Como mapear o comportamento dos times pode evitar prejuízos?

Você já ouviu falar a frase “Contrata-se por currículo. Demite-se por comportamento.”? É bastante comum que as empresas, por contratarem subjetivamente e não através de ferramentas que facilitam o processo de conhecimento dos candidatos, acabem demitindo seus funcionários por seus comportamentos não fazerem o “match” com a cultura organizacional do negócio.

O autoconhecimento é um instrumento poderoso, e não só no âmbito pessoal. Nas organizações, mapear o comportamento dos times pode significar muito mais do que uma gestão de pessoas mais assertiva e eficaz. O mapeamento comportamental também pode evitar prejuízos financeiros para a sua empresa!

 

Quanto custa contratar errado? 

Um estudo da consultoria PwC, junto ao LinkedIn, concluiu que cerca de 112 bilhões de reais são gastos por ano com contratações erradas. O Brasil participou da pesquisa, que contou com 11 países, e ficou em 9º no ranking, ou seja, é um dos que mais perde dinheiro por não saber aproveitar a tecnologia que existe para evitar tais prejuízos que poderiam ser investidos no desenvolvimento dos próprios colaboradores. Cada contratação errada gira em torno de 14 mil reais por funcionário. Imagine o que a sua organização não poderia fazer com esse valor, caso não fosse desperdiçado?

Mapear o comportamento dos times é uma das formas de evitar tamanho desperdício, tanto financeiro, quanto, principalmente, de talentos. Alinhar as expectativas da sua empresa quanto ao cargo, definir quais softs skills a função irá requerer e entender o perfil comportamental que o candidato precisará ter para que a sua inserção no negócio seja leve é a maneira mais eficaz de conseguir utilizar de forma eficaz os orçamentos de expansão de times ou contratações rotineiras. 

Quando conduzimos uma análise do comportamento dos colaboradores por meio de uma avaliação de perfil comportamental, como o PDA Assessment, os relatórios que mensuram as qualidades e características inerentes a cada pessoa fornecerão clareza e confiança suficientes para que os RHs consigam avaliar exatamente, com base em dados cientificamente comprovados, como está o desenvolvimento dos talentos dos times.  

E isso tudo começa logo no processo de recrutamento e seleção! Quando a análise de perfil comportamental é feita logo no começo, a probabilidade da contratação seguir um rumo de prejuízo é muito menor, já que o recrutador e o gestor irão tomar a decisão de seguir ou não com um candidato a partir dos dados fornecidos pelas ferramentas. 

 

Solução tecnológica para mapear o comportamento dos times

PDA Assessment

Além de ser capaz de analisar de forma concreta e objetiva o perfil comportamental das pessoas e suas habilidades, identificando potenciais e áreas de desenvolvimento, o PDA avalia os candidatos e permite saber a compatibilidade de cada um para o cargo, potencializando os procedimentos de R&S e de desenvolvimento também!

A ferramenta, que em inglês significa Personal Development Analysis, tem 90% de confiabilidade garantida cientificamente, assim como pode ser aplicado online e o seu resultado fornecido na hora — o que permite muito mais praticidade e otimização de tempo.

Possui mais de 50 anos de estudo e certificação para ser utilizado no mundo todo. Sua fundamentação teórica é baseada nas teorias e estudos da Estrutura da Personalidade (W.M. Marston), na Teoria da Autoconsistência e Teoria do Autoconceito (Prescott Lecky).

A avaliação PDA fundamenta-se num modelo com cinco pilares que medem as seguintes dimensões e as suas intensidades: risco, extroversão, paciência, normas e autocontrole (inteligência emocional)

É comprovado também que os processos de seleção tornam-se mais efetivos em até 75%, reduzindo consequentemente o turnover de 20% a 50%. Os clientes que utilizam essa ferramenta possuem 95% de nível de satisfação.

Vale ressaltar que esse método não qualifica os perfis como positivos ou negativos, apenas demonstra quais são as características predominantes no indivíduo. Ele identifica as tendências em como uma pessoa pode se relacionar ou qual a capacidade de liderança, por exemplo.

O PDA fornece por exemplo, informações como: estilo de tomada de decisões, estilo gerencial, estilo de vendas/negociação, o que motiva e como liderar o profissional avaliado. 

 

Vantagens do PDA

Veja alguns benefícios do PDA:

  • o relatório contém um indicador de consistência da informação, que garante a confiabilidade dos resultados;
  • existem três grupos de cargos incluídos (liderança, comercial e administrativo), totalizando 22 perfis e 24 competências já pré-determinadas. 
  • plataforma intuitiva e ágil. Por meio dela, é possível fazer a gestão dos relatórios e muito mais;
  • considera o nível de intensidade dos comportamentos, gerando milhões de combinações gráficas, além de trazer informações sobre o nível de energia que dirá se o profissional se encontra motivado, desmotivado ou estressado;
  • medição da inteligência emocional por meio do autocontrole.

 

Gostou do conteúdo e acredita que o seu RH tem o que é necessário para dar esse passo em direção de uma gestão de pessoas mais assertiva, objetiva e eficaz? Então fique ligado nas nossas redes sociais e conte com as nossas ferramentas para gestão comportamental!

Deixe seu comentário!