5 soft skills de gestores para prestar atenção na hora de contratar

Realizar contratações assertivas contribui com o desenvolvimento da equipe e ainda pode evitar o desperdício de recursos financeiros. Quando a vaga a ser preenchida é para uma posição de gestão, estar atento às soft skills de gestores ajuda na hora de encontrar o candidato perfeito para o cargo.

Um bom líder pode contribuir para a conquista de resultados, trazer inovação nos processos, além de inspirar os colaboradores.

As soft skills são habilidades comportamentais que cada pessoa tem e que indicam a forma como ela interage com os outros e com as suas próprias emoções. Quando o profissional tem um nível de (auto)conhecimento, sabe quais suas fortalezas e, inclusive, pontos a melhorar, significa que ele possui, então, um discernimento do que são soft skills. Afinal, essas são características que já nasceram com ele e que, ao longo da vida, basta desenvolvê-las ainda mais.

Mas como essas competências podem impactar no dia a dia da empresa?

As competências técnicas, conhecidas como hard skills, são fundamentais para ocupar uma posição de liderança ou um cargo de gestão. Contudo, as habilidades utilizadas pelo líder para se relacionar com a equipe, conduzir as atividades ou, até mesmo, solucionar possíveis crises estão muito mais relacionadas ao seu perfil comportamental do que ao técnico, propriamente dito.

Por isso, o profissional de RH deve estar atento a essas características durante o processo de recrutamento.

 

Descubra as 5 soft skills de liderança para ficar de olho na hora de contratar:

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Problemas podem surgir a qualquer momento e é fundamental que as lideranças estejam preparadas para lidar com a situação. Manter a calma para conseguir analisar o cenário e perceber quais são as melhores alternativas é essencial para quem busca ocupar um cargo de gestão.

Os momentos de crise também exigem do líder uma tomada de decisão ágil e assertiva, buscando rapidamente minimizar os impactos para a empresa.

Conforme o relatório divulgado pelo World Economic Forum, um dos maiores órgãos de pesquisas sobre mercado, inovação e economia, a resolução de problemas aparece entre as top 10 soft skills mais valorizadas em 2021.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
O termo “inteligência emocional” foi difundido pelo psicólogo americano Daniel Goleman. O especialista definiu que essa soft skill é um conjunto de cinco habilidades: 

  • autoconsciência
  • autorregulação
  • motivação
  • empatia
  • habilidades sociais


A inteligência emocional é uma habilidade essencial não só para líderes, mas para qualquer posição. Estar ciente das próprias emoções e saber como lidar com o que sente, torna o profissional capaz de encarar as mais diversas situações.

Segundo uma pesquisa desenvolvida pelo PageGroup, a inteligência emocional ocupa do segundo lugar (33,8%) entre as habilidades comportamentais mais valorizadas por empresas da América Latina. Essa soft skill ficou atrás, apenas, do trabalho em equipe (47,5%).

Essa competência permite ao líder manter a calma para gerenciar crises, por exemplo. Mas, além de entender como manter o autocontrole, o gestor que tem uma inteligência emocional bem desenvolvida consegue fazer uma leitura dos sentimentos dos outros, o que facilita na hora de motivar ou até mesmo solucionar possíveis conflitos, construindo, assim, um ambiente mais saudável e produtivo.

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COMUNICAÇÃO
Comunicar de forma clara quais são os objetivos do time permite que os colaboradores entendam como os seus esforços poderão contribuir para o  crescimento da organização, gerando, assim, o engajamento e a sensação de participação nos resultados.

Outro ponto que deve ser observado no perfil de um líder é a capacidade de oferecer feedbacks que contribuam para o desenvolvimento dos profissionais da equipe. Porém, é necessário também que o gestor esteja aberto para ouvir o que os colaboradores têm a falar.

 

MENTORIA
A capacidade de ensinar é uma habilidade que deve ser levada em consideração na hora de buscar um profissional para ocupar um cargo de gestor. Muito além de delegar tarefas ou resolver problemas, um bom líder consegue perceber dificuldades dos profissionais que integram a equipe e oferecer formas para que eles possam aprender e desenvolver suas habilidades técnicas e comportamentais.

Por isso, o profissional que está concorrendo para a vaga de gestor, deve ter a habilidade de pensar no coletivo, buscando o sucesso da equipe e não apenas o próprio crescimento.

Reconhecer as fortalezas do próximo, saber motivar e incentivar a busca pelo crescimento, assim como reconhecer os esforços de outros profissionais revelam uma forte habilidade de mentoria do futuro gestor.

ÉTICA
Fundamental para qualquer posição dentro de uma empresa, a ética é uma competência que está ligada à conduta do trabalhador e diz como ele se comporta em relação aos valores individuais e sociais, ou seja, como lida com os colegas e normas, por exemplo.

O profissional que ocupa um cargo de liderança deve sempre fazer o que é certo, estar alinhado aos princípios da empresa e jamais prejudicar outras pessoas para conquistar aquilo que precisa.

A presença de um líder ético contribui para o desenvolvimento de um ambiente mais saudável, com menos conflitos e permite aos colaboradores o desenvolvimento profissional e emocional.


Agora, você já conhece as principais características de liderança para prestar atenção na hora de contratar gestores. Quer continuar acompanhando todos os conteúdos que compartilhamos aqui no blog? É super simples! Curta nossa página no Instagram e receba as novidades em primeira mão!

 

 

     

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