Atrair e reter talentos: 5 dicas cruciais para esse processo de RH

Apesar da devastação econômica provocada pela pandemia, a competição pelos melhores talentos será feroz à medida que avançarmos além da crise. A partir de agora, atrair e reter talentos será uma das métricas mais importantes para RHs estratégicos – e se manter atualizado com as melhores maneiras de fazer isso pode ser um divisor de águas para a sua gestão de pessoas. 

Com uma retomada do mercado de trabalho bastante forte nos últimos meses, graças ao avanço das campanhas de vacinação ao redor do país, profissionais têm optado por empresas com boas culturas, salários competitivos e oportunidades de progressão, além, é claro, de benefícios que se enquadrem em suas necessidades diárias. Dar aos colaboradores o que eles precisam ajudará você a contratar – e manter – os talentos-chave para o sucesso da sua organização. 

 

Por isso, preparamos uma lista com 5 dicas para atrair e reter talentos na sua empresa:

1. Crie e alimente uma cultura de reconhecimento

Na competição para atrair e manter profissionais qualificados, uma cultura de reconhecimento pode ser uma virada de jogo na sua gestão de pessoas. Essa cultura capacita e envolve os colaboradores, fazendo-os sentir que o trabalho que fazem tem propósito e significado. Mas como você molda e fortalece uma cultura que deixará os talentos ansiosos para trabalhar na sua organização – e ainda mais ansiosos para ficar?

A resposta? Reconhecimento. Um programa de reconhecimento de profissionais baseado em valores amplifica a cultura organizacional e a transmite por toda a sua empresa. O reconhecimento cria um ambiente de trabalho que promove a valorização, capacita os indivíduos, fortalece os relacionamentos e fornece um propósito claro alinhado com os objetivos alcançáveis.

 

2. Propague flexibilidade 

Com muitas gerações diferentes nas empresas atualmente, incluindo baby boomers, millennials e, agora, a Geração Z, oferecer uma variedade de benefícios que permitem flexibilidade é importante, especialmente ao promover um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional.

Esses benefícios podem incluir dias para trabalhar de casa ou dar aos novos pais uma semana extra de folga remunerada, por exemplo. 

Com isso, horários de trabalho flexíveis também podem fornecer aos colaboradores a oportunidade de sair mais cedo no verão ou ajustá-los para cuidar de compromissos ou tarefas sem serem penalizados.

 

3. Redes sociais podem ajudar – e muito

As mídias sociais são um bom lugar para os profissionais de RH pesquisarem e contratarem novos talentos. Você pode usar palavras-chave como cargos no LinkedIn para encontrar candidatos com a experiência, soft e hard skills que a posição requer. Em seguida, pode contatá-los diretamente para ver se eles estão interessados ​​em trabalhar na sua organização também.

Ainda, para atrair os melhores talentos, é preciso que a via seja de mão dupla e que você compartilhe informações relevantes sobre sua empresa, como vídeos de recrutamento, fotos de eventos e depoimentos de colaboradores confirmando a sua cultura organizacional. Mostre o que diferencia o seu negócio e o torna um ótimo lugar para trabalhar.

 

4. Planos de carreira são essenciais para atrair e reter talentos 

É importante que as empresas, especialmente aquelas em crescimento, invistam em seus profissionais para que se sintam mais confiantes sobre seu futuro dentro da organização. Os colaboradores que veem seus empregadores investindo no desenvolvimento de sua carreira são mais produtivos e menos estressados ​​com a segurança no emprego – o que os torna mais felizes.

Assim, isso pode ser feito implementando parcerias individuais de mentores ou fornecendo aos talentos acesso a coaches de carreira ou programas de desenvolvimento.

 

5. Aposte em ferramentas de gestão comportamental

Para ser um RH estratégico e conseguir atrair e reter os melhores talentos, é necessário apostar na tecnologia. Existem ferramentas que transformam os dados sobre as próprias pessoas, sejam elas candidatas a vagas ou já então colaboradores, em insights com comprovação científica. Tudo para basear a tomada de decisão em informações assertivas.

O PDA Assessment, por exemplo, é uma dessas soluções de gestão comportamental que pode ajudar RHs nos processos de recrutamento e seleção, desenvolvimento e, principalmente, retenção. Através de uma análise aprofundada do perfil comportamental em questão, é possível mensurar as soft skills do analisado e fazer correlação com as competências desejadas para o cargo, equipes e, até mesmo, compatibilidade com o seu (futuro) líder – tudo isso com mais de 90% de precisão nos relatórios gerados. 

 

Resumindo

Manter os melhores talentos como capital humano não é uma tarefa fácil. O que manteve as pessoas em seus empregos antes nem sempre é a resposta para fazer uma gestão de pessoas de sucesso atualmente. Desta forma, é importante que os recrutadores continuem a aprimorar a cultura organizacional de suas empresas e a reforçar a mensagem de que se preocupam, valorizam e querem desenvolver os seus funcionários.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o PDA Assessment, a ferramenta que mencionamos no texto e que pode ajudar o seu RH a atrair e reter talentos com efetividade? Clique aqui e conheça a solução líder em gestão comportamental no mundo!

Deixe seu comentário!