Liderança Feminina: a importância de ter mulheres como líderes na sua empresa

Mulher de negócios liderando reunião. Artigo explica a importância de ter mulheres como líderes na sua empresa.

Liderança não é sinônimo de ocupar um cargo de gestão. A liderança é uma soft skill que ultrapassa o ambiente corporativo e afeta todos os grupos sociais em que atuamos. Exercitar a liderança envolve a identificação de objetivos, desafios e a proposição de soluções estratégicas, além de muita escuta ativa e empatia para lidar com pessoas.

Adotar uma abordagem que considere o perfil comportamental e as habilidades individuais de cada membro da equipe amplia significativamente as chances de sucesso nas iniciativas propostas. Isso porque a gestão comportamental é fundamental no mundo corporativo, no qual a liderança feminina se destaca por trazer novas perspectivas e abordagens de gestão de pessoas.

Neste artigo, você vai entender qual é a importância de ter mulheres como líderes na sua empresa, além de se conectar com a possibilidade de utilizar tecnologias de gestão comportamental para construir times mais diversos e estratégicos para o negócio.

Índice

  1. Diversidade e Inclusão nas empresas
  2. Liderança feminina em dados atualizados
    1. A importância da liderança feminina nos negócios
  3. Estratégias para promover a liderança feminina
  4. Conclusão
  5. Como a Grou pode impulsionar o seu negócio

Diversidade e Inclusão nas empresas

Diversidade e Inclusão é um braço estratégico e lucrativo da gestão de pessoal, para além da mera conformidade legal ou ética. Profissionais de RH especializados nessa abordagem e atuação são vitais para o crescimento das empresas e a inovação nos processos produtivos.

Empresas que abraçam a diversidade em suas equipes não apenas melhoram o clima organizacional, mas também potencializam sua capacidade de olhar as situações sob perspectivas diferentes, resolução de problemas e acesso a um espectro mais amplo de talentos. A diversidade de gênero, etnia, idade, habilidades e experiências traz uma riqueza de pontos de vista que podem desencadear criatividade e impulsionar a competitividade empresarial.

O termo inclusão, por sua vez, refere-se à criação de um ambiente de trabalho onde todos se sentem valorizados e capazes de contribuir plenamente, independentemente de seus marcadores sociais de diferença. É sobre garantir que cada colaborador tenha acesso às mesmas oportunidades e seja capaz de desenvolver e impulsionar seu potencial.

Liderança feminina em dados atualizados

A importância da liderança feminina tem sido cada vez mais evidenciada no contexto empresarial. Um estudo conduzido em mais de 13 países aponta melhorias substanciais em rentabilidade, produtividade, criatividade e inovação em equipes com maior diversidade de gênero. Esses resultados destacam o impacto positivo da gestão de talentos e da inclusão de diferentes perspectivas na dinâmica dos negócios.

Apesar desse reconhecimento crescente das competências das mulheres em posições de liderança, dados do IBGE de 2023 indicam que elas representam apenas 37,4% dos cargos de liderança no Brasil. Embora seja essencial evitar generalizações baseadas em gênero, a liderança feminina frequentemente é vista estando associada a qualidades como inteligência emocional, capacidade de trabalho em equipe e empatia.

A pandemia da Covid-19, por sua vez, representou um desafio adicional para o avanço da equidade de gênero no mercado de trabalho em diversos países. De acordo com o relatório Women in the Workplace 2020 da comunidade global Lean In, em 2020, mulheres em posições seniores enfrentaram uma probabilidade 50% maior do que seus colegas masculinos de pausar suas carreiras ou deixar a força de trabalho devido às circunstâncias impostas pela pandemia.

Mas ainda existem dados que apontam para um cenário otimista de futuro. A presença feminina em posições de liderança nas empresas brasileiras e em outros cargos executivos tem apresentado crescimento entre 2019 e 2022, conforme o estudo "Panorama Mulheres 2023", realizado pelo Talenses Group em parceria com o Insper. O percentual de mulheres ocupando o cargo de CEO no país também aumentou de 13% para 17%, indicando tendência positiva na direção da equidade de gênero.

O "Panorama Mulheres 2023" revela ainda que a maioria das CEOs no Brasil está à frente de empresas de pequeno porte, familiares, de capital fechado e no setor de serviços. Ou seja, quanto maior a empresa, menor é a participação feminina na liderança.

