Embora possa parecer inacreditável, estamos nos preparando para mais um ano – depois de um 2020 bastante atípico e revolucionário (no bom e mau sentido da palavra). O Covid-19 transformou as empresas no sentido de como fazer negócios e tratar os colaboradores, revelando a real importância das habilidades e das pessoas como engrenagem para sobreviver durante os tempos de incerteza que pairaram sobre os últimos meses.
O mundo e a forma de trabalho foram completamente reformulados e, à medida que isso foi acontecendo, paralelamente, os profissionais precisaram se adequar às novas diretrizes de horário, modelo, tipo e relações – tanto na vida pessoal quanto profissional.
As habilidades comportamentais também precisaram passar por essa mudança e, agora, vamos te contar quais são as 5 soft skills mais essenciais para 2021 e a importância de desenvolvê-las!
Provavelmente, a soft skill que mais figura em todas as pesquisas sobre tendências para 2021. A capacidade de aceitar transformações é de grande valor no mundo do trabalho pós-Covid, já que agora as mudanças serão rotina por um longo tempo. O mercado de trabalho começará (ou continuará?) a procurar talentos que consigam sair da zona de conforto e se adaptarem com fluidez a esse período de modificações recorrentes.
Existem aquelas habilidades que podem ser ensinadas – e aquelas que são inatas a um ser humano. A ética do trabalho se enquadra no último, e é uma das características mais valiosas no mundo profissional, independentemente do setor.
Principalmente agora, quando grande parte da comunicação é virtual, ser responsável por suas ações e prazos é mais vital do que nunca. Sem a presença física de um supervisor ou gestor para orientar e exercer pressão para concluir o trabalho, bem como de uma equipe ou colegas ao redor para dar apoio e motivação, a ética de trabalho se tornou uma das 5 soft skills mais essenciais para 2021.
Quando você se depara com um desafio, encontra uma maneira de contorná-lo, de resolvê-lo ou de torná-lo melhor? Se você tem habilidade comportamental de inovação, é capaz de olhar para um limão e transformá-lo em uma caipirinha, tudo por meio de sua imaginação e pensamento criativo.
A pandemia fez com que essa soft skill se tornasse um must-have, já que muito do trabalho é concluído remotamente. Quando você pode inspirar seu próprio progresso, incentiva os outros a fazerem o mesmo, resultando em uma melhor dinâmica de entrega e equipe.
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No próximo ano, ter a capacidade de resolver problemas com rapidez e eficiência será muito importante. As organizações procuram cada vez mais por pessoas que se adaptem rapidamente e consigam achar soluções criativas para os problemas ou desafios.
Para melhorar sua solução de problemas, tente visualizar a situação à sua frente fazendo um esboço do que precisa e imaginando como você pode resolvê-los – não só de uma maneira, mas de várias. Resolver desafios é uma competência que todos os gerentes e líderes apreciarão muito, além de ajudá-lo a se adequar a um novo ambiente de trabalho, bem como crescer profissionalmente.
A última, mas não menos importante soft skill requisitada para 2021, é, nada mais nada menos, que a comunicação: ela, que praticamos involuntariamente todos os dias, no trabalho e na vida. Nos últimos meses, devido ao isolamento social, deixamos de usar a fala e a presencialidade e começamos a usar, muito mais, a escrita como forma de expressarmos nossos desejos, sentimentos e opiniões – e, no ambiente de trabalho, uma comunicação assertiva e fluida pode ser a chave para que equipes e profissionais estejam sempre alinhados, independente de onde estão ou do home office.
Você precisa estar apto a se comunicar, demonstrar seu conhecimento e experiência tanto àqueles que trabalham junto de você quanto àqueles que ainda não conhecem sua forma de pensar. Por isso, trabalhar sua habilidade comunicativa, em meio ao teletrabalho/trabalho remoto é uma das principais, senão a mais importante, soft skill que as empresas buscarão em seus talentos no próximo ano.
Pensou que tinha acabado? Claro que não! Além dessas 5 habilidades comportamentais que você precisa estar por dentro para conseguir sobreviver às mudanças que ainda estão por vir, existe mais uma soft skill que está presente todos os anos em todos os estudos sobre as tendências: a Inteligência Emocional!
Em um período nunca imaginado por ninguém, muito menos pelas empresas que dependiam do contato presencial, como o comércio, por exemplo, saber a hora certa de sentir e expor suas opiniões, ser racional ou um pouco mais sentimental, é essencial para que você continue mantendo o seu autocontrole. Desenvolver e aumentar a inteligência emocional o ajudará a enfrentar os desafios de uma maneira mais estruturada e a se comunicar com empatia com os colegas.