Como fazer um processo de recrutamento e seleção online assertivo?

Não é segredo para ninguém: quanto mais os processos de recrutamento e seleção duram, mais têm custos e despendem horas preciosas das áreas de RH. Com as mudanças intensas nos últimos meses e o aumento da presença digital de muitas empresas, agora, é necessário pensar muito mais na tecnologia do que antes – e isso inclui, também, começar a desenvolver a visão inovadora das gestões de pessoas.

No competitivo mercado de talentos de hoje, encontrar maneiras criativas de recrutar candidatos online é mais importante do que nunca. Tudo ao redor da experiência do colaborador está sendo simplificado por métodos e ferramentas digitais, o que significa que o processo seletivo também evoluiu. 

Mas você pode estar se perguntando: como os empregadores podem recrutar candidatos online da maneira mais eficaz? E a resposta é só uma: acreditando na tecnologia!

 

Felizmente, existem várias maneiras criativas de recrutar candidatos para sua empresa. Separamos algumas dicas valiosas de como fazer um processo de recrutamento e seleção online e, principalmente, assertivo!

  • Fortaleça o employer branding da sua empresa

O seu employer branding é muito importante para gerar interesse nas vagas em aberto da sua organização ou, até mesmo, para que os talentos que estão recém começando a busca por oportunidades enxerguem na sua empresa um lugar para crescer e se desenvolver.

Se os candidatos puderem ver evidências suficientes de que o seu negócio é um bom local para se trabalhar, eles estarão mais envolvidos no processo de entrevista, seja ela feita presencialmente ou a distância. 

Crie laços com os colaboradores que já fazem parte dos times e não deixe de criar uma presença nas redes sociais também; afinal, o mundo todo está conectado e quer enxergar como é o clima organizacional da sua empresa!

 

  • Faça uma descrição de cargo excepcional

Se você não está recebendo talentos nos seus processos de recrutamento e seleção online, pode ser um sinal de que é hora de escrever uma descrição de cargo totalmente inovadora e bem desenvolvida. Confira algumas dicas para escrevê-la e deixá-la ainda mais chamativa:

  • Não tenha medo de mostrar a personalidade da sua empresa
  • Conheça a diferença entre uma lista de tarefas e uma descrição de cargo
  • Fale sobre a cultura organizacional da sua empresa
  • Descreva claramente as soft e hard skills necessárias para a função

 

  • Acredite na tecnologia para facilitar (e acertar mais) no processo de recrutamento e seleção online

Mesmo embora que as áreas de Recursos Humanos lidem com pessoas, a tecnologia é capaz de continuar essas relações até mesmo a distância e 100% online. Através dela, os processos seletivos podem ser mais assertivos e até menos longos do que os presenciais. 

Imagine que você tem uma vaga para um certo cargo. O ideal, para conseguir consiga poupar tempo (e dinheiro), é conhecer ao máximo qual o perfil de profissional essa posição vai demandar e quais as habilidades interpessoais (competências socioemocionais) e de currículo a função vai requerer. 

Saber as respostas para essas questões e acreditar em ferramentas que podem facilitar esses processos já é meio caminho andado rumo à inovação do seu RH e à diminuição de até 50% da taxa de rotatividade do pessoal da sua empresa. Assim, você acerta muito mais na escolha dos talentos e deixa de perder, em média, 14 mil reais a cada demissão por contratação equivocada ou má alocação do perfil do profissional.

O PDA Assessment, por exemplo, é uma tecnologia completamente inovadora, baseada em uma teoria científica aclamada e reconhecida pelo mundo todo; mas, diferente da maioria das ferramentas que carregam a Teoria DISC em seu DNA, o PDA possui relatórios muito mais completos e profundos, além de funcionalidades ainda mais reveladoras, como: 

 

  • match entre o cargo e o candidato

  • construção de cargos sob medida para as funções que precisam ser executadas

  • mapeamento do perfil comportamental do candidato ou já colaborador

  • análise de compatibilidade entre o líder e os liderado(s)

Gostou e quer fazer parte de mais de 600 milhões de pessoas que utilizam as nossas tecnologias? Entre em contato conosco e siga as nossas redes sociais! 

 

Deixe seu comentário!