Como para manter os colaboradores engajados em tempos de Covid-19

Manter os colaboradores engajados durante a pandemia se resume a duas coisas: conexão e reconhecimento.

Com os times em casa – e a maioria assumindo o papel de cuidador, professor, pais e mães, ao mesmo tempo que tenta se manter produtivo no trabalho – é fácil para a sua equipe remota começar a desenvolver sentimentos de isolamento e desconexão da cultura de sua organização, o que pode contribuir para o baixo engajamento.

 

Como manter os colaboradores engajados?

Para combater essa experiência pandêmica comum dos talentos, os gestores devem desenvolver processos de comunicação que lhes permitam entrar em contato com os colaboradores de maneiras significativas.

Isso poderia incluir, por exemplo, agendar um café virtual ou bate-papos no almoço para verificar o bem-estar e a saúde mental, os desafios da carga de trabalho e as questões de equilíbrio ao trabalhar em casa.

Além disso, o reconhecimento consistente tem um impacto imenso na moral e na felicidade do profissional – o que é crucial para o engajamento. A maneira como os líderes reconhecem o desempenho dos colaboradores em um trabalho bem executado afetará diretamente o seu engajamento a curto e longo prazo. 

É importante lembrar que as crises podem gerar solidariedade apenas se a liderança organizacional implementar as táticas corretas. Caso contrário, essas mesmas crises podem levar a divisões. 

 

Qual o papel dos líderes para manter os colaboradores engajados?

Os líderes devem implantar as estratégias que funcionam melhor para sua cultura e sua situação. Não existe uma estratégia única que funcione para todas as organizações, ou mesmo para todos os funcionários de uma empresa.

Por exemplo, alguns trabalhadores estão descobrindo que este novo ambiente de trabalho é favorável à sua saúde mental e produtividade, enquanto outros lutam para manter o foco por longos períodos. 

As organizações precisam entender seus funcionários e criar estratégias que capacitem tanto aqueles que trabalham melhor sozinhos quanto aqueles que precisam se sentir conectados com seus colegas.

Quando o mundo eventualmente se adaptar ao novo normal, as organizações que surgirão mais fortes do que antes serão aquelas que terão aproveitado esse tempo para refletir, reavaliar e implementar estratégias ágeis e flexíveis que protejam as equipes e seus negócios no longo prazo.

 

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