Avaliação de desempenho de funcionários: conheça 5 benefícios dela

No universo do futebol, os jogadores são constantemente analisados quanto às suas habilidades, rendimento, estrutura física e mental. Qual é o objetivo dessa observação minuciosa? Otimizar os resultados do atleta por explorar todo o seu potencial. Da mesma forma, a avaliação de desempenho de funcionários auxilia a liderança no uso estratégico e efetivo dos colaboradores.

Mas como funciona esse processo? Quais são os seus benefícios? Como os líderes podem tirar o máximo de proveito dele? Leia nosso artigo e descubra!

O que é a avaliação de desempenho de funcionários?

Podemos afirmar que a avaliação de desempenho é uma das ferramentas mais essenciais da área de gestão de pessoas. Por meio dela, o líder pode fazer uma análise eficiente do rendimento individual e coletivo do time e mensurar o comportamento de um colaborador dentro de um espaço de tempo.

Seria como um check-up feito para identificar competências individuais e somá-las com as de outros membros do time, tendo em vista o fortalecimento da cultura interna da empresa. Além disso, conhecendo bem o perfil da equipe, os gestores descobrem fraquezas a serem vencidas, habilidades inatas a serem aperfeiçoadas e competências a serem desenvolvidas.

Com um time forte e bem monitorado, a organização pode olhar para mercado em que atua com muita confiança e traçar metas importantes.

Quais são os seus benefícios?

Na prática, quais vantagens um líder obtém com a avaliação de desempenho de funcionários? Vejamos algumas delas.

1. Identificação de habilidades

Existe um jogo de cartas chamado “Super Trunfo”. Em cada carta, há o perfil de um herói — com a sua força, velocidade etc. — e ganha a rodada quem estiver com o herói mais poderoso em mãos. Mas qual é a relação desse jogo com a avaliação de desempenho?

Bem, como essa ferramenta é capaz de produzir relatórios com o perfil do profissional, os gestores têm diante de si um panorama com as habilidades de cada colaborador. Diante disso, fica mais fácil “jogar” estrategicamente. Por exemplo, imagine que uma equipe de marketing esteja precisando de um profissional criativo ou com uma capacidade analítica — duas soft skills supervalorizadas.

No processo de seleção, a avaliação de desempenho de funcionário será utilizada para mensurar o nível dessas competências em cada candidato. Sendo assim, o time de marketing receberá o integrante que faltava para a entrega de melhores resultados.

2. Equipes de alto desempenho

A avaliação de rendimento ajuda em outro aspecto. Atualmente, fala-se muito sobre os benefícios da pluralidade dos times, ou seja, montar equipes com perfis distintos, mas compatíveis. A princípio, parece um conceito confuso e sem vantagens aparentes. No entanto, essa diversidade tem ajudado as organizações a alcançarem a excelência em seus serviços.

Na verdade, as hard skills de um grupo permanecem as mesmas, pois para integrar o setor de RH, por exemplo, os profissionais precisam ter uma especialização na área. Entretanto, o segredo está nas soft skills. Em vez de padronizar o time, os gestores montam uma equipe com diversas habilidades importantes de acordo com as necessidades da área.

Com a ferramenta de avaliação de desempenho, a prática da pluralidade torna-se mais sólida na empresa, já que os gestores terão dados confiáveis para direcionar a escolha dos membros de um time. Dessa forma, são criadas equipes de alto rendimento.

3. Retenção de talentos

Reter talentos é semelhante a ter um “arsenal” para enfrentar qualquer batalha. Essa ótica é apresentada no livro “Leading Organization: ten timeless truths”, dos autores Scott Keller e Mary Meaney — ambos senior partners da McKinsey & Company. De acordo com a obra literária, os funcionários de alto desempenho são 400% mais produtivos do que os de médio.

Em serviços mais complexos, como análise de dados e desenvolvimentos de produtos, os colaboradores talentosos sobem a margem da produtividade em 800% em relação aos profissionais medianos.

O livro apresenta ainda uma informação muito interessante. Caso uma empresa começasse a trabalhar em um projeto com colaboradores de médio rendimento e outra com uma equipe de grandes talentos, a segunda obteria resultados melhores e mais rápidos, mesmo iniciando o mesmo projeto dois anos depois. Algo incrível, concorda?

Por isso, a prática de retenção de talentos embasada por uma avaliação de desempenho de funcionários é essencial para o sucesso do negócio. Afinal, ao identificar esses colaboradores de “ouro” a empresa pode investir neles e usá-los em projetos internos importantes.

4. Fortalecimento da liderança

As organizações modernas precisam ter um programa de desenvolvimento de líderes visando o fortalecimento desse importante grupo. Atualmente, a liderança enfrenta desafios oriundos de um mercado em transformação. Além disso, a disrupção digital exige que os gestores se atualizem constantemente unindo as ferramentas virtuais com o time interno.

Esse novo modelo de gestão é conhecido como “liderança 4.0”. Para se encaixar nessa realidade, o líder precisa de algumas habilidades, como resiliência, inteligência emocional e foco em resultados. Por outro lado, as organizações necessitam de ferramentas que reconheçam essas competências nos futuros líderes.

Por meio da avaliação de rendimento, a empresa constrói um programa para o desenvolvimento de líderes bem direcionado. Isso ocorre porque os participantes serão escolhidos devido a sua real capacidade de liderança e não por meros “achismos”.

5. Tomada de decisões

“É possível mergulhar nesse “oceano azul?” Esse é o questionamento de muitas organizações que desejam ingressar em um mercado inexplorado. De fato, investir em uma área desconhecida envolve muito estudo e reflexão para que as melhores decisões sejam tomadas.

No entanto, o conhecimento sobre o potencial dos colaboradores confere segurança para o negócio. Para isso, a ferramenta de avaliação de desempenho exibirá o que se esperar do time diante de um novo desafio ou como prepará-los para ajudar o negócio a alcançar o sucesso.

Como os líderes podem gerenciar a equipe por meio da avaliação de desempenho?

A implantação da avaliação de rendimento deve estar conectada a um direcionamento prévio feito pela liderança. Por exemplo, é preciso estipular o que a empresa espera do desempenho dos colaboradores em relação às tarefas e ao contexto organizacional.

Com esses dados em mãos, os gestores utilizarão a ferramenta para mensurar os níveis de desempenho dos times e perceber o impacto que geram nas demandas internas. Os resultados da avaliação permitem a adequação das equipes às estratégias da empresa, o estímulo ao progresso na carreira e uma política de feedback para melhoria de habilidades.

Sem dúvida, a tecnologia proporciona ao RH moderno a possibilidade de alcançar patamares antes inatingíveis. Como vimos, um desses degraus é o reconhecimento do time por meio de uma avaliação completa e eficiente.

O que achou do nosso artigo? Descobriu os benefícios de uma avaliação de desempenho de funcionários? Deixe que outros tenham acesso a esse conteúdo fantástico e compartilhe-o agora mesmo nas redes sociais!

Deixe seu comentário!