Top 5 soft skills de liderança

Para você que é líder ou ocupa alguma posição de gestão: as soft skills de liderança podem ajudá-lo em todos os aspectos de sua carreira, desde a candidatura a empregos até em um processo de sucessão!

A liderança, em si, geralmente incorpora vários traços de personalidade e soft skills diferentes que são úteis para qualquer pessoa, mas saber as definições dessas habilidades e ver exemplos relevantes pode ser especialmente útil.

 

Mas, afinal, o que são soft skills de liderança?

As soft skills de liderança são habilidades que você usa quando precisa coordenar outras pessoas para alcançar um objetivo comum. Esteja você em uma posição de gerenciamento ou liderando um projeto, essas skills exigem que você motive os liderados a concluírem uma série de tarefas, muitas vezes de acordo com um cronograma. Liderança não é apenas uma habilidade, mas, sim, uma combinação de várias soft skills diferentes trabalhando juntas.

 

Quais são as top 5 soft skills de um bom gestor ou líder?

Líderes eficientes são essenciais para qualquer organização. Eles podem ajudar a construir equipes fortes dentro de uma empresa e garantir que projetos, iniciativas ou outras funções de trabalho sejam realizadas com sucesso. Bons gestores têm fortes habilidades interpessoais e de comunicação – e qualquer um pode (e deve) aprender como exercitar e aprimorar suas soft skills de liderança.

Além disso, bons líderes aumentam o engajamento dos funcionários, apoiam um ambiente positivo e ajudam a remover obstáculos para seus times. A boa liderança também é contagiante, inspirando colegas a aplicar seus traços positivos em seu próprio trabalho.

Mas, para isso, existem algumas habilidades prioritárias que são necessárias para que um gestor ou líder consiga manter seus liderados felizes e, ainda assim, cumprir suas funções.

 

Confira o nosso top 5 soft skills de liderança:

  • TOMADA DE DECISÃO

A capacidade de decisão efetiva requer pesquisa, avaliação, resolução de problemas e definição de metas. Os tomadores de decisão devem ser capazes de tirar proveito de sua própria experiência, avaliar o que pode funcionar melhor, tomar, de fato, a decisão e estarem confiantes em assumir a responsabilidade pelo resultado.

 

  • INTEGRIDADE

A integridade geralmente é vista apenas como veracidade e honestidade, mas, em muitos casos, também significa ter e defender um conjunto de valores fortes. Integridade no local de trabalho muitas vezes quer dizer ser capaz de fazer escolhas éticas e ajudar a empresa a manter uma imagem positiva. Todas as organizações procuram contratar colaboradores que tenham um forte senso de integridade. Ter integridade como líder não apenas incentiva a prática e os resultados mais verdadeiros e justos, mas, também, emana um exemplo positivo para sua equipe.

 

  • RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Bons gestores precisam ter a habilidade de resolver problemas que surgem no trabalho. A resolução eficaz de problemas geralmente requer manter a calma e identificar uma solução passo a passo. Soft skills de resolução de problemas podem ajudar os líderes a tomar decisões rápidas, resolver obstáculos com seus times e garantir que os projetos sejam concluídos no prazo, de acordo com as especificações.

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  • MENTORIA

Uma habilidade que diferencia a liderança de muitas outras competências é a habilidade de ensinar e ser mentor. Ensinar com eficácia os colegas ou liderados a crescer em suas carreiras ajuda as organizações a crescerem também. Frequentemente, essa habilidade exige que os líderes pensem menos sobre si mesmos e mais sobre como fazer com que sua equipe como um todo seja bem-sucedida. Para ter sucesso como um líder que pode ensinar e orientar uma equipe, você pode aprimorar as seguintes soft skills relacionadas:

  • Motivação
  • Clareza
  • Capaz de reconhecer e recompensar
  • Compreender as diferenças dos colaboradores
  • Reforço positivo 
  • COMUNICAÇÃO

Como líder, você precisa ser capaz de explicar de forma clara e sucinta a seus liderados tudo – desde as metas organizacionais até tarefas específicas. Os gestores devem dominar todas as formas de comunicação, incluindo conversas individuais, departamentais e com toda a equipe, bem como a comunicação por telefone, e-mail, vídeo, chat e mídia social.

Além disso, os líderes devem estabelecer um fluxo constante de comunicação entre eles e seu time ou membros da equipe, seja por meio de uma política de “portas abertas” ou conversas regulares com os colaboradores.

Uma grande parte da comunicação envolve ouvir. Os líderes devem estar regularmente disponíveis para discutir questões e preocupações com os funcionários, bem como praticar uma escuta ativa.

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