Como o People Analytics pode ajudar o RH nos desafios da gestão de pessoas?

Os dados têm transformado a forma como as organizações operam há vários anos – em particular, para funções voltadas ao cliente. Recentemente, profissionais de Recursos Humanos também começaram a adotar uma abordagem baseada em análises quantitativas e qualitativas de informações, mas, aqui, o foco é nas pessoas que compõem seus times.

Em 2018, no Relatório de Tendências, a Deloitte afirma que “a revolução dos dados de pessoas, prevista há anos, finalmente chegou”. Para o mesmo estudo, a Deloitte entrevistou 11.000 líderes de negócios e de RH. Nele, 84% dos entrevistados consideraram o People Analytics importante ou muito importante, tornando-se a segunda tendência mais bem classificada em termos de importância. 69% das organizações indicaram que estão trabalhando em construir sistemas integrados para analisar dados relacionados ao colaborador. Com isso, há uma boa chance de dados e análises estarem no topo das suas prioridades ainda este ano!

Da intuição ao dados!

No mundo atual e graças à Indústria 4.0, a inovação está se tornando cada vez mais importante para que as decisões de negócios sejam tomadas mais assertivamente e rapidamente. Porém, conforme o relatório Big Decisions, da PwC, para 61% de 2.100 executivos a maioria das decisões, ainda, são tomadas a partir da intuição e experiência de seus cargos de alta administração.

Então, como levar a tecnologia para dentro de empresas e, de fato, começar com o People Analytics?

Determine se a sua organização está mesmo pronta

Uma solução como o People Analytics pode ter um impacto significativo no sucesso organizacional, mas uma ferramenta só é tão impactante como as pessoas que a utilizam. Se a sua empresa não estiver totalmente preparada para fazer mudanças na forma como as coisas são feitas, poderá ainda não estar pronta para investir numa plataforma analítica.

A análise de pessoas tem muito menos a ver com ferramentas, tecnologia, estatísticas, inteligência artificial e essa ciência de dados complicada que tanto é divulgado. Quando se trata da aplicação prática do Analytics, é muito mais focado na gestão da transformação em si!

Hoje em dia, as ferramentas de People Analytics que, antigamente, eram utilizadas apenas para satisfazer as necessidades das grandes empresas já foram modificadas e otimizadas para que os pequenos e médios negócios que também procuram por formas mais assertivas de crescer e melhorar suas relações de contratação, desenvolvimento e retenção de talentos, possam se apropriar da tecnologia mesmo sem altos orçamentos. Portanto, não é mais sobre “quando”, mas, sim “como” e “ por que” se aproveitar dos dados sobre as pessoas que, juntas, fazem o sucesso da sua empresa, e transformar isso em ainda mais resultados positivos.

Defina suas perguntas e pontos de atenção

Sem questões estratégicas e relevantes, a análise de dados sobre pessoas é um meio sem fim claro. Embora seja capaz de obter uma visão da sua organização sem perguntas claramente definidas, sem ter as dúvidas definidas, você não verá o mesmo nível de impacto e mudança organizacional.

Para começar, foque nos seus grandes objetivos enquanto empresa. Determine como o RH e os seus times se encaixam nesses objetivos; depois, volte e se faça os tipos de perguntas que gostaria de responder para, de fato, chegar nessas metas.

Por exemplo, se a sua organização precisa reduzir os custos de operação, primeiro, você vai querer identificar onde está perdendo dinheiro. Horas extras em excesso? As suas promoções e salários estão realmente retendo talentos ou será que você está pagando mais para ter uma mão de obra feliz, mas pouco produtiva?

Construir uma cultura baseada em dados requer uma transformação organizacional completa e um plano de gestão de mudança. A identificação dos questionamentos dentro da sua organização pode ajudá-lo a persistir na aplicação do People Analytics e encontrar as respostas que você precisa para dar mais um passo rumo ao sucesso e valorização daqueles colaboradores que estão com você.

Por que você está gastando mais do que deveria no seu orçamento de horas extraordinárias? Perdeu um funcionário ou departamento-chave e as horas extraordinárias são para compensar isso? Por que as suas recompensas totais não estão alinhadas com as necessidades e desejos reais dos seus profissionais? O People Analytics permite ir além das questões típicas de RH para compreender o “porquê”!

Como e onde aplicar o People Analytics?

Muitos departamentos de RH estão lutando para descobrir as importantes ligações e padrões nos dados que conduzem a melhores decisões de operação. Para capitalizar essa procura de insights, várias empresas de software oferecem soluções analíticas e ideias para isso. Estas ferramentas, no entanto, produzem tipicamente o tipo de métricas que levam os executivos a perguntar “e daí” – e você, enquanto líder, não quer apenas saber a resposta e não fazer nada com ela, certo?

As métricas de recrutamento comuns, por exemplo, taxa de aceitação de ofertas, não respondem a questões estratégicas sobre a qualidade e o valor das pessoas contratadas. Uma verdadeira ferramenta analítica, como o PDA Assessment, líder de mercado em gestão comportamental, vai mais longe, permitindo:

Ligar o recrutamento aos resultados comerciais

Identificar as competências do candidato para que se possa concentrar os seus desenvolvimentos futuros naquelas habilidades que, comprovadamente com base em teoria científica, são importantes tanto para o talento quanto para a empresa. Contratar a pessoa certa para o lugar certo vai muito além de um processo de recrutamento e seleção… aqui, o foco é satisfazer as necessidades dos cargos com profissionais que agreguem e ajudem a sua empresa a atingir cada vez mais melhores resultados financeiros e comerciais também.

Resolver problemas de rotatividade

Saber quais são os colaboradores em risco de demissão, embasado na análise das características-chave das demissões passadas, e tomar medidas para evitar que os melhores talentos saiam antes de entrarem pela porta. Identifique as economias de custos dos programas de retenção, analisando os custos diretos e indiretos da rotatividade em relação à remuneração, absenteísmo, produtividade, e aprendizagem e desenvolvimento.

Agora, que você já aprendeu como e por que começar a implementar o People Analytics na sua empresa, que tal conhecer as nossas ferramentas líderes de mercado em gestão comportamental e dados sobre pessoas? Clique aqui para falar com um de nossos especialistas agora mesmo!

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