O ChatGPT vai substituir empregos? Entenda como IAs influenciam no mercado

o-chatgpt-vai-substituir-empregos-entenda-como-ias-influenciam-no-mercado

Exterminador do Futuro, Matrix, Minority Report, o cinema e a ficção científica abordam a Inteligência Artificial há muito tempo e essa temática mexe com o imaginário coletivo, seja sob uma lógica otimista da inovação tecnológica ou sob uma perspectiva distópica e até mesmo apocalíptica. Fato é que o ChatGPT mudou a forma como se pensa o mercado de trabalho e as carreiras, mas essa é apenas uma demonstração do que a Inteligência Artificial pode fazer. 

Uma pesquisa do Boston Consulting Group (BCG) mostrou que investimentos frequentes e sistemáticos em Inteligência Artificial podem gerar 20% de aumento na receita das organizações. Mas, se você ainda não está por dentro deste assunto, neste artigo você entenderá o porquê da relevância desse chatbot. Ao final, confira dicas específicas para o universo de RH, impactos para o processo de recrutamento e seleção e reflexões sobre o futuro do trabalho e das profissões.

O que é o ChatGPT?

ChatGPT (Generative Pre-Trained Transformer ou Transformador generativo pré-treinado) é um chatbot com inteligência artificial desenvolvido pela empresa OpenAI, lançado em sua primeira versão em novembro de 2022. Essa inteligência artificial é capaz de processar grandes quantidades de dados e fornecer respostas de forma rápida, possibilitando a economia de tempo e aumento de produtividade em diversos cenários. O ChatGPT atingiu um milhão de usuários em menos de um mês.

A OpenAI também é criadora do DALL·E e do Whisper AI, programas de inteligência artificial para criação de imagens e para transcrição e tradução de áudios, respectivamente. Essas criações impactam a economia e todos os setores produtivos e já são uma realidade no mercado. Ferramentas que utilizam Inteligência Artificial são capazes de produzir roteiros, balanços contábeis, peças judiciais, escrever códigos de programação, entre outras automações.

Como o ChatGPT funciona?

O usuário digita um comando ou uma pergunta dentro do ChatGPT e a ferramenta irá responder com uma linguagem estruturada e similar à comunicação de um ser humano. Como no filme O Jogo da Imitação (2014), é possível observar o contexto da criação dos primeiros computadores para entender o objetivo do desenvolvimento de softwares desde os seus primórdios: imitar a mente dos seres humanos.

A resposta que o ChatGPT dá ao usuário nada mais é que um consenso, a partir do seu banco de dados, sobre o tópico perguntado. Se, antes, você acessava muitas páginas e precisava de muitos cliques para acessar um conteúdo útil, agora você tem uma resposta rápida e resumida. O sistema utiliza artigos, notícias, livros e até mesmo publicações de redes sociais para elaborar as respostas. Ao mesmo tempo, a gigante da tecnologia Microsoft incluiu o ChatGPT no Bing, o seu sistema de busca, e está há quase quatro anos apostando na OpenAI, quando destinou US$ 1 bilhão para a startup. 

O que é Inteligência Artificial?

John McCarthy cunhou o termo inteligência artificial em 1956, com a seguinte descrição: “Inteligência Artificial é a ciência e a engenharia de fazer máquinas inteligentes”. No entanto, você poderá perceber que esse é um conceito genérico e com pouca aplicação prática atualmente.

Em uma definição mais moderna, desenvolvida por Peter Norvig e Stuart Russell (1995), Inteligência Artificial é “o estudo e o design de agentes inteligentes, em que um agente inteligente é um sistema que percebe seu meio ambiente e toma ações que maximizam as suas chances de sucesso.”

Os psicólogos Christine Eysenck e Michael Eysenck lançaram, em fevereiro de 2023, o livro Inteligência artificial x humanos. Para os autores, “a inteligência humana é flexível, prudente, imprecisa e empática e, às vezes, criativa, mas lenta e propensa a erros. Por sua vez, o processamento da IA é consistente, rápido e eficiente”, e também defendem o aprendizado contínuo: “os sistemas de IA aprendem conosco e nós aprendemos com eles”.

A corrida da Inteligência Artificial é travada por grandes corporações da tecnologia. O Google já começou a disponibilizar ao público seu chatbot de inteligência artificial, o Bard, para concorrer com o ChatGPT. A novidade foi anunciada na terça-feira (21) e inicialmente está disponível para usuários do Reino Unido e EUA.

Quais o impactos do ChatGPT nas profissões?

Se, por um lado, a Inteligência Artificial democratizou a produção artística e o conhecimento, também existem embates legais em função de direitos autorais e a falta de regulação no uso de bancos de dados. Isso porque, na atualidade, qualquer ideia compartilhada publicamente pode ser usada por outra pessoa sem atribuição ou pagamento para o criador.

Para o colunista, especialista em tecnologia, mídia e propriedade intelectual, Ronaldo Lemos, a Inteligência Artificial será o co-piloto das profissões do futuro.

