Como identificar os talentos certos para a sua empresa?

Os talentos que você precisa já poderiam estar na sua empresa – e você tem que estar pronto para essa conversa.

Colaboradores talentosos têm influência direta no sucesso de uma organização. Sabendo disso, muitas empresas gastam muito tempo e dinheiro na tentativa de identificar e recrutar talentos estratégicos para seus negócios.

Por que, então, existem tantas outras procurando pessoas para preencher suas vagas e, ao mesmo tempo, tantas pessoas lutando para encontrar um emprego? Parece que a conta não fecha, certo? Mas vamos lá…

Identificar talentos é uma tarefa complexa e as empresas costumam contar com o apoio de consultores especializados, que se voltam ao mercado na busca por candidatos. Geralmente, essa alternativa é a mais cara e demorada.

Outra opção é promover o recrutamento interno, o que é menos comum, mas, quando feito corretamente, pode ser bastante vantajoso.

Mesmo aquelas organizações que priorizam seus colaboradores têm dificuldade em identificar os talentos certos. Em geral, elas se concentram apenas no desempenho anterior, indicações de outros gerentes ou habilidades técnicas (hard skills). Não avaliam o real potencial do possível colaborador.

 

Então, como identificar os talentos com potencial para a sua empresa?

1. Olhe além do currículo

Embora as habilidades técnicas (hard skills) sejam essenciais para certas funções, elas não são o único aspecto que você deve considerar. Habilidades interpessoais (comportamentais) são importantes para determinar se uma pessoa terá sucesso em outras posições. Também é importante olhar para a capacidade de liderança, pois essas pessoas podem se tornar líderes no futuro.

 

2. Use ferramentas de gestão comportamental

Existem vários métodos para facilitar a contratação assertiva e avaliar o desempenho dos já colaboradores. Por isso, o mapeamento de competências, por exemplo, é uma excelente opção. Ele fornece um modelo baseado em quais competências seriam necessárias e essenciais para aquela posição, permitindo que sejam medidas, observadas e compreendidas, de acordo com perfil comportamental. Isso garante um maior nível de transparência e precisão, em comparação com simplesmente julgar a capacidade profissional sem critérios claros. 

O PDA Assessment, por exemplo, é uma das ferramentas de gestão comportamental mais utilizadas no mundo. Além de fazer a análise comportamental do candidato ou talento, a tecnologia fornece relatórios completos e profundos, com indicadores, eixos e gráficos com 90% de assertividade em seus dados. 

 

3. Descubra o real potencial de cada funcionário

As competências ajudam a identificar o talento e seu grau de aderência ao trabalho, revelando o seu real potencial. Ao contratar colaboradores que atendam a critérios e competências específicas, eles provavelmente assumirão outras responsabilidades. Essas competências devem ser uma combinação de habilidades comportamentais, técnicas e de liderança.

 

Ao usar essas técnicas para identificar talentos dentro de sua organização, você provavelmente identificará os talentos que podem ter sido esquecidos. As soft skills são uma ótima maneira de redefinir sua estratégia de gestão de pessoas e melhorar a performance, tanto dos funcionários quanto organizacional.

Quer saber mais sobre ferramentas de gestão comportamental e começar a revolucionar o RH da sua empresa? Clique aqui e conheça nossas tecnologias!

Deixe seu comentário!