pertencimento;
  • atração e retenção de talentos;
  • redução dos índices de turnover;
  • estímulo à cooperação entre as equipes;
  • incentivo à inovação e criatividade;
  • desenvolvimento de lideranças;
  • aumento da produtividade no trabalho e, consequentemente, de resultados para a empresa.

Ao investir na gestão de pessoas, a empresa deve estar preparada para os desafios e mudanças que são comuns ao mercado e à sociedade, tendo condições de se adaptar, como é o caso do aumento da tendência da gestão remota de pessoas.

 

Veja como a gestão de pessoas remota alterou as principais rotinas das empresas

Trabalhar remotamente significa estar longe das dependências físicas da empresa e do contato presencial com os colegas e gestores.

O trabalho remoto pode se dar por meio do teletrabalho e home office e até mesmo em caso de colaboradores externos, como vendedores e instaladores, por exemplo. 

Com o surgimento de diversas tecnologias cada vez mais modernas, a gestão de pessoas remota tem se tornado mais ágil e flexível, sem, contudo, desconsiderar os desafios que são comuns a esses modelos de trabalho à distância.

O principal deles, sem dúvidas, refere-se à falta do compartilhamento do espaço físico e a troca presencial entre as equipes, algo que sempre predominou no ambiente de trabalho tradicional.

O contato entre os funcionários, especialmente entre equipes e seus liderados, é ainda um desafio a ser superado por muitas empresas, mas algo que já vem sendo resolvido com os diversos sistemas, softwares e ferramentas disponíveis.

Com a pandemia da covid-19, muitas empresas que sequer imaginavam atuar remotamente, precisaram se adaptar às novas exigências com foco em, principalmente, preservar a vida das pessoas.

A partir disso, especialmente no último um ano e meio, esse formato de trabalho tem sido não apenas adotado por obrigatoriedade, mas também por escolha das empresas, que passaram a enxergar o modelo remoto como algo positivo para todas as partes.

Para isso, é fundamental adotar alguns hábitos e práticas que auxiliam a rotina de quem está atuando à distância, mas precisa manter a qualidade, a produtividade e o engajamento necessários, veja:

  • definir regras e alinhar as expectativas de todas as partes envolvidas;
  • manter uma comunicação interna clara e objetiva, de forma que todos sejam alcançados;
  • reforçar a importância e dar suporte para que sejam criadas metas, prazos e objetivos bem definidos no dia a dia das tarefas;
  • manter a transparência das informações e trabalhar para que todos mantenham-se informados;
  • criar uma rotina de reuniões e manutenção de contatos e interações para que a integração entre as equipes seja mantida;
  • atenção especial à saúde mental dos colaboradores, com propostas de ações para isso, como, por exemplo, incentivo à prática da ergonomia;
  • contar com ferramentas e softwares de comunicação, gestão de tarefas, troca de dados e arquivos, que permitam a plena realização das tarefas. 

Todos esses exemplos fazem parte da rotina de gestão de pessoas e, para que deem certo, é fundamental o engajamento das lideranças, que devem incentivar e reforçar o senso de equipe e de cooperação entre as pessoas. 

 

Entenda a importância do controle de ponto para a gestão de pessoas

Considerado um dos principais processos de gestão executados pelo RH, o controle de ponto é fundamental para reforçar a gestão de pessoas.

Com as tecnologias, esse processo tem se tornado mais ágil e seguro, além de flexível, permitindo que inclusive colaboradores em home office ou serviços externos possam marcar o ponto de onde estiverem.

É o caso do controle de ponto digital, que permite que a marcação do ponto seja feita por meio de um aplicativo, instalado no dispositivo móvel do colaborador. Ao registrar o seu ponto, as informações da jornada de trabalho são enviadas em tempo real para o RH.

Por meio do controle de ponto digital, a empresa consegue acessar dados dos funcionários que são importantes para a avaliação das equipes no que se refere, por exemplo, à questão da produtividade.

A partir de dados como banco de horas e horas extras, faltas, sejam elas justificadas ou não, e atrasos, a empresa consegue identificar, para além da rotina, questões mais estratégicas, como possíveis sobrecargas no setor e necessidade de contratação ou desligamento de funcionários.


Como foi possível perceber, a gestão de pessoas é um processo fundamental, seja para empresas que atuam de forma presencial ou remota. Cuidar das pessoas e dar foco ao seu desenvolvimento são responsabilidades das empresas que já têm muito bem definidos os objetivos de serem diferencial no mercado e de promoverem um ambiente onde predomina o engajamento, a satisfação e a entrega de resultados.