3 ferramentas para mudar a sua visão sobre gestão comportamental

Se você acha que, para ter sucesso e bons resultados, a tecnologia não é essencial nos seus processos, saiba que está ficando para trás da concorrência! Neste conteúdo, vamos apresentar como 3 ferramentas online têm a capacidade de mudar a sua visão sobre gestão comportamental e transformar o RH da sua empresa.

Não consegue ler tudo agora? Ouça!

Enquanto o mundo inteiro busca cada vez mais adaptação aos meios digitais e a procura por profissionais que tenham conhecimento (mesmo que empírico) sobre as tecnologias cresce exponencialmente, se adequar à transformação é indispensável para garantir que os resultados do seu negócio estejam de acordo com as expectativas e estratégias traçadas.

E, falando em busca por talentos, as soft skills se tornaram um dos assuntos mais falados em eventos para RHs – e isso não aconteceu e acontece à toa! Entender e, principalmente, mapear e mensurar as habilidades interpessoais dos colaboradores passou a ser prioridade naquelas gestões que acreditam, assim como a Grou, que a compreensão sobre comportamento e o autoconhecimento são as chaves para times de sucesso.

Conheça 3 ferramentas online que podem ajudá-lo a mudar a sua visão sobre gestão comportamental e alavancar o seu RH:

Para que as equipes atinjam seu full potential, não basta crer, apenas, na subjetividade de feedbacks e avaliações de desempenho ou, até mesmo, no “feeling”. É preciso contar com recursos comprovados cientificamente e que tenham, de fato, a capacidade de impulsionar tanto os seus talentos quanto seus líderes ou gestores e, principalmente, seus resultados.

PDA Assessment: você só consegue gerenciar aquilo que mensura!

O PDA é uma ferramenta para Análise de Perfil Comportamental, utilizada principalmente no processo de seleção, liderança, programas de coaching, identificação de talentos e desenvolvimento. Além de analisar as habilidades individuais de cada talento ou (possível) novo colaborador, também mapeia os pontos fortes e limitações a serem desenvolvidas.

A solução, cientificamente comprovada e desenvolvida por William Marston, requer de 10 a 20 minutos para ser respondida e contém apenas duas perguntas de múltipla escolha em uma lista de 86 palavras. Mas você deve estar se perguntando como algo de metodologia tão simples e objetiva consegue ter 90% de certeza nos dados e resultados, certo?

O PDA faz a integração de todos os eixos da Teoria DISC e analisa todos os seus indicadores, diferente de outras ferramentas mais superficiais e menos complexas. Dessa forma, a avaliação consegue descrever de forma concreta o perfil das pessoas detalhando desde o estilo de liderança, de tomada de decisões, habilidades, níveis de motivação e até as áreas que precisa desenvolver. É graças a esse recurso tecnológico que empresas já conseguiram reduzir em até 50% suas taxas de rotatividade, já que o PDA Assessment pode melhorar em até 75% a assertividade nos processos de recrutamento e seleção. A mensuração das soft skills é um dos caminhos rumo ao sucesso das gestões – e dos negócios!

Questionário de Resiliência: a persistência nas adversidades!

Você já se questionou por que algumas pessoas tendem a manter a calma diante a mudanças repentinas enquanto outras parecem desesperadas? Aquelas que conseguem manter a calma têm o que os psicólogos chamam de resiliência ou “capacidade de lidar com problemas e contratempos”. Pessoas resilientes são capazes de utilizar suas habilidades e pontos fortes para lidar e se recuperar de adversidades e desafios.

Os profissionais resilientes lidam com dificuldades de maneiras que promovem força e crescimento, inclusive servindo de exemplo positivo para o resto do time. Em muitos casos, elas emergem ainda mais fortes do que eram antes. Por isso, o Questionário de Resiliência é uma das 3 ferramentas online que podem mudar o que você pensa sobre gestão comportamental.

Além de gerar um relatório completo após as perguntas, a solução avalia, de 1 a 10, os 8 componentes da resiliência do colaborador: autoconfiança, otimismo, direção com propósito, adaptabilidade, criatividade, orientação para o desafio, controle emocional e a busca de apoio. Com os dados em mãos, você, gestor ou líder, conseguirá ver quais profissionais vão se manter firmes e juntos à empresa até mesmo em meio às transformações inevitáveis no mundo corporativo.

Dilemas de Gestão: você ou os seus gestores estão tomando as decisões certas?

As escolhas dos líderes impactam diretamente na maneira como seus liderados agem, influenciando, obviamente, nos resultados da empresa. Conseguir avaliar o potencial de julgamento gerencial desses gestores ou, até mesmo, de colaboradores que podem vir a assumir cargos de liderança um dia, é muito importante para que os RHs consigam acertar ainda mais nos processos de sucessão.

Através da ferramenta online Dilemas de Gestão, você recebe o relatório completo do perfil da liderança e pode avaliar os pontos que precisam ser trabalhados, assegurando, assim, uma gestão de pessoas competente e responsável e alinhar com os objetivos e metas da sua organização.

O DG gera dois relatórios. Um deles é o relatório de feedback, que tem o perfil comportamental do profissional, sua pontuação geral de julgamento gerencial; e, em cada competência avaliada, são apontadas as oportunidades de desenvolvimento ou pontos fortes. O segundo é o do gestor ou avaliador. Nele, contém todas as informações das pontuações do avaliado e objetiva ajudar o entrevistador ou o próprio líder a gerenciar melhor os seus liderados.

Gostou e quer conhecer ainda mais sobre essas ferramentas online que podem ajudá-lo a mudar e impulsionar os resultados da sua empresa? Siga as nossas redes sociais ou entre em contato com um de nossos especialistas!

Deixe seu comentário!