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As características de uma boa liderança

No ambiente de trabalho, muitas pessoas acham que sabem o que é liderança. Entretanto, muitos dos que ocupam esse cargo não se comportam como líderes e, consequentemente, isso acaba impactando diretamente na produtividade de toda a equipe.

A consequência disso é que a maioria dos liderados não consegue gerar os resultados desejados pela organização, acabam se desmotivando e isso pode ocasionar em uma rescisão contratual.

Portanto, se o time não consegue atingir as metas e objetivos mesmo com a liderança enxergando nele toda a capacidade necessária, um sinal de alerta deve ser ligado.

O que é liderança, afinal?

O líder é um agente de mudanças, uma pessoa capaz de impactar tanto sua própria realidade quanto a realidade dos outros através do protagonismo e da execução.

Pessoal e profissionalmente, liderança significa saber quem você é, o que quer e como traçar planos para atingir seus objetivos, o que exige autoconhecimento como base e ferramentas que o ajudem a estruturar seus planos.

Ao se tornar um líder, você também ganha a capacidade de motivar a si mesmo. É capaz de criar e seguir seu próprio direcionamento de carreira e colocar-se numa trilha profissional que lhe traga satisfação pessoal, gere resultados concretos e tenha impacto positivo em qualquer setor de atuação.

Tipos de liderança

Não existe apenas um jeito de ser líder e cada pessoa exerce essa função de uma maneira diferente, sendo que algumas são plenamente saudáveis e outras nem tanto.

É relevante, porém, entender os tipos de liderança para saber como se deve lidar com cada uma delas. Isso contribui, ainda, para evitar erros e para agir de acordo com as particularidades de cada um.

Nesse aspecto, esse conhecimento também é importante para que as pessoas façam uma autocrítica, trabalhem seus pontos a melhorar e potencializem ainda mais aqueles que se destacam positivamente. Veja alguns tipos de liderança:

1. Liderança autocrática:

A liderança autocrática consiste em uma figura de comando autoritário, que costuma centralizar as tarefas e tomada de decisão sem envolver a equipe. Além disso, o líder autoritário na maioria das vezes sobrecarrega sua equipe com tarefas, e as pessoas acabam fazendo horas extras, aumentando seu banco de horas.

2. Liderança democrática:

O estilo democrático, como o nome sugere, compreende as ideias e as decisões da equipe. Nesse caso, o líder exerce papel de orientador e facilitador, enquanto a equipe é estimulada a assumir mais responsabilidades.

3. Liderança liberal:

Na liderança liberal, o líder participa pouco e concede muita autonomia para os liderados, que assumem grandes responsabilidades.

4. Leader coach:

O líder aplica as técnicas e ferramentas de Coaching para proporcionar o desenvolvimento da sua equipe, tendo sempre no autoconhecimento o ponto de partida.

5. Liderança situacional:

Um tipo de líder que também se mostra bastante eficiente é aquele que age de acordo com o que cada situação pede. Dessa forma, varia suas formas de ação para alcançar os melhores resultados em circunstâncias específicas.

6. Liderança servidora:

A liderança servidora, por sua vez, conta com um profissional que atua para atender aos objetivos e às expectativas da equipe.

As características de uma boa liderança

Considerando as funções que devem ser exercidas por um líder, é difícil desvinculá-las de certas competências.

Um bom líder deve conhecer muito bem sua equipe, saber ouvir e orientar. Em tempos de home office, a aproximação entre um líder e seu time ficou mais difícil, mas ela é essencial para que o clima no trabalho seja agradável e o bem-estar prevaleça.

Além disso, a liderança deve estar alinhada com as questões de RH da empresa, para saber, por exemplo, quando seus liderados sairão de férias. Quando isso acontece, é preciso que o líder esteja preparado para remanejar todas as atividades entre os outros membros da equipe.

Veja abaixo algumas das principais características e habilidades de uma boa liderança:

  • Excelente comunicação e bom relacionamento interpessoal.
  • Conhecimento da equipe.
  • Visão de futuro.
  • Busca constante por conhecimento e desenvolvimento.
  • Insight de mercado e orientação para resultados.
  • Colaboração e influência.
  • Foco em metas e objetivos.
  • Perspectiva estratégica.
  • Habilidade para lidar com profissionais diferentes.
  • Capacidade de ouvir e orientar.
  • Capacidade de motivar a equipe.
  • Saber delegar tarefas.
  • Humildade, empatia e saber reconhecer falhas.

Este artigo foi escrito por Natalli Krissa, especialista em conteúdo da TiqueTaqueRelógio de Ponto e Controle de Ponto Digital.

 

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