Como ajudar os liderados no desenvolvimento de soft skills?

Ser uma liderança dentro de um time é uma missão que pode trazer muitos desafios. Entre eles, resolução de problemas, inovar nos processos, delegar tarefas, além da gestão da equipe. E, por falar em gestão, uma tarefa fundamental para quem está à frente dos times é incentivar e desenvolver os liderados.

E não estamos falando apenas sobre as capacidades técnicas que impactam na rotina e no dia a dia da empresa. O foco, aqui, são as competências socioemocionais; as famosas soft skills.

Diferente do que muitos possam imaginar, é possível, sim, aprender e o aprimorar as características comportamentais. E o gestor pode ser um facilitador durante esse processo!

Afinal, por que as soft skills são importantes?

As soft skills são habilidades interpessoais de cada indivíduo e podem indicar como lidamos com nossas emoções e com as outras pessoas, seja no ambiente corporativo ou fora dele.

Com tantas mudanças acontecendo nos últimos tempos, as organizações passaram a olhar não apenas as hard skills, mas, também, para as competências comportamentais. O motivo: essas habilidades podem ajudar a manter o time engajado, focado, resiliente e mais produtivo.

Por isso, incentivar os liderados é essencial, não apenas para que cada profissional do time se desenvolva individualmente, mas para que possam, juntos, colaborar na construção de um ambiente mais acolhedor e propício para o sucesso das atividades.

 

Descubra 5 dicas para ajudar os liderados a desenvolver soft skills:

CONHEÇA O PERFIL DA SUA EQUIPE

O primeiro passo para ajudar no desenvolvimento dos liderados é conhecer o perfil de cada pessoa que faz parte do time. E, por mais que algumas características sejam mais simples de serem identificadas apenas observando o comportamento de cada um, existem ferramentas que potencializam e facilitam esse processo de mapeamento das habilidades da equipe.

Um exemplo é a análise de perfil comportamental, que auxilia a mensurar as fortalezas e fraquezas de cada um, além de revelar como o gestor pode incentivar as potencialidades de cada profissional.

DISPONIBILIZE MENTORIA

Muito além de delegar demandas ou solucionar problemas, as lideranças também têm a tarefa de ensinar. E não estamos nos referindo apenas às questões técnicas, mas, principalmente, comportamentais.

É preciso perceber as dificuldades dos profissionais do time e oferecer formas para que eles possam aprender e desenvolver suas soft skills. Uma dica é promover workshop e treinamentos, compartilhando conhecimentos e estimulando que os colegas façam isso também.

RECONHEÇA E ESTIMULE O DESENVOLVIMENTO

Reconhecer as potencialidades e fraquezas de cada liderado é essencial para o desenvolvimento comportamental. Em muitos casos, sem o reconhecimento por parte das lideranças, os profissionais do time podem acabar desestimulados.

Além de reconhecer os esforços de cada pessoa do time, estimular o crescimento individual e da equipe deve fazer parte do processo de gestão de pessoas.

PROPONHA DESAFIOS

Muitas vezes, só conseguimos desenvolver nossas habilidades comportamentais quando estamos, de fato, lidando com as nossas emoções. Por isso, propor desafios ao time pode ser uma forma de ajudar a desenvolver e conquistar novas soft skills.

Mas como um profissional desenvolverá sua liderança, por exemplo, sem ser motivado e incentivado a encarar situações que favoreçam essa habilidade? Ou, ainda, como solucionar problemas e ter uma visão estratégica sem estar em um cenário que permita a tomada de decisões e participação no processo?

A resposta é uma só: conhecendo as potencialidades individuais dos integrantes da equipe e direcionando-os a desafios que permitam seus desenvolvimentos comportamentais e profissionais!

OFEREÇA FEEDBACKS

Quando o assunto são as soft skills, oferecer feedbacks é uma alternativa que ajuda o profissional a entender como está sua trajetória no caminho rumo ao autoconhecimento e ao (auto)desenvolvimento.

Mas é necessário estar atento ao teor do que será transmitido nesse feedback. Se o bate-papo trouxer algum ponto que o colaborador deve buscar melhorar, faça isso de forma individual para evitar a exposição daquela pessoa diante do time.

E vale lembrar que é importante que o líder ou gestor também esteja aberto a ouvir o que a equipe tem a dizer, tanto as percepções positivas quanto as negativas que podem surgir durante o processo.

Que tal colocar essas dicas em prática na sua empresa? Para saber como fazer uma análise de perfil comportamental eficiente e assertiva para ajudar no desenvolvimento dos liderados, é só clicar aqui.
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