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Recrutamento e seleção: 5 motivos que acabam com seu processo

Escrito por Diovana Dorneles | 10/08/2021 14:02:39

O processo de Recrutamento e Seleção pode impactar diretamente nos resultados das organizações, você sabia? Exatamente! Isso acontece, pois com as estratégias corretas é possível diminuir as despesas e aumentar o alcance de talentos. 

Mas isso só é possível quando há investimos em ferramentas, metodologias e conhecimento para construir todas as etapas do processo. Assim, a empresa acaba economizando tempo e dinheiro e, consequentemente, tendo efeitos positivos nos processos.

Por isso, neste artigo, confira os 5 motivos que podem estar acabando com a assertividade do seu processo de Recrutamento e Seleção! 

 

5 motivos que podem acabar com seu Recrutamento e Seleção:


1. Erros na descrição da vaga

Conhecer o perfil da vaga para a qual se está buscando um profissional é crucial para direcionar o recrutamento e ter maior precisão nos resultados. Se você não está recebendo talentos nos seus processos de Recrutamento e Seleção online, pode ser um sinal de que é hora de analisar a sua descrição de cargo e os locais onde essas oportunidades estão sendo disponibilizadas. 

Para atrair os candidatos com um perfil mais aderente ao cargo, é importante fazer a descrição da vaga com o máximo de detalhes. Não foque apenas nas competências técnicas, como escolaridade, idiomas, cursos e experiências anteriores. Essas habilidade também são importantes, mas atrair profissionais com soft skills que façam sentido para a empresa também é extremamente necessário!

Por isso, lembre-se de descrever as habilidades comportamentais esperadas e que estejam alinhadas com a cultura da empresa. Alguns exemplos de soft skills são  inteligência emocional, empatia e liderança.

 

Não analisar as soft skills

Um ponto que pode prejudicar o processo de R&S é a ausência de uma análise das soft skills dos candidatos que estão concorrendo à vaga. Quando o RH consegue fazer uma leitura dessa competências comportamentais, é possível filtrar os profissionais que têm maior aderência ao cargo.

Em resumo: você consegue analisar quais candidatos tem mais compatibilidade com as funções que serão executadas e com as competências que serão mais exigidas na vaga.

Com a ajuda da tecnologia o RH pode ter acesso ao perfil comportamental dos profissionais. Ferramentas como o PDA Assessments são capazes de trazer relatórios com as características comportamentais dos candidatos, através de um teste rápido e online. Assim, o RH consegue diminuir a taxa de erro na hora da contratação.


Contratar com base em subjetividade

A ausência da análise de dados pode estar acabando com o processo de Recrutamento e Seleção da sua empresa, sabia? Isso porque a sua tomada de decisão pode estar sendo pautada apenas na subjetividade. 

Para mudar esse cenário, é fundamental contar com o auxílio de uma  ferramenta com bases científicas para analisar competências comportamentais. Quando o RH não conta com esse tipo de tecnologia, existe o risco da subjetividade nos resultados, isso porque se tem somente a análise humana.

Porém, se o foco da empresa é se tornar cada vez mais competitiva e ter equipes de alta performance, ela não pode depender apenas de “achismos” e intuição para contratar os melhores profissionais, certo? 


Não compatibilizar cargo e candidato 

Imagine que a sua empresa está com uma vaga para determinado cargo. Para conseguir poupar tempo (e reduzir os custos), é fundamental conhecer ao máximo qual o perfil de profissional essa posição vai demandar e quais as competências comportamentais e técnicas a função vai demandar.

Quando você tem acesso a essas informações, é possível fazer uma comparação entre o perfil comportamental dos candidatos com a vaga que está aberta. Assim, fica mais fácil ter acesso a resultados objetivos, identificando os profissionais que têm mais compatibilidade com todas as características desejadas.


Não desenvolver o employer branding

Atualmente, o employer branding, que podemos entender como “a marca da empresa”, vem ganhando espaço e atenção nas organizações. Isso porque, além de fortalecer a imagem da empresa, tanto interna, quanto externamente, ele também pode contribuir para o processo de Recrutamento e Seleção. 

Quando a organização desenvolve um bom employer branding, o interesse nas vagas em aberto tende a ser maior, isso porque os profissionais acabam percebendo que a empresa pode ser um lugar para crescer  e se desenvolver.

Se os candidatos puderem ver evidências suficientes de que o seu negócio é um bom local para se trabalhar, eles estarão mais envolvidos no processo de entrevista, seja ela feita presencialmente ou a distância. 

Por isso, fortaleça os laços com os colaboradores que já fazem parte dos times e não deixe de criar uma presença nas redes sociais também, mostrando como é o clima organizacional da sua empresa.

 

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