Como liderar durante uma crise?

A pandemia do Covid-19 separou as pessoas de seus locais de trabalho, colegas e rotinas diárias. Em muitos casos, acrescentou estresse, levou a uma queda na moral e fragmentou equipes – tudo isso acabou resultando numa mudança na percepção do que é e o que não é desempenho. É por isso que promover ativamente um senso de inclusão no trabalho é tão importante agora.

 

Mostrar apreciação

Pequenos atos de afirmação de seus superiores, como agradecer por um trabalho bem executado ou enviar um e-mail reconhecendo seus esforços já são consideradas ações de apreciação. Outros mais visíveis, como falar sobre as realizações de um funcionário durante reuniões de equipe, mencionando seu trabalho em conversas onde os gerentes estavam presentes e dando-lhes oportunidades de trabalhar mais estreitamente com a liderança sênior também podem ajudar a motivar os colaboradores. Esse tipo de comportamento positivo faz com que os funcionários se sintam orgulhosos e validados durante uma época em que o contato com os colegas de trabalho é limitado e a incerteza sobre a segurança no emprego e o futuro são grandes.

Fornecer suporte individualizado

Quando os líderes mostram compreensão das necessidades, preferências e circunstâncias dos colaboradores, no que diz respeito às situações de trabalho, os funcionários sentem que recebem o suporte individualizado que tanto precisam. As pessoas têm diferentes situações familiares, de moradia e condições socioeconômicas. Por isso, é essencial conseguir enxergar o indivíduo por trás do liderado para motivá-lo e entendê-lo. Afinal, cada ser humano sente e vive as coisas de formas distintas.

Esses comportamentos ajudam as pessoas a se sentirem menos estressadas, a ter sentimentos mais positivos em relação ao líder e à equipe e criam uma atmosfera de confiança e compreensão que as motiva a se dedicarem mais plenamente ao trabalho e às metas.

 

Envolver os funcionários na tomada de decisões

Em um momento de grande incerteza e estresse, é necessário não se basear apenas na própria tomada de decisão e recorrer àqueles que estão sempre ao seu lado dando propósito à sua missão: os liderados. Quando líderes convidaram os integrantes de seus times a levantar questões, realizam reuniões abordando qual a opinião deles acerca de algum assunto e os incluem em discussões sobre decisões que precisam ser feitas, é provável que os funcionários se sintam confiáveis, necessários e tratados como pessoas dentro de suas organizações. 

 

Confiar aos colaboradores novas responsabilidades

Isso pode parecer contraintuitivo, já que, durante crises, as pessoas tendem a se sentir mais limitadas em relação às suas capacidades. Mas não se apegue a isso! Quando você confia novas responsabilidades aos colaboradores, eles podem se sentir fortalecidos e entenderem que você acredita no potencial que eles têm.

Essas novas responsabilidades dão aos funcionários confiança e a oportunidade de conhecer melhor outros colegas, fazendo com que se sintam importantes para o sucesso do time.

Existem algumas perguntas úteis que os líderes podem fazer a si mesmos nesse processo: Você tende a ser mais inclusivo com algumas pessoas do que com outras? Existem pessoas que você está deixando de fora sem avisar? Em outras palavras, você tende a confiar novas tarefas a pessoas com as quais está familiarizado, em vez de àquelas que melhor atendem aos critérios de uma determinada tarefa ou projeto?

 

Designe tempo e espaço para a união da equipe

Faça intervalos para cafés virtuais, happy hours, almoços, tempo para compartilhar histórias e até mesmo jogos com Zoom. Essas práticas ajudam os colaboradores a se conhecerem em um ambiente informal, a aliviar o estresse e os motivam a ter um bom desempenho em seus cargos. 

Embora a pandemia tenha mergulhado de cabeça em desafios imprevistos, também deu aos líderes a oportunidade de refletir sobre como demonstrar ativamente um comportamento inclusivo e solidário para equipes e empresas. Algumas dessas recomendações podem vir mais naturalmente para você do que outras; mas à medida que continuamos a lutar com as reverberações contínuas do covid-19, a melhor abordagem de liderança é enfatizar aqueles em que você sente confiança e dedicar um tempo para aprimorar e praticar isso com aqueles que parecem mais difíceis. 

Procure novas maneiras de expandir seu repertório de comportamentos inclusivos, incorporando algumas novas práticas. Ter que navegar pelos desastres e catástrofes imprevistos de uma pandemia testa a liderança, mas também pode ajudá-lo a expandir sua própria zona de conforto e, por extensão, sua capacidade de liderar durante as crises.

 

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