"Esses agentes inteligentes têm que ser os nossos copilotos. [Porque] conhecimento é a sua arma num mundo que está em transformação”. A partir dessa lógica, se as máquinas são os nossos agentes, precisamos assumir a posição de solicitadores conscientes e utilizar essas ferramentas de acordo com os nossos interesses

Futuro do mercado de trabalho

O trabalho científico mais citado mundialmente sobre a questão do futuro do mercado de trabalho com relação à Inteligência Artificial foi feito em 2013 por dois pesquisadores da Universidade de Oxford. O artigo examina os postos de trabalho existentes para entender quão suscetíveis são ao processo de “computarização”. A conclusão do estudo foi de que, no mercado americano, ao menos 47% dos trabalhos estão em risco de substituição por automação.

O trabalho foi escrito em 2013, antes da chegada de softwares como o ChatGPT. Por isso, na visão dos pesquisadores, os trabalhos com maior chance de substituição eram aqueles com maior grau de repetição e com caráter pouco imaginativo. Com a chegada dos novos modelos de linguagem, aconteceu uma mudança. De acordo com a análise de Ronaldo Lemos, hoje são os trabalhos criativos que correm o risco de terem o seu valor de mercado reduzido.

Os programadores vão parar de existir? Com certeza não. Mas esses profissionais não escreverão mais os códigos sozinhos. Advogados, redatores, roteiristas, compositores musicais, existe uma gama muito grande de profissionais que poderão agregar a Inteligência Artificial às suas atuações, em uma lógica de complementaridade e otimização. Um bom produtor de conteúdo, com ajuda do ChatGPT, terá mais tempo livre para dar um toque especial para suas entregas. Para que isso aconteça, é preciso entender as possibilidades, testar os novos modelos e entender como essas ferramentas podem ajudar

Para a pesquisa de Carl Benedikt Fre e Michael Osborne (2013), a segunda profissão apontada com mais risco de desaparecimento em função da automação é a de motorista. Mas precisamos nos perguntar se os carros autônomos, motivo dessa extinção, são realmente uma realidade para todas as classes sociais ou para países em desenvolvimento como um todo. Isso nos leva ao próximo tema desse longo debate que não conseguiremos encerrar em um artigo: a possibilidade do aumento da desigualdade social.

Posso trabalhar criando Inteligências Artificiais?

O termo Inteligência Artificial engloba campos e disciplinas complexas e diferentes entre si. Assim, é difícil existir um especialista em Inteligência Artificial, porque é um campo grande demais. Mas você pode se especializar em algum recorte específico: aprendizado de máquina, aprendizado profundo, visão computacional, processamento de linguagem natural, entre outras. 

Não é mágica! Para que uma plataforma como o ChatGPT exista, são necessários dispositivos técnicos, a computação em nuvem e Big Data, softwares, servidores e, por fim, a interface do usuário, que permite que o usuário digite perguntas, por exemplo. De maneira geral, para existir inteligência artificial, é preciso muitos seres humanos treinados e qualificados. A ideia de que ligamos o computador e ele simplesmente nos dá respostas é falsa ou no mínimo incompleta.

Ainda assim, a Inteligência Artificial já é capaz de desempenhar muitas funções essencialmente humanas e nenhuma profissão está completamente imune. Por isso, a melhor forma de lidar com esse fenômeno do ponto de vista profissional é munir-se de conhecimento

Como fazer as melhores perguntas para ter as melhores respostas? Já surgiram no mercado os primeiros vendedores de prompts (comandos) nichados, com esse objetivo em mente. A Quarta Revolução Industrial traz consigo novas profissões, aumento de produtividade, economia de tempo e recursos, além de melhores serviços para os consumidores finais. É um tempo de oportunidades.

Como o RH pode se beneficiar do uso de inteligência artificial

Profissionais de RH podem aproveitar a entrega generalista da ferramenta para criar um primeiro rascunho de descrições de cargos e listar definições de competências para determinadas funções e setores. Também é possível implementar essa tecnologia em demandas rotineiras, como escrever e-mails. Mas você precisará saber comandar, então, cite o objetivo do e-mail, dê o contexto e o tom a ser utilizado, mais ou menos formal, por exemplo.

A Inteligência Artificial não está sempre certa, assim como o próprio Google não está sempre certo. Por isso, sempre é preciso revisar e adequar os conteúdos a partir da sua visão e necessidade. É fundamental entender que o chatbot é a ferramenta e você o criador. Procure conteúdos sobre tecnologia, estude, aproprie-se das temáticas e entenda como você pode se beneficiar.

Durante um processo de recrutamento e seleção, observe o nível de domínio dos candidatos nessas temáticas, quando possível sem o caráter eliminatório, e entenda as possibilidades de desenvolvimento de cada um. Usar bem essas novas ferramentas será um diferencial no mercado de trabalho. A ferramenta já existe, então, felizmente ou infelizmente, quem não utilizar estará em desvantagem com relação a quem utiliza. Cada vez mais, será necessário desenvolver a capacidade permanente de aprendizado e dominar as soft skills do futuro, como a resiliência.

Sabia que a Grou pode ser uma parceira durante o desenvolvimento dos colaboradores da sua empresa? Conheça nossas soluções conversando com nosso time pelo Whatsapp.

Deixe seu comentário!