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Análise de resiliência no trabalho: a tecnologia como aliada

Escrito por Julia Ferreira | 31/07/2019 10:11:47

A tecnologia tem sido uma importante aliada em todos os processos organizacionais e chegou para trazer mais agilidade e segurança também para o setor de Recursos Humanos das empresas. Isso porque a transformação digital no RH já é uma realidade e acontece desde os processos de recrutamento e seleção até a análise de resiliência no trabalho.

Nesse contexto, a tecnologia e suas transformações digitais são capazes de avaliar mais rápido, e com um alto nível de eficiência, várias nuances referentes ao comportamento humano, incluindo a análise de resiliência no trabalho.

Neste post, você saberá mais sobre a análise de resiliência no trabalho e como a tecnologia pode ser uma aliada. Acompanhe!

O que é resiliência no trabalho?

Avaliar a resiliência dos profissionais é fundamental para garantir colaboradores mais capacitados para superar os desafios diários dentro das organizações, como o alto nível de cobrança por resultados, prazos curtos, necessidade de ser um profissional multitarefas, além de fatores externos como uma economia instável, que coloca em risco o emprego de muitos trabalhadores, elevando o índice de estresse.

No estudo da física, a resiliência diz respeito à capacidade que alguns materiais têm de voltar ao seu estado original após serem submetidos a grandes pressões, que podem causar deformação. Já nas ciências humanas, esse conceito é definido como a capacidade de cada pessoa transpor as adversidades de forma rápida, sem que isso as afete de modo negativo e permanente.

Assim, ser resiliente no trabalho significa que o indivíduo tem a habilidade de se adaptar positivamente à pressão, aos desafios, às mudanças e às adversidades com o objetivo de alcançar e manter seu foco e equilíbrio no trabalho.

As ciências humanas entendem que todas as pessoas são resilientes, mas cada uma delas tem o seu grau de resiliência, que pode ser alto, médio ou baixo a depender do perfil de cada indivíduo.

Por que aplicar a análise de resiliência no trabalho?

A globalização e os avanços da tecnologia promoveram importantes transformações no modo de pensar e agir de todas as pessoas, modificando processos e alterando importantes estruturas sociais. Isso fez com que o mercado de trabalho se tornasse mais competitivo, elevando o nível de exigência e cobrança por resultados.

As metas são cada vez mais desafiadoras e isso acaba gerando uma pressão para o cumprimento de prazos e objetivos, o que pode causar estresse em certos profissionais e dificuldades dentro das organizações.

Mas isso não é tudo. A vida pessoal também tem um grande peso e o indivíduo precisa equilibrar os desafios do trabalho com o trânsito, a segurança, os problemas financeiros e de relacionamento, além de várias outras questões.

Diante disso, a forma como cada pessoa lida com essas situações revelará o seu grau de resiliência. Como o indivíduo reage diante das necessidades de mudança? Ele enfrenta ou foge dos problemas? Essa variação de reações está relacionada ao perfil de resiliência de cada um e precisa ser avaliada porque interfere diretamente na sua maneira de agir no ambiente de trabalho e nos seus resultados.

Como identificar um profissional resiliente?

A A&DC, multinacional inglesa precursora da análise de perfil comportamental, criou o Questionário de Resiliência. A ferramenta tem como objetivo entender o perfil de resiliência do profissional, quais características de resiliência se destacam e como desenvolver cada um dos oito componentes analisados. São eles:

  • adaptabilidade;
  • autoconfiança;
  • criatividade;
  • busca de apoio;
  • otimismo;
  • direção com propósito;
  • orientação para o desafio;
  • controle emocional.

Como mencionamos, é importante desenvolver a resiliência no trabalho, pois é cada vez mais exigida do colaborador a capacidade de se adaptar às mais diversas situações, cumprir metas e estar disponível para os desafios empresariais.

Desse modo, o desenvolvimento da resiliência no trabalho é um fator essencial para a permanência do colaborador em qualquer empresa. Isso fica ainda mais evidente em cargos de liderança, já que os profissionais sofrem mais pressão com a cobrança de resultados e a exigência de tomadas de decisões cada vez mais rápidas e alinhadas com os objetivos da organização.

Nesse cenário, para acertar na identificação dos melhores profissionais e no desenvolvimento dos componentes listados acima, a análise de resiliência no trabalho é uma ferramenta indispensável para conhecer melhor o grau de resiliência de cada colaborador.

Esse também é o primeiro passo para indicar para a organização como o profissional em questão responderá diante de variadas circunstâncias no trabalho.

Como a tecnologia é capaz de ajudar o setor de RH a mensurar a resiliência dos colaboradores?

As ferramentas para análise de resiliência no trabalho são capazes de identificar importantes questões relacionadas a essa característica no perfil dos colaboradores. Elas também servem como complemento para a análise do perfil comportamental, atuando como mais um instrumento para auxiliar as ações de RH. Com isso, o setor pode desenvolver os profissionais da empresa e melhorar o desempenho deles.

Isso é possível por meio do fornecimento de feedback personalizado para cada profissional. Dessa maneira, eles podem melhorar sua resiliência no trabalho seguindo os direcionamentos da liderança e da equipe de RH.

Mas você deve estar se perguntando como isso é possível. As ferramentas de análise de resiliência geram relatórios em uma plataforma específica, que pode ser analisada pela liderança e gestão de pessoas para oferecer um retorno construtivo para todos os colaboradores avaliados. Assim, o RH ajuda os colaboradores a se tornarem pessoas capazes de responder de forma positiva às adversidades, desafios, pressão e mudanças no trabalho.

Como vimos ao longo deste post, a resiliência é uma competência fundamental na atualidade e analisá-la é o melhor caminho para entender o nível de resiliência de um colaborador.

E você, o que tem feito para avaliar o nível de resiliência dos colaboradores da sua empresa? Fique atento às inovações e conte com a ajuda da tecnologia para elevar o desempenho das suas equipes! Isso é importante porque antigos métodos já não são capazes de resolver questões importantes das empresas atualmente. Assim, a tecnologia tem sido uma forte aliada.

Se você gostou deste post sobre análise de resiliência no trabalho, entre em contato conosco para saber como a nossa ferramenta pode ajudá-lo.