Este cenário ressalta a necessidade contínua de fortalecer a gestão comportamental nas empresas, promovendo a avaliação comportamental e o desenvolvimento de competências como estratégias para otimizar a gestão e liderança de pessoas, além de reforçar o compromisso com a diversidade, inclusão e a igualdade de oportunidades no ambiente de trabalho.

A importância da liderança feminina nos negócios

A liderança feminina desempenha um papel crucial na promoção da Diversidade e Inclusão dentro das empresas. Mulheres em posições de liderança frequentemente oferecem modelos inspiradores para outras mulheres, além de trazerem abordagens únicas à resolução de problemas, tomada de decisão e gestão de equipes. A capacidade de liderar com empatia, fomentar a colaboração e construir consensos são algumas das competências onde muitas líderes femininas se destacam.

Além disso, a presença de mulheres em cargos de liderança contribui para a diversificação dos estilos de liderança dentro da organização, o que pode levar a uma melhor performance empresarial. Estudos demonstram que empresas com maior diversidade de gênero em suas equipes executivas são mais propensas a serem rentáveis e inovadoras. Isso se deve, em parte, à capacidade dessas empresas de atrair e reter talentos, entender e atender melhor seu mercado e fomentar um ambiente de trabalho inclusivo que estimula o pensamento criativo.

Estratégias para promover a liderança feminina

Desenvolvimento focado em competências comportamentais: O desenvolvimento de competências de liderança entre as mulheres é essencial e o RH poderá utilizar avaliações comportamentais e a análise de perfil comportamental para guiar o processo.

Workshops sobre aspectos comportamentais da gestão de pessoas também ajudam a combater preconceitos dentro das equipes e promovem uma cultura de inclusão.

Políticas de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal: Adote políticas flexíveis que permitam um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, essencial para muitas mulheres que buscam avançar em suas carreiras.

Divulgação de modelos de sucesso feminino: Celebre e promova casos de sucesso de liderança feminina dentro da organização para inspirar outras mulheres e destacar a viabilidade de suas aspirações profissionais.

Análise e ajustes no Recrutamento e Seleção: Uma estratégia importante é revisar os processos de recrutamento e promoção interna para eliminar vieses inconscientes e garantir que as mulheres tenham igualdade de oportunidades para posições de liderança.

O PDA Assessment pode ajudar nesse processo, já que avalia de forma objetiva os candidatos com maior aderência às posições e ajuda a fugir de avaliações subjetivas e, muitas vezes, até mesmo com muitos preconceitos socioculturais.

Estabelecer políticas claras: Políticas claras de Diversidade e Inclusão são fundamentais para uma gestão de pessoas eficaz, contribuindo para o sucesso organizacional. A comunicação aberta é crucial para a gestão e liderança de pessoas, permitindo que todos os colaboradores se sintam valorizados e respeitados.

Conclusão

A promoção da diversidade e inclusão, juntamente com o apoio à liderança feminina, são fundamentais para a criação de organizações mais fortes, resilientes e inovadoras. A utilização de tecnologias de assessment comportamental, como o PDA para avaliação e desenvolvimento de pessoas, é um passo fundamental nesta jornada. 

Ao abordar esses temas de forma estratégica, as empresas não apenas cumprem com um imperativo moral e ético, mas também se posicionam para obter vantagens competitivas sustentáveis no mercado global.

Por meio da implementação de políticas e práticas que favorecem a Diversidade e a Inclusão e pelo estímulo às lideranças femininas, as organizações podem despertar o potencial de seus colaboradores, criando um ambiente de trabalho em que todos os talentos são valorizados e desenvolvidos.

Como a Grou pode impulsionar o seu negócio

A Grou, especialista em gestão comportamental na prática, utiliza a plataforma PDA para mapear, analisar e desenvolver o maior ativo das empresas: as pessoas. 

 

Em nosso hub, também oferecemos soluções avançadas para a análise e o desenvolvimento de soft skills de colaboradores e lideranças, promovendo uma gestão de pessoas mais estratégica, eficaz e inclusiva.

Conheça nosso hub de soluções ou entre em contato pelo Whatsapp.

Deixe seu comentário!