O que é preciso para ser um bom profissional da área de RH?

Por que você decidiu se tornar um profissional da área de RH?

Para muitos, “eu sou das pessoas e gosto de ajudar os outros” foi o impulso motivacional. – e esse é um ótimo motivo para começar! Ser bom com as pessoas e querer ajudá-las a encontrar os empregos que merecem vai motivá-lo sempre, mas isso faz de você um profissional de RH perfeito? Não necessariamente.

É preciso algo mais para ser um verdadeiro expert em gestão de Recursos Humanos. Por isso, separamos 5 dicas para ajudá-lo a se tornar um bom profissional de RH. Confira:

1. FOCO NO TODO

Esta é uma falha comum de quem trabalha com RH: eles ficam tão focados em contratar as melhores novas pessoas para as empresas que esquecem as que já têm.

O engajamento dos atuais funcionários faz parte do que deve ser levado sempre em consideração e é tão importante quanto ter os melhores trabalhadores a bordo da sua organização também. Suas políticas de reconhecimento, feedback e crescimento estão de acordo com seus esforços de recrutamento? Pois deveriam!

2. MANTENHA A PAIXÃO

Os profissionais de RH representam as regras e necessidades da organização. Quando você redescobre sua paixão, você perceberá que a sua própria iniciativa inspirará as pessoas que você está tentando recrutar, bem como os funcionários atuais da organização.

3. TENHA UMA ABORDAGEM POSITIVA NA COMUNICAÇÃO

Cada mudança e transição pela qual a empresa passa afeta os colaboradores e a conexão entre eles. Um bom profissional de RH deve manter a comunicação positiva em relação aos funcionários, mesmo que as empresas possam estar passando por apuros.

Comunique-se com os talentos não apenas quando eles estiverem enfrentando transições, mas, também, no dia a dia. Quando você souber por quais problemas eles estão passando, poderá gerenciá-los melhor do que se adivinhar o que está acontecendo e fazer uma gestão subjetiva

6. COLABORE COM TODOS OS DEPARTAMENTOS

Você tem a responsabilidade de escolher e apoiar os trabalhadores certos para cada departamento. Para isso, você deve aprender quais são as necessidades individuais de cada departamento. Trabalhe junto com os gerentes para desenvolver ideias e práticas de RH adequadas.

7. DESENVOLVA UM PROGRAMA DE MENTORIA

Por meio do processo de mentoria, um talento recém contratado recebe orientação adequada para o desenvolvimento pessoal e profissional. Eles aprendem a fazer bem o seu trabalho e, quando recebem supervisão e apoio eficazes, têm menos medo de ser criativos. 

A tutoria não deve ser improvisada. Deve ser um programa claro baseado em planos, metas e monitoramento de resultados. 

8. FLEXIBILIDADE

As práticas de RH flexíveis e a flexibilidade do comportamento dos colaboradores têm um efeito positivo na cultura de adaptabilidade. Organizações com forte capacidade de adaptação à cultura apresentaram maior comprometimento organizacional. Portanto, sua flexibilidade como RH tem muito a ver com o comprometimento geral da organização.

Como você desenvolve essa flexibilidade? Fique por dentro de todas as novas tendências. Analise os eventos e a cultura dentro da organização. Considere suas ideias e tente novos métodos para apoiar o desenvolvimento dos funcionários. Sua profissão envolve aprender e influenciar mudanças. Lembre-se disso!

 

9. USE AS TECNOLOGIAS CERTAS

Os dados de RH e os sistemas de candidatos estão em constante atualização. Você tem que ficar por dentro das novas tecnologias o tempo todo e isso envolve saber quais ferramentas podem ajudá-lo nos processos. 

Por exemplo, o PDA Assessment é uma solução mundialmente conhecida, capaz de traçar o perfil comportamental do candidato ideal com as competências necessárias para cada vaga aberta na sua organização. Dessa forma, você consegue contratar com até 50% mais assertividade e evita prejuízos de desligamento.

Quer saber mais sobre como o PDA Assessment pode ajudar a transformar a forma de fazer Gestão de Pessoas da sua empresa? Clique aqui e confira tudo sobre a ferramenta líder no mercado de gestão comportamental! 

Deixe seu comentário!