Como avaliar desempenho por competências?
As avaliações de desempenho por competências ajudam a analisar e orientar os entrevistados e colaboradores a se concentrarem em seus pontos fortes e a desenvolver suas limitações.
Elas são uma ótima maneira de avaliar como os talentos atuam em sua empresa e de fornecer a orientação necessária para melhorar sua performance.
Como gestor, a avaliação de competências pode ser uma ferramenta poderosa para se usar ao entrevistar candidatos ou treinar colaboradores para aumentar seu potencial nos times.
Você ficará surpreso ao saber que as avaliações de desempenho por competências podem ser facilmente compreendidas e, com a abordagem e tecnologia certas, podem ser um ótimo recurso para a sua gestão.
O que são as competências de desempenho?
Competências são os valores que você e sua empresa selecionaram como as habilidades ou características mais integradas que um colaborador deve possuir para realizar seu trabalho com eficácia.
Ao procurar contratar um novo talento, as competências são os padrões nos quais você baseia sua avaliação do entrevistado.
Questões a serem consideradas ao contratar alguém por competências:
- Elas correspondem ao nosso objetivo?
- Podemos melhorar suas habilidades para se adequar ao nosso negócio com treinamento?
Avaliar os colaboradores atuais como uma revisão pode ajudá-lo a entender como estão trabalhando na empresa e ajudar a concentrar o treinamento ou os esforços de melhoria.
Questões a serem consideradas ao avaliar um colaborador:
- Eles mantiveram seu desempenho nas competências necessárias?
- Há espaço para melhorias e, em caso afirmativo, qual é a melhor maneira de desenvolvê-los?
Qual o papel do líder ao avaliar desempenho por competências?
Como gestor, você pode selecionar as competências essenciais para a sua equipe. Dependendo do seu modelo de negócios e no que você gostaria que seus colaboradores se concentrassem, as competências necessárias podem mudar
Separamos algumas áreas de competências para ajudá-lo a determinar quais são necessárias. Confira:
1. Responsabilidades do Trabalho
Quais são os principais elementos das responsabilidades de um colaborador? Considere quais podem ser suas tarefas diárias, os desafios que serão enfrentados e como você espera que eles respondam a eles.
Por exemplo, se você está contratando alguém para uma posição de front-end, suas principais competências podem ser: atendimento ao cliente, comunicação e trabalho em equipe.
Se estiver revisando o desempenho de um engenheiro, você pode considerar as competências essenciais, como: habilidade técnica, tomada de decisão e planejamento e organização.
2. Expectativas
Durante uma avaliação de desempenho, é ideal que um gerente pense sobre suas expectativas para o profissional. Pensar no nível de desempenho que você antecipou para um colaborador, bem como seu potencial de desenvolvimento, pode ajudá-lo a avaliar a realidade da sua performance.
Além disso, você pode observar seu desempenho anterior no trabalho para ver como o atual se compara ao passado e se eles aprenderam com a experiência.
3. Falta de competência
Você pode descobrir que, depois de definir as competências essenciais, algumas pessoas não atendem aos padrões exigidos. Esta pode ser uma grande bandeira vermelha – no entanto, é importante avaliar suas opções.
A maioria das competências podem ser desenvolvidas por meio de treinamento ou mentoria – e muitas podem ser aprimoradas com a orientação certa. No entanto, existem algumas que não podem ser facilmente desenvolvidas e podem afetar negativamente a qualidade do trabalho de um colaborador a cada dia.
Benefícios da avaliação de desempenho por competências
Se você está procurando contratar alguém para preencher uma posição, compreender as competências essenciais pode ajudá-lo a avaliar quem seria uma boa escolha para o cargo. Muitas vezes, nem todos os candidatos marcam todas as caixas necessárias, mas ao avaliar suas habilidades, você pode entender se é capaz de treiná-los ou transformá-los em talentos ideais.
Quando uma avaliação com base no desempenho é feita com os colaboradores atuais, você pode se dirigir a eles sobre como a empresa deseja funcionar; em quais valores essenciais eles devem se concentrar, o que podem melhorar e como podem atender aos padrões definidos pela organização.
No geral, isso pode melhorar o desempenho, pois você e seus profissionais têm um entendimento firme dos objetivos uns dos outros e de como planejam alcançá-los. Cada empresa é uma instituição de ensino e aprendizagem. O treinamento e o desenvolvimento devem ser integrados a ela em todos os níveis, todos os dias.