Como criar um ambiente de trabalho inclusivo?

Ao olhar para o panorama geral de Diversidade e Inclusão, as culturas inclusivas contribuem para o sucesso geral do seu negócio. Para criar uma cultura em que cada colaborador se sinta valorizado e respeitado, é necessário um investimento adicional, além do recrutamento de diversos talentos. Se seus funcionários tiverem que mascarar sua identidade autêntica no trabalho porque se sentem invisíveis ou inseguros, isso pode criar um efeito negativo que afeta os níveis de retenção, engajamento e produtividade, no geral.

Se você deseja alavancar as diferenças de sua equipe e tirar o máximo proveito de suas experiências, ideias e opiniões exclusivas, é hora de aprender como promover um ambiente de trabalho inclusivo também. Para ajudá-lo a começar, aqui estão algumas maneiras de promover uma cultura inclusiva:

Pratique uma liderança diversa e inclusiva

Líderes inclusivos são aqueles que criam consistentemente um ambiente seguro e acolhedor para suas equipes. Aqui, os colaboradores se sentem capazes de se expressar livremente, sem julgamento. A liderança inclusiva celebra as diferenças e reconhece como a formação única de cada pessoa tem seus pontos fortes em um ambiente de colaboração. 

Ao promover a cocriação entre os membros da equipe, você pode facilitar discussões abertas onde conflitos positivos e feedback construtivo podem florescer. As pessoas são naturalmente inclinadas a reagir com medo, constrangimento e atitude defensiva quando suas ideias são desafiadas. Isso pode agravar ainda mais as divisões entre os funcionários e levar a mais exclusão dentro do local de trabalho. Ao criar um espaço seguro para as equipes desafiarem as premissas existentes, os líderes inclusivos permitem que o pensamento inovador floresça.

A forma como sua equipe está estruturada fala muito sobre a cultura de sua empresa. Ter uma alta administração heterogênea que está ativamente envolvida em toda a empresa permite que seus funcionários e clientes sintam que suas diferenças estão igualmente representadas.

As empresas precisam de diversidade na liderança para refletir a natureza heterogênea de talentos e consumidores. É importante que os líderes de minorias também se sintam ouvidos e reconhecidos pelos outros. Os líderes nunca devem ter que comprometer sua autenticidade para liderar com eficácia.

Invista em treinamento sobre diversidade e inclusão

O treinamento em diversidade e inclusão pode ajudar a enfatizar a importância da liderança inclusiva. O treinamento de D&I fornece aos líderes as ferramentas necessárias para alavancar diferentes conjuntos de habilidades em sua equipe. Você deseja que seus liderados deem o melhor de si, sintam que estão ativamente engajados em sua função e confortáveis ​​em seu ambiente de trabalho.

Investir em treinamento significa superar estereótipos e quebrar comportamentos que são contraproducentes para a construção de uma cultura de trabalho inclusiva. O treinamento diversidade e inclusão se concentra em respeitar a experiência única de cada pessoa e compreender o valor das diversas formas de pensar. Incentivar todos os funcionários a se submeterem a ele enviará uma mensagem clara sobre o compromisso contínuo de sua empresa com a inclusão no local de trabalho.

Promover um local de trabalho inclusivo é um processo em evolução que exige investimento consistente em todos os níveis de uma organização. O treinamento, as metas e as estratégias de diversidade e inclusão de sua empresa devem continuar a se desenvolver para refletir as necessidades em constante mudança de sua força de trabalho e base de clientes.

Use uma linguagem inclusiva

A linguagem é uma ferramenta poderosa para estabelecer novos relacionamentos e conexões através das palavras. No entanto, ela também tem o potencial de formar barreiras e obstáculos que podem dificultar muito o senso de pertencimento de uma pessoa. Por exemplo, seu colega pode aparecer para trabalhar entusiasmado com o novo corte de cabelo. Sem pensar duas vezes, você diz: “uau, ficou incrível! Ela fez um trabalho tão bom.” Depois de pensar por um momento você percebe que acabou de presumir que a cabeleireira era uma mulher.

A linguagem inclusiva se concentra em palavras que evitam preconceitos, expressões ou gírias que discriminam certos grupos ou pessoas com base em suas qualidades individuais. Ao incentivar o uso de linguagem inclusiva e implementá-la nas políticas do local de trabalho, você pode entrar em sintonia com cada colaborador e evitar sentimentos de exclusão. Isso também inclui reescrever as descrições dos cargos, para que a linguagem seja neutra em termos de gênero. Os líderes e gerentes devem garantir que qualquer linguagem ofensiva usada por um grupo ou indivíduo em relação a outro seja inaceitável e será tratada de acordo.

A linguagem inclusiva é uma maneira infalível de fazer as pessoas se sentirem mais confortáveis ​​no trabalho. Não vamos esquecer: quando os funcionários sentem que pertencem, está comprovado que aumenta as taxas de retenção e a satisfação do cliente. Sem falar que você pode apostar na criação de um ambiente de trabalho mais psicologicamente seguro, facilitando níveis mais elevados de inovação e engajamento dos talentos.

Gostou e quer se manter por dentro de todos os nossos melhores conteúdos sobre Gestão de Pessoas? Siga o nosso perfil no Instagram!

 

Deixe seu comentário!