O uso da tecnologia chegou de forma definitiva para ajudar o setor de Recursos Humanos (RH) a ser mais estratégico, pois otimiza de forma significativa as funções mais operacionais, como atrair candidatos no processo seletivo, por exemplo.
A tecnologia facilita a rotina do setor de RH, principalmente na área de Recrutamento e Seleção. Isso, porque, as ferramentas tecnológicas aproximam pessoas e empresas, permitindo uma procura muito mais ativa pelo profissional ideal.
Antigamente, quando eram abertas vagas na empresa, o RH tinha de anunciá-las em jornais ou buscar indicações entre públicos de relacionamento da empresa.
Mas, atualmente, levando em consideração a velocidade com que os dados são compartilhados, a busca pelo profissional ideal com o apoio da tecnologia é muito mais ativa, possibilitando alcance de mais candidatos com o perfil desejado, o que aumenta o leque de opções da empresa e eleva as chances de sucesso da contratação.
Neste post você vai aprender como usar a tecnologia para atrair mais candidatos no processo seletivo. Acompanhe!
Veja a seguir as principais ferramentas que podem ser utilizadas nesse procedimento para cooptar mais candidatos para o processo seletivo.
A grande utilização de recursos, como as redes sociais e dispositivos móveis, criou um volume extenso de informações sobre cada pessoa.
Esses dados podem ser aproveitados para traçar perfis e compreender melhor comportamentos, tendências e preferências de cada indivíduo.
O Big Data é um recurso que pode ser aplicado para prever padrões de comportamento entre profissionais que apresentam um melhor desempenho. Dessa forma, é possível usufruir esses dados como referências para contratações futuras.
Tal ferramenta também serve para avaliar se esse profissional se encaixa na cultura organizacional e pode ser usado para entender tendências comportamentais, ajudando na identificação do fit cultural.
Nesse cenário, o RH das empresas está empregando dados para criar e desenvolver seus processos, não só no momento de atrair mais candidatos no processo seletivo, mas também para manter os funcionários mais engajados.
Com isso, conseguem aprimorar vários processos da empresa, fazendo com que o público interno esteja sempre atualizado sobre as tendências e inovações do mercado.
Com esses dados coletados, também é possível tomar decisões mais rápidas — e ao mesmo tempo planejadas, entre outra série de benefícios —, além de criar planos de desenvolvimento de carreiras mais efetivos.
Mais do que canais de comunicação, as redes sociais como Facebook e LinkedIn são ferramentas importantes para a busca de novos profissionais no mercado.
Nesse sentido, é dever do RH aproveitar essa realidade e utilizá-la para atrair mais candidatos no processo seletivo.
Para tanto, é preciso estar atento ao emprego da linguagem e da comunicação visual, para que elas estejam alinhadas com a identidade corporativa da empresa.
As redes sociais também contribuem para localizar os profissionais com maior aderência ao fit cultural da organização, tornando possível uma seleção mais condizente com os objetivos da companhia.
Com o objetivo de otimizar tempo e recursos, a tecnologia, principalmente com o advento da internet, tornou possível que as organizações realizassem processos seletivos totalmente online.
As entrevistas por vídeo facilitam esse processo e são uma das principais tendências que estão transformando os processos seletivos nas empresas. Com essa tecnologia, está cada vez mais fácil diminuir distâncias de forma eficaz.
Com o uso dessa ferramenta, as empresas ganham uma série de vantagens, como a diminuição das distâncias, a atração de um número maior de candidatos, já que é possível se comunicar a profissionais de outras regiões, e avaliação das competências e habilidades com mais cuidado.
Sites e aplicativos são ideais para atrair mais candidatos no processo seletivo. Esses instrumentos tecnológicos oferecem a oportunidade da empresa cadastrar as oportunidades em aberto, e é possível alinhar as competências desejadas pela instituição ao perfil do candidato desejado.
Além disso, é possível selecionar os perfis, garantindo uma aderência do candidato muito maior à vaga aberta. Dessa forma, fazer seleções cada vez mais segmentadas e eficientes se torna mais fácil. Isso, porque, as plataformas possuem filtros, que são altamente qualificados e selecionados pelos algoritmos.
Nesse contexto, além de trazer mais candidatos ao processo seletivo, ainda é possível encontrar profissionais enquadrados no perfil do cargo em aberto.
É viável usar anúncios patrocinados para conseguir mais candidatos no processo seletivo. Uma grande vantagem dessa ferramenta é segmentar o perfil do usuário de acordo com o desejado para a vaga.
Para facilitar o processo, é possível contratar empresas especializadas na avaliação da compatibilidade dos perfis dos candidatos.
Cada entrevista ou contratação alimenta a base de dados do algoritmo das plataformas para identificar os perfis desejados e, com isso, facilita o recrutamento.
A tecnologia beneficia empresas e candidatos, além de facilitar as contratações. Isso, porque, hoje a inteligência artificial ajuda instituições e candidatos a encontrarem as melhores oportunidades.
Principalmente para as empresas, é possível atrair com menos esforço uma quantidade maior de usuários com aderência ao cargo e ao fit cultural da organização.
Como consequência, o papel dos profissionais de RH passa a ser muito mais estratégico e menos operacional na hora de atrair e selecionar os melhores talentos.
Nesse cenário, os candidatos também são beneficiados quando se deparam com uma marca que posiciona bem a vaga. Quando isso acontece, a organização demonstra respeito às pessoas, na medida em que informa exatamente as qualidades técnicas e comportamentais esperadas por cada candidato, fazendo com que os profissionais não se iludam ou se enganem com a oportunidade.
Esse posicionamento transparente também revela a idoneidade da empresa e colabora para a atração dos candidatos mais aderentes às posições em aberto.
Vale reforçar que a tecnologia traz vantagens tanto para os recrutadores quanto para os candidatos, já que melhora a efetividade de encontro de oportunidades e aumenta as chances de contratação do candidato ideal para o cargo.
Além disso, a tecnologia para fins de atração em processos seletivos, nas suas variadas formas de utilização, é uma ótima forma de firmar a marca empregadora e uma oportunidade de transmitir valores e o clima da organização. A forma de dispor as informações do anúncio sobre o cargo em aberto, as imagens, entre outras questões, transmitem o fit cultural da empresa, o que ajuda a atrair pessoas que tenham mais afinidade com a missão, visão e valores dela.
Portanto, o uso da tecnologia confere a tranquilidade que os gestores precisam para poder trabalhar estratégias de atração e retenção de talentos, com mais tempo e inteligência.
Agora que você já sabe como usar a tecnologia para atrair candidatos no processo seletivo, confira também nosso post sobre maturidade digital no RH das empresas.