Sabemos que recrutar bons candidatos não é tarefa fácil. Temos vários profissionais no mercado, mas identificar o perfil ideal para uma posição em aberto pode demorar meses. Por isso, saber como encontrar candidatos no LinkedIn é tão importante.
Essa é a maior rede de contatos profissionais do mundo, com mais de 500 milhões de inscritos e ainda é considerada a maior plataforma de negócios que existe na atualidade. Nesse cenário, o LinkedIn é um importante aliado para encontrar o profissional certo para os mais diversos cargos.
Neste post, vamos mostrar para você como encontrar candidatos no LinkedIn. Acompanhe!
A plataforma facilita o contato e a interação entre organizações e candidatos, fazendo a ponte entre pessoas e influenciadores de várias áreas. Além disso, também é possível encontrar aqueles profissionais que são mais difíceis de estarem disponíveis no mercado, como cargos de alta liderança, alguns profissionais da área de Tecnologia da informação, entre outros.
Assim, o LinkedIn é importante tanto para profissionais quanto para empresas, sendo essencial que os setores de recrutamento e seleção das empresas estejam alinhados com a ferramenta para utilizá-la a seu favor.
No começo de suas atividades, em 2003, a proposta dessa rede social era a de aumentar o networking profissional entre seus usuários. Em 2017, o LinkedIn reformulou toda a sua versão para desktop. Com isso, conseguiu otimizar a comunicação entre os seus participantes e elevou o desempenho dos seus conteúdos.
Além disso, passou a oferecer ainda mais vantagens para quem procura um candidato ideal ou uma vaga de trabalho. Para os recrutadores, é possível encontrar profissionais utilizando os filtros como cargo, escolaridade, localidade, entre outros.
Para organizações que ainda não contam com uma plataforma de recrutamento e seleção, ativar a versão Premium do LinkedIn pode ser uma ótima alternativa para encontrar os candidatos ideais.
Separamos para você dicas valiosas para encontrar os candidatos no LinkedIn. Acompanhe!
Fazer uso das palavras-chaves de forma correta é fundamental para encontrar os candidatos ideais. Por meio do recurso do Recruiter, a busca é estendida para todos os usuários do LinkedIn, e não apenas às conexões, como acontece na versão gratuita.
Contar com buscas avançadas é importante para que a sua pesquisa abranja um universo maior de usuários. Assim, você garante que todos os usuários com as competências estabelecidas serão encontrados.
O LinkedIn é, antes de tudo, um negócio — e para ter visibilidade dentro dele, você precisa investir. Por meio dos anúncios patrocinados, você consegue alcançar o público desejado, estabelecer regras e premissas para a pré-seleção e triagens dos candidatos antes mesmo do processo de recrutamento ser iniciado.
Na maneira tradicional é possível fazer essa triagem, entretanto, o mais provável é que você descarte antes da hora bons candidatos, comprometendo a eficiência de todo o processo seletivo.
Por meio da plataforma do LinkedIn, você encontra e mantém os candidatos mais relevantes e consegue excluir aqueles fora do perfil desejado.
A ferramenta traz a possibilidade de você participar de grupos específicos da área de atuação da sua empresa ou do cargo em aberto.
O recurso dos filtros dentro do grupo, por exemplo, possibilita encontrar os especialistas na área que você deseja. Também é possível mapear os melhores grupos dos quais os usuários participam — com isso, você passa a analisar e compreender se eles são aderentes ao fit cultural da sua organização.
O maior engajamento nesses grupos ficam localizados no topo das páginas. Portanto, a maneira mais eficiente de se divulgar para a sua audiência é colaborando com os debates. Mas lembre-se: para conquistar relevância nos grupos, é preciso divulgar conteúdos de qualidade. Com isso, você aumenta o interesse da audiência, além de atrair profissionais qualificados e que podem ter interesse em fazer parte da sua organização.
Definir o perfil ideal do candidato é indispensável para você conseguir efetividade nas suas buscas. Dados como formação, especialidade e localidade são indispensáveis. Também é possível fazer pesquisas mais sofisticadas, optando pelos recursos pagos da plataforma, como o Recruiter, que já foi citado mais acima.
É possível aproveitar os recursos gratuitos. O LinkedIn evidencia se algum usuário da sua rede de contatos é conectado a uma pessoa que possa despertar o seu interesse profissional. Dessa forma, você pode aproveitar a oportunidade e sondar o perfil do usuário, elevando as chances de conseguir o candidato ideal.
Ferramentas de mensagem na rede social (os chamados inbox) também podem ser usadas para estabelecer uma comunicação com os seus contatos.
Ao se conectar com os usuários, fica mais fácil analisar o perfil deles e ver a compatibilidade com a posição em aberto. Além disso, as redes de contato em comum facilitam a sua aproximação com esses candidatos ideais e estabelecem uma comunicação efetiva.
São muitas as ferramentas disponíveis e elas são atualizadas cotidianamente. Para se manter atualizado, sempre verifique o menu e fique atento aos alertas de atualização disparados pela plataforma. Isso garantirá mais efetividade às suas buscas e amentará os seus resultados no encontro dos melhores candidatos.
Assim, a plataforma oferece possibilidades para melhorar as buscas e ainda confere uma importante economia de tempo nos processos realizados pelos departamentos de Recursos Humanos. Por meio dos recursos das notificações, por exemplo, é possível configurar o recebimento de alertas para praticamente todo tipo de situação dentro da rede social.
Com o LinkedIn, em vez de prospectar os profissionais ideais em meio a milhares de perfis, você pode se ater àqueles que têm mais afinidade com o negócio da companhia, elevando as suas chances de fazer contratações mais acertadas.
Como vimos ao longo deste post, como encontrar candidatos no LinkedIn não é um tarefa tão difícil quanto você imaginava. Para uma maior eficiência na plataforma, é fundamental manter um posicionamento constante, produzindo conteúdos para atrair candidatos que tenham interesse em trabalhar na empresa e que realmente possam contribuir para o desenvolvimento da organização.
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