3 maus hábitos para deixar para trás no seu RH

Novas tecnologias, pandemia, home office, redução de pessoal, escassez de talentos qualificados. Esses são apenas alguns dos motivos que levaram grande parte das empresas a mudarem a maneira como pensavam durante o último ano. Em 2021, o foco é conseguir unir as soluções para todas essas questões e abandonar os maus hábitos que o RH trazia durante anos.

Agora, as organizações precisam planejar e implementar ativamente estratégias de RH que aumentem o engajamento dos funcionários e reduzam a rotatividade. Afinal, na realidade totalmente remota em que muitas vivem, é preciso reinventar grande parte dos processos para o mundo e trabalho à distância.

Por isso, criamos uma lista com 3 maus hábitos de RH que o seu negócio precisa deixar para trás se quer continuar colhendo resultados positivos mesmo em meio a uma crise! Confira:

1. Pensamento a curto prazo

Quando você está sob pressão para impulsionar seus resultados, é tentador se concentrar em reduzir os custos atuais e encontrar soluções rápidas e baratas para os problemas. Mas implementar soluções temporárias sem planejamento para o futuro não é sustentável e pode ser bastante perigoso para o seu negócio.

Deixe de lado pensar apenas no presente. Enquanto profissional de RH, você precisa analisar o todo e estar com a cabeça tanto no passado, quanto no presente e, principalmente, no futuro. Ao invés de apenas apagar incêndios, certifique-se de levar em conta as necessidades e objetivos de longo prazo.

Realize análises de gaps nos processos com frequência e tente estar sempre por dentro do que acontece na sua rotina no Recursos Humanos. Defina o escopo de uma nova tecnologia que pode ser usada para melhorar a eficiência e sucesso das contratações, por exemplo. Encontrar o equilíbrio entre agilidade de curto prazo e planejamento de longo prazo é a chave para ajudar sua organização a superar desafios e continuar evoluindo nesses tempos incertos.

2. Focar apenas no ambiente de trabalho

Existe todo um mundo fora da porta do escritório e os colaboradores da sua empresa querem fazer parte dele.

Hoje em dia, os funcionários desejam cada vez mais que as empresas para as quais trabalham lhes proporcionem um maior senso de propósito além do local de trabalho e façam uma diferença positiva na comunidade.

Crie um projeto social fortemente alinhado à cultura e valores da sua organização. Atividades como uma campanha de coleta de alimentos ou dias de voluntariado, por exemplo, podem ajudar seus talentos a sentirem uma conexão mais forte com a missão da sua empresa, aumentando o moral e o engajamento corporativo.

3. Pouca importância para diversidade e inclusão

Cada vez mais empresas estão reconhecendo a necessidade de locais de trabalho mais diversos – e a demanda por profissionais de diversidade e inclusão está aumentando, especialmente no nível corporativo.

Para que uma política de diversidade e inclusão seja bem-sucedida, o RH precisa gerenciar com eficácia a contratação, o recrutamento, as promoções internas, as avaliações de desempenho e a cultura da organização de uma forma que apoie, proteja e projete a diversidade.

Certifique-se de que seu compromisso com a diversidade e inclusão seja mais do que apenas falas, implementando programas e políticas que capacitem e incluam colaboradores, como:

  • Treinamento obrigatório sobre assédio, preconceito e discriminação no local de trabalho
  • Comunicação clara e oportunidades para o fornecimento de feedback honesto e anônimo
  • Controle de ponto flexível para feriados religiosos ou culturais que não são observados em toda a empresa

Um local de trabalho diversificado e inclusivo garante que colaboradores de todas as origens se sintam engajados e psicologicamente seguros. Quando todos se sentem à vontade para falar, compartilhar suas ideias e oferecer novas abordagens, isso cria um ambiente mais positivo, onde a colaboração e a inovação podem ser chaves de sucesso.

Mudar os maus hábitos de RH pode ser difícil, mas é necessário para criar uma cultura organizacional positiva, manter o moral, atrair talentos e reter funcionários. Ao se manter atualizado sobre as tendências de engajamento dos colaboradores e fazer mudanças estratégicas, seu departamento de RH pode levar sua organização a resultados mais positivos ainda e o principal: equipes felizes e produtivas!

Gostou do conteúdo? Siga o nosso perfil no Instagram e fique por dentro de mais materiais sobre Gestão de Pessoas, Inovação e Tecnologia. 

 

Deixe seu comentário!