Estado de Flow: o que é e como pode ajudar os seus colaboradores?

Vamos começar esse artigo te fazendo uma pergunta: você ama o seu trabalho?

Em diversas definições sobre felicidade, como a de Freud, “trabalho é amor”. Queremos ser felizes no trabalho, não apenas porque passamos uma parte significativa de nossa vida trabalhando, mas também porque é uma fonte de significado para muitos e as lições de bem-estar que aprendemos podem ser aplicadas a outras áreas de nossas vidas.

Amar o próprio trabalho é estar engajado e experimentar uma sensação tão completa de absorção que a ação e a consciência se fundem. Quando nos tornamos apenas um com o que fazemos, isso nos leva a um desempenho ideal, tanto cognitivo quanto físico.

Um trabalho significativo e envolvente não apenas alimenta nossas realizações profissionais, mas também contribui para o crescimento de nossa organização e cria um sentimento de realização que ecoa em todos os nossos esforços pessoais.

E, sim, todos nós já passamos por isso. Seja lendo um livro favorito, jogando videogame ou tendo uma ótima conversa com alguém, ficamos tão imersos na atividade que horas pareceram minutos. O que experimentamos é chamado de “Estado de Flow”.

 

Felicidade é engajamento. Engajamento é Estado de Flow.

Sabemos, hoje, que resultados positivos nos negócios estão fortemente relacionados ao engajamento dos talentos. Toda empresa deseja que seu pessoal esteja entusiasmado, envolvido e comprometido com seu trabalho.

É essencial criar planos de ação de curto e longo prazo voltados para os colaboradores, os quais, por sua vez, devem ser priorizados por meio do apoio da liderança e executados por meio da alocação de recursos para o bem-estar. O foco, aqui, é a criação da mentalidade do Estado de Flow. 

Mas, afinal o que é o Estado de Flow? 

O Estado de Flow, criado pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, é definido como uma experiência motivada e agradável. O envolvimento na atividade é tão profundo que as pessoas que experimentam muitas vezes têm uma sensação de perda de fuso e até de espaço. 

Uma vez que a maioria de nós passa a maior parte de nossas horas trabalhando, não seria fantástico se pudéssemos criar estados de fluxo no trabalho? Não seria bom se nós, como gestores ou C-levels, pudéssemos criar Estados de Flow para que nossos colaboradores aumentassem o engajamento e a performance? 

Ao contrário do que você possa pensar, as pessoas são muito mais produtivas, contentes e têm um desempenho melhor quando estão no Estado de Flow, o qual envolve um foco muito intenso e envolvimento criativo. A boa notícia é que você pode transformar quase qualquer atividade nele, dependendo do seu estado de espírito e capacidade (tendo o conjunto de habilidades) para a tarefa em questão.

Para facilitar o Estado de Flow, deve-se ter a competência apropriada para realizar sua tarefa, ou pelo menos a tarefa deve estar perto da sua capacidade. Se a tarefa estiver muito avançada, a pessoa não alcançará o nível de relaxamento capaz de catalisar o Flow porque o estresse intelectual ou físico será muito alto. Deve-se estar na zona entre a capacidade conhecida e o próximo ganho razoável de melhoria.

Subir uma escada, um degrau de cada vez, é o caminho mais seguro para o sucesso.


Como ajudar a criar o Estado de Flow para os colaboradores?

Alguns podem pensar que trabalho é trabalho e nunca será tão prazeroso quanto ganhar um jogo ou ganhar um sorteio. Mas, com um penso adequado, podemos fazer com que algumas tarefas relacionadas ao trabalho atendam aos critérios de uma tarefa indutora do Estado de Flow. Portanto, líderes, aqui estão algumas dicas rápidas que vocês podes usar para ajudar a desenvolver o Flow para você e seus liderados:

Garanta um equilíbrio entre desafio e habilidade

No Flow, a pessoa percebe um equilíbrio entre os desafios da situação e as soft skills que possui. Uma tarefa muito fácil pode deixar as pessoas entediadas, mas algo muito difícil pode causar frustração e baixa autoeficácia. Por isso, para ajudar os colaboradores a vivenciar os Estados de Fluxo em sua plenitude, um líder deve ter uma melhor compreensão dos pontos fortes e fracos dos seus liderados e distribuir as demandas de acordo com elas.

Desenvolvimento de habilidades

Ajudar os talentos a continuarem desenvolvendo suas habilidades relacionadas ao trabalho pode ajudá-los a alcançar o Flow com mais frequência e rapidez. Esse cuidado e investimento nos colaboradores também podem fazer com que se sintam valorizados e mais motivados para alcançar um desempenho melhor.

Estabeleça objetivos claros

No Estado de Flow, a pessoa tem uma noção clara do que fazer e pode concentrar toda a sua atenção nisso. Definir metas claras e motivadoras para outras pessoas pode ajudá-las a começar o trabalho rapidamente e aumentar sua motivação.

Dê feedbacks transparentes e sinceros

Uma característica importante do Flow é que durante ele as pessoas precisam ter feedbacks e estimulação instantâneos. Dar feedback imediato, claro e agradável que descreve o progresso de seus liderados em direção a seus objetivos (enfatizando seu sucesso) é extremamente essencial. O retorno oportuno e positivo não só pode ajudar os talentos a ajustarem seus comportamentos para terem uma melhor performance, mas, também, é fundamental para aumentar a motivação.

Evite distrações

A concentração total é a chave para um Estado de Flow. Tente marcar todas as suas reuniões em determinados dias da semana e incentive outras pessoas a fazê-lo. Portanto, você e seu time podem ter algumas horas ininterruptas várias vezes ao dia para ter a chance de emergir totalmente nas tarefas dadas.

Dê a sensação de controle

Como os membros do seu time podem entrar em um Estado de Flow se eles têm que parar constantemente e pedir sua aprovação para continuar? Dar aos liderados autonomia ao atribuir tarefas e permitir que eles controlem seu fluxo de trabalho pode torná-los mais engajados e entrarem em um Estado de Flow mais rápido.

Recompensa 

As pessoas gostam do Flow porque ele é gratificante. Elas experimentam alegria, valor e fortes sentidos de realização pessoal. Tente usar recompensas ao invés de punições para fazer seus colaboradores aproveitarem mais suas tarefas de trabalho.

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