As 8 soft skills mais desejadas nos profissionais do futuro
Quando falamos de soft skills do futuro não visualizamos apenas um currículo repleto de formações, cursos e experiências. Afinal, essa deixou de ser a parte mais relevante dos processos seletivos.
Em sentido complementar, as habilidades comportamentais e socioemocionais, as soft skills do futuro seguem ganhando espaço e sendo avaliadas juntamente com as habilidades técnicas (hard skills) na hora das contratações.
Conheça abaixo quais foram às 8 soft skills do futuro de acordo com um estudo recente realizada pela consultoria global Great Place To Work, e saiba como identificá-las e desenvolvê-las em seus colaboradores.
1. Resolução de problemas complexos
Mais do que a capacidade de entender, gerir e resolver dificuldades cotidianas, essa habilidade está incluída entre as soft skills do futuro, pois diz respeito a como os profissionais lidam com problemas de alta complexidade.
Na prática, os profissionais que possuem ou desenvolvem essa habilidade são capazes de pensar em soluções para as dificuldades mais inesperadas.
São pessoas que “pensam fora da caixa” e que, além disso, possuem criatividade, bom raciocínio lógico e resposta rápida às diferentes situações.
2. Liderança por influência
A habilidade de dirigir e influenciar pessoas é fundamental para os cargos de gestão e liderança. Isso porque, tanto no mercado atual quanto no que se prevê no futuro, não existe mais espaço para o líder que se comporta como “chefe”.
Ou seja, esses soft skills dos profissionais do futuro farão com que os colaboradores terão maiores chances de assumir cargos de gestão se souberem liderar através da influência, empatia e escuta ativa. A relação de poder entre líder e liderados é coisa do passado.
Os gestores do futuro saberão dialogar, manter uma relação de confiança e pautada na igualdade com os colaboradores.
3. Resiliência
A resiliência faz parte das soft skills do futuro que realmente vão permanecer por muito tempo. Se em tempos pré-pandêmicos já falávamos muito sobre a importância de desenvolvê-la, atravessados esses dois anos de pandemia, ela é considerada uma das habilidades responsáveis pela redução de danos na vida das pessoas.
Lidar com as crises, com as mudanças não planejadas e, mesmo assim, manter um bom equilíbrio emocional, com respostas eficazes, producentes e flexíveis, é isso que o mercado espera do profissional do futuro.
Saiba como desenvolver a resiliência no vídeo abaixo:
4. Pensamento analítico
Uma boa resposta aos desafios e problemas também depende da capacidade de análise dos profissionais. Saber avaliar um problema de forma analítica, com olhar atento para os dados disponíveis, é uma competência muito desejada.
Assim, os colaboradores com a soft skill do pensamento analítico são essenciais para a condução das demandas do futuro, que serão cada vez mais pautadas na tomada de decisões com base em dados, informações e observações estatísticas.
5. Pensamento crítico
Complementar ao pensamento analítico, essa é uma das soft skills do profissional do futuro que fará parte de um processo revolucionário Ou seja, a habilidade do pensamento crítico é a característica que confere aos profissionais a capacidade de julgamento consciente, visando a resolução e a inovação.
As pessoas dotadas dessa habilidade costumam tomar decisões muito mais assertivas e estratégicas, com base em argumentos embasados na racionalidade e nas experiências adquiridas.
6. Flexibilidade
A flexibilidade - ou adaptabilidade - continuará sendo muito requisitada nos profissionais por um motivo simples: ela é responsável por tornar as pessoas muito mais maleáveis e receptivas às diferenças existentes nos ambientes e culturas.
E com tantas mudanças acontecendo com celeridade, é fundamental que os colaboradores saibam como se adaptar e se reinventar da mesma forma que é necessário que a cultura das empresas também se transforme.
7. Criatividade
Não podemos falar de futuro sem falar de criatividade, certo? Essa soft skill é muito necessária para os profissionais que não só desejam permanecer no mercado, como pretendem crescer em suas carreiras.
Quem possui ou desenvolve essa habilidade consegue acompanhar muito bem as novas tecnologias, as novas maneiras de se comunicar e de trabalhar. Além disso, encontram soluções e propõem ideias disruptivas e inovadoras.
8. Visão de mundo
A soft skill da visão de mundo diz respeito à capacidade de visão sistêmica do indivíduo. Ou seja, o colaborador que a possui consegue enxergar, analisar e compreender o todo com muito mais facilidade e objetividade.
Essa é uma habilidade muito requisitada, visto que, juntamente com as demais soft skills citadas, permite que os profissionais atuem com mais assertividade, compreendendo as transformações a níveis micro e macro.
RH, desenvolva as soft skills dos profissionais do futuro!
Agora que você já conhece as principais soft skills do futuro mais desejadas , é importante ter em mente que as habilidades comportamentais e socioemocionais podem (e devem) ser desenvolvidas.
Para tanto, é fundamental saber analisar os diferentes perfis comportamentais dos colaboradores e futuros talentos, além de entender quais são as habilidades necessárias aos cargos disponíveis na sua empresa.